3 SÉRIE G "PATRIMÔNIO" 1º BIM EEJA 2023

 Preservação e Conservação do Patrimonio Material e Material

Tradições Culturais

Preservação e Conservação do Patrimônio Material e Material

Projeto  "Educando com música e cidadania" "FAMA"

Desde 2002, a Prefeitura da Estância de Atibaia desenvolve o Projeto “Educando com Música e Cidadania”. O que começou tímido nas escolas municipais, com pequenas fanfarras formadas pelos alunos, hoje é motivo de muito orgulho para toda a cidade.
O crescimento do projeto, que conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos da Fanfarra Municipal de Atibaia – APAFAMA, pode ser apreciado nas apresentações da Fanfarra Municipal, das Faminhas, da Big Band Jovem de Atibaia, grupo de violas, grupo de sopro e percussão, Fama Dance e Banda de percussão.

Conheça as Etapas do Nosso Projeto

O Projeto Educando com Música e Cidadania é um grande ciclo que leva cultura e iniciação musical aos bairros de Atibaia e qualifica cada vez mais os jovens talentos musicais da cidade. Confira abaixo quais são as etapas de nosso projeto.


Fanfarras Mirins

Nas escolas nos diversos bairros da cidade, a partir dos 7 anos, os estudantes que integram o Projeto “Educando com Música e Cidadania” iniciam com noções de música e a fazer parte das fanfarras mirins, desenvolvendo disciplina e interesse cultural.


Faminha

A partir dos 10 anos de idade , aqueles que continuam no projeto passam para a “FAMINHA”, em que tem maior número de aulas teóricas e práticas, iniciam contato com diversos instrumentos, na busca pela aptidão musical. O Projeto conta com aulas de coreografias através do Ballet Clássico e de Dança Contemporânea para os alunos interessados em compor a linha de frente das fanfarras.


Fama

Os músicos que se destacam na FAMINHA passam a integrar a FAMA – Fanfarra Municipal de Atibaia, um verdadeiro orgulho cultural da cidade. Na FAMA, conquistam títulos e chegam a promover o projeto, sendo destacados como monitores das aulas nas escolas municipais.


Outros Projetos

Além da FAMA, os músicos podem também fazer parte de outros grupos como a Big Band Jovem de Atibaia, Banda de Percussão, Fama Dance e Grupo de Sopros e Percussão, seguindo o concerto de apresentação e aprendizagem.

 

Desde 2002, a Prefeitura da Estância de Atibaia Como parte do Projeto Educando com Música e Cidadania, a FAMA - Fanfarra Municipal de Atibaia é um estimulo aos jovens da cidade a estudar música, pois oferece aos seus participantes incitação à cultura musical e ao civismo.

A FAMA foi fundada em dezembro de 1990 e atualmente conta com aproximadamente 120 integrantes.

Toda a estrutura da Fanfarra, bem como das fanfarras mirins das escolas municipais, é mantida pela Prefeitura da Estância de Atibaia através da Secretaria de Cultura e Eventos e conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos da Fanfarra Municipal de Atibaia.

Após a conquista de muitos títulos regionais, estaduais, interestaduais e nacionais, a Fanfarra de Atibaia, em 2005, consagrou-se Campeã Mundial pela WAMSB – World Association of Marching Show Bands. O título conquistado colocou a FAMA, e o Brasil, no hall das melhores bandas do mundo.

Em 2006, após a conquista de mais um Campeonato Brasileiro, a FAMA foi convidada para representar o Brasil no 13º Festival Internacional de Bandas e Fanfarras, na cidade de Milipilla no Chile. Essa foi a primeira viagem internacional da Fanfarra Municipal de Atibaia.

Já no ano de 2009, a FAMA foi convidada para participar do WMC – Word Music Contest, na cidade de Kerkrade, sul da Holanda. Os jovens músicos de Atibaia partiram rumo ao velho mundo e trouxeram uma medalha de ouro inédita para o Brasil, mantendo – se entre as 10 melhores bandas do mundo.

Em 2010, participou na Alemanha do Campeonato Mundial, ficando classificada em 3º lugar entre as três melhores bandas mundiais.

No ano de 2015, foi Campeã no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras em Recife – PE.
Para seus integrantes, fazer parte desta “familia” é poder sonhar com um futuro melhor e ter a certeza de alcança – lo.


Cursos Livres Gratuitos

Confira abaixo nossas opções de Cursos Livres, para maiores informações entre em contato pelo telefone: (11) 4411-1747 ou se dirija a Secretaria do Centro Cultural Reginaldo Angelo Ferreira de segunda a sexta-feira das 09h às 17h.

o Projeto “Educando com Música e Cidadania”. O que começou tímido nas escolas municipais, com pequenas fanfarras formadas pelos alunos, hoje é motivo de muito orgulho para toda a cidade.

O crescimento do projeto, que conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos da Fanfarra Municipal de Atibaia – APAFAMA, pode ser apreciado nas apresentações da Fanfarra Municipal, das Faminhas, da Big Band Jovem de Atibaia, grupo de violas, grupo de sopro e percussão, Fama Dance e Banda de percussão.











66 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Boa noite.
    Nelson V. Da Silva Junior

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  3. Boa noite pedro Gonçalves

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  4. Boa noite!
    Mayza de Oliveira Santos

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  5. Rafaela de Fátima Paschoal
    Boa noite

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  6. Eduardo de Souza
    Boa noite

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  7. Boa noite!
    Matheus Gonçalves Pereira

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  8. Preservação: série de ações cujo objetivo é garantir a integridade e a perenidade de algo; defesa, salvaguarda, conservação.
    Conservar: conjunto de medidas permanentes para impedir que se deteriorem com o tempo objetos de valor, como monumentos, livros, obras de arte
    Patrimônio material :O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
    Patrimonio imaterial:São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
    Jenifer Ane

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  9. Preservação: série de ações cujo objetivo é garantir a integridade e a perenidade de algo; defesa, salvaguarda, conservação.
    Conservar: conjunto de medidas permanentes para impedir que se deteriorem com o tempo objetos de valor, como monumentos, livros, obras de arte
    Patrimônio material :O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
    Patrimonio imaterial:São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

    Realizado por : *Aline Damsio*

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  10. Erick Henrique Oliveira Pereira14 de fevereiro de 2023 às 19:36

    boa noite

    PRESERVAÇÃO: ato ou efeito de preservar

    CONSERVAÇÃO: preservar contra dano, perder ou desperdício

    PATRIMÔNIO MATERIAL: bens físicoa importantes para a identidade do país, bens concretos
    ex: igreja, obras de arte museus, fotografias

    PATRIMÔNIO IMATERIAL: práticas e domínio da vida social que se manifestao em modo de fazer celebrações, plásticas, músicas ou líricas em lugares (mercados, feiras, santuário, que abrigam práticas culturais coletivas)

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  11. PRESERVAÇÃO: ATO OU EFEITO DE PRESERVA

    CONSERVAÇÃO: Ato de conservar; manutenção: conservação das tradições nacionais. Estado de uma pessoa ou coisa preservada de desgaste.

    PATRIMÔNIO MATERIAL: Quaisquer bens materiais ou morais, pertencentes a uma pessoa, instituição ou coletividade. Bens materiais de família; herança.

    PATRIMÔNIO IMATERIAL: Diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade ou comunidade que são acumulados ao longo de sua história e lhe conferem os traços de sua identidade em sociedades ou comunidades. Que não se constitui de matéria.
    Que não se consegue tocar; impalpável. Como o saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares

    Nome: Gustavo Ruan Souza Barreto

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  12. Rafaela de Fátima Paschoal
    PRESERVAÇÃO : Ato ou efeito de preservar

    CONSERVAÇÃO : Preservar contra dano, perda ou desperdício

    PATRIMÔNIO MATERIAL : Bens físicos importantes para a identidade do país, bens concretos ex: Igreja, obras de arte, museu, fotografia...

    PATRIMONIO IMATERIAL:
    práticas e domínios da vida social que se manifestão em modos de fazer: celebração; músicas ou lúdico; em lugares (mercado, feiras, santuários que abrigam práticas culturais coletivas)

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  13. Eduardo de Souza
    PRESERVAÇÃO : Ato ou efeito de preservar

    CONSERVAÇÃO : Preservar contra dano, perda ou desperdício

    PATRIMÔNIO MATERIAL : Bens físicos importantes para a identidade do país, bens concretos ex: Igreja, obras de arte, museu, fotografia...

    PATRIMONIO IMATERIAL:
    práticas e domínios da vida social que se manifestão em modos de fazer: celebração; músicas ou lúdico; em lugares (mercado, feiras, santuários que abrigam práticas culturais coletivas)

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  14. PRESERVAÇÃO:
    Ato ou efeito de preservar.
    CONSERVAÇÃO:
    Preservar contra dano ,perder ou desperdício.
    PATRIMÔNIO MATERIAL:
    Bens físicos importantes para a identidade do país, bens concretos. Ex: igreja, obras de arte, museu...
    PATRIMÔNIO IMATERIAL:
    Práticas e domínio da vida social que se manifesta em modos de fazer. Celebração, plásticas, musicais ou lúdicos em lugares. Ex:Mercados, feiras, santuários que abrigam práticas culturais coletivas.

    Aluna: Ana Beatriz

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  15. Maria Clara
    PRESERVAÇÃO : Ato ou efeito de preservar

    CONSERVAÇÃO : Preservar contra dano, perda ou desperdício

    PATRIMÔNIO MATERIAL : Bens físicos importantes para a identidade do país, bens concretos ex: Igreja, obras de arte, museu, fotografia...

    PATRIMONIO IMATERIAL:
    práticas e domínios da vida social que se manifestão em modos de fazer: celebração; músicas ou lúdico; em lugares (mercado, feiras, santuários que abrigam práticas culturais coletivas)

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  16. boa noite Gustavo Morales

    Preservação: ato ou efeito de preservar
    Conservação: preservar contra dano, perder ou desperdício
    Patrimônio Material: bens físicoa importantes para a identidade do país, bens concretos
    ex: igreja, obras de arte museus, fotografias
    Patrimônio Imaterial: práticas e domínio da vida social que se manifestao em modo de fazer celebrações, plásticas, músicas ou líricas em lugares (mercados, feiras, santuário, que abrigam práticas culturais coletivas)

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  17. Preservação: série de ações cujo objetivo é garantir a integridade e a perenidade de algo; defesa, salvaguarda, conservação.
    Conservar: conjunto de medidas permanentes para impedir que se deteriorem com o tempo objetos de valor, como monumentos, livros, obras de arte
    Patrimônio material :O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
    Patrimonio imaterial:São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
    Rhayan ribeiro

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  18. Nelson V da Silva Junior14 de fevereiro de 2023 às 19:48

    -PRESERVAÇÃO: Conservação de algo exatamente no seu estado original; ação de manter em ótimas condições: preservação do monumento.
    -CONSERVAÇÃO: Conservação de algo exatamente no seu estado original; ação de manter em ótimas condições: preservação do monumento.
    -PATRIMÔNIO MATERIAL: patrimônios materiais são considerados bens físicos importantes para a construção da identidade do país, formado por elementos materiais concretos, tais como obras de artes, igrejas, construções, esculturas, fotografia, cidades históricas, entre outros.
    -PATRIMÔNIO IMATERIAL:Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
    -Nelson Valdemar da Silva Junior.

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  19. Preservação: série de ações cujo objetivo é garantir a integridade e a perenidade de algo; defesa, salvaguarda, conservação.
    Conservar: conjunto de medidas permanentes para impedir que se deteriorem com o tempo objetos de valor, como monumentos, livros, obras de arte
    Patrimônio material :O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
    Patrimonio imaterial:São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
    Ana scaolco

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  20. Carlos Eduardo
    Boa noite
    Preservação: ato ou efeito de preservar.
    Conservação: preservar contra dano, perder ou desperdício.
    Patrimônio material: bens físicos importantes para a identidade do país, bens concretos. Ex: igreja, obras de arte ( monumentos, obras de arte ), museus, fotografia.
    Patrimônio imaterial: práticas e domínio da vida social que se manifestão em modos de fazer: celebrações, plásticas, músicais ou lúdicas em lugares ( mercados, feiras, santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

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  21. Pablo Eduardo
    Boa noite
    Preservação: ato ou efeito de preservar.
    Conservação: preservar contra dano, perder ou desperdício.
    Patrimônio material: bens físicos importantes para a identidade do país, bens concretos. Ex: igreja, obras de arte ( monumentos, obras de arte ), museus, fotografia.
    Patrimônio imaterial: práticas e domínio da vida social que se manifestão em modos de fazer: celebrações, plásticas, músicais ou lúdicas em lugares ( mercados, feiras, santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

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  22. 1. Política social/ romântica

    2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica

    3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica

    4. Interação entre culturas

    5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.

    6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat

    7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste

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  23. boa noite

    1- sobre política social/ romântica
    2- visão das pessoas, consciência coletiva e crítica
    3- liberdade de escrever/ consiencia social
    4- interação entre culturas
    5- respeitando a opinião do próximo
    6- ter um pré requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que disperte a vontade de conhecer outros estilos musicais
    7- depende do gênero musical que se trata

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  24. Matheus Gonçalves Pereira
    Boa noite
    Política social/ romântica

    2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica

    3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica

    4. Interação entre culturas

    5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.

    6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat

    7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste

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  25. Mayza De oliveira santos
    Boa noite
    Política social/ romântica

    2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica

    3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica

    4. Interação entre culturas

    5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.

    6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat

    7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste

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  26. Boa noite
    2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica

    3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica

    4. Interação entre culturas

    5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.

    6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat

    7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste

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  27. Boa noite - Luiz Fernando

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  28. Boa noite!
    Aline Damasio
    Momento 1. Função da música
    1-Sobre política social.
    2-Visão das pessoas, consciência social crítica.
    3-Liberdade de escrever, consciência social crítica.
    4-Intereração entre culturas.
    5-Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.
    6-Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat.
    7-Tento procurar algo na música que eu goste.

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  29. Boa noite!
    Pedro Gonçalves
    Momento 1. Função da música
    1-Sobre política social.

    2-Visão das pessoas, consciência social crítica.

    3-Liberdade de escrever, consciência social crítica.

    4-Intereração entre culturas.

    5-Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo

    6-Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat.

    7-Tento procurar algo na música que eu goste.

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  30. Boa noite
    2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica

    3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica

    4. Interação entre culturas

    5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.

    6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat

    7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste

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  31. Estrofe 1-Música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica sentir, escutar, olhar, cheirar, tudo ao redor

    Estrofe 2- sentimos um clima de maior interação sentimental e física, com relação a natureza a sua volta

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  32. Momento 3 Análise critica
    Música "A Fazenda"
    1. Estrofe 1
    Música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônico, sentir, escutar, olha cheira, a natureza, tudo ao redor

    2. Estrofe 2 - sentimos um clima de maior interação sentimental, e física com relação a natureza a sua volta

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  33. Momento 3 Análise critica
    Música "A Fazenda"
    1. Estrofe 1
    Música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônico, sentir, escutar, olha cheira, a natureza, tudo ao redor

    2. Estrofe 2 - sentimos um clima de maior interação sentimental, e física com relação a natureza a sua volta
    Aluno - ( Eduardo de Souza)

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  34. O Iphan desenvolve ações de preservação de documentos originais e digitalização do Arquivo Central, para permitir o acesso, por meio da internet, às informações referentes ao patrimônio cultural brasileiro.



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  35. ATIVIDADE 2 :

    IPHAN : Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

    Preservação de Acervos - IPHAN

    A iniciativa possibilita acesso às informações existentes nos arquivos do Iphan por meio da Rede de Arquivos Iphan, além do tratamento

    Cnart)

    Os negociantes de obras de arte e antiguidades têm obrigação legal de comunicar à Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf), independentemente

    O patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.

    Eduardo de souza cruz

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  36. IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional. Preservação de acervos cadastro nacional Negociantes de obra de arte e antiguidades. Dicionário do IPHAN de patrimônio cultural.

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  37. Pablo Eduardo
    Atividade 2

    1-Artigo na “Revista BBM” destaca as ações necessárias para a manutenção desses bens culturais em face das mudanças tecnológicas e dos ataques ...

    2-Participe online e compre sua obra de arte. Dê seu lance online, cadastre-se agora mesmo. São diversas obras de arte entre quadros e esculturas. Cadastre-se agora para dar lances. Catálogo Online. Leilão Online. Exposição Aberta. Comodidades: Leilão Online, presencial, compre sem sair de casa!

    3-O Dicionário é uma obra de caráter coletivo, desenvolvida pela Coordenação-Geral de Documentação e Pesquisa do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, e também um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan (PEP/MP).

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  38. Comente abaixo sobre os assuntos vistos acima

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  39. IPHAN : Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
    Preservação de Acervos - IPHAN
    A iniciativa possibilita acesso às informações existentes nos arquivos do Iphan por meio da Rede de Arquivos Iphan, além do tratamento
    Cnart)
    Os negociantes de obras de arte e antiguidades têm obrigação legal de comunicar à Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf), independentemente
    O patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.
    Aluno: Matheus Gonçalves Pereira

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  40. Boa noite!
    Pedro Gonçalves
    Atividade II
    Iphan- Leitura sobre assuntos abaixo.

    Preservação de acervos:
    Preservar o acervo é uma forma de garantir a continuidade cultural e o elo entre o passado e o presente, permitindo-nos conhecer a nossa cultura e manter as nossas especificidades diante do mundo.

    Negociantes de obras de arte e antiguidades:

    O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros.

    Dicionário do Iphan de patrimônio cultural:

    O Dicionário é uma obra de caráter coletivo, desenvolvida pela Coordenação-Geral de Documentação e Pesquisa do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, e também um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan (PEP/MP).

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  41. Boa noite!
    Aline Damasio
    Atividade II
    Iphan- Leitura sobre assuntos abaixo.

    Preservação de acervos:
    Preservar o acervo é uma forma de garantir a continuidade cultural e o elo entre o passado e o presente, permitindo-nos conhecer a nossa cultura e manter as nossas especificidades diante do mundo.

    Negociantes de obras de arte e antiguidades:

    O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros.

    Dicionário do Iphan de patrimônio cultural:

    O Dicionário é uma obra de caráter coletivo, desenvolvida pela Coordenação-Geral de Documentação e Pesquisa do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, e também um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan (PEP/MP).

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  42. Atividade 2

    1. O que é: IPHAN é a sigla para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, uma autarquia federal brasileira criada em 1937 com o objetivo de preservar e promover o patrimônio cultural brasileiro.

    O IPHAN é responsável pela proteção, preservação e promoção do patrimônio cultural brasileiro, incluindo bens culturais materiais e imateriais, como edifícios históricos, sítios arqueológicos, paisagens culturais, festas, danças, músicas, artes e ofícios tradicionais, entre outros.
    ////////////////

    2. A preservação de acervos culturais é uma importante atividade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e de outras instituições responsáveis ​​pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. Uma das ferramentas utilizadas para esse fim é o Cadastro Nacional de Acervos, que tem como objetivo identificar e cadastrar os acervos culturais existentes no país, bem como promover sua preservação e difusão.

    O Cadastro Nacional de Acervos é uma base de dados online que reúne informações sobre os acervos culturais cadastrados, como museus, bibliotecas, arquivos, centros de documentos, coleções particulares, entre outros. O cadastro é realizado por meio de um sistema eletrônico disponibilizado pelo IPHAN, onde os responsáveis ​​pelos acervos podem registrar informações sobre suas coleções, como dados técnicos, históricos e culturais, além de fotografias e documentos
    ///////////////
    3. Negociantes de obras de arte e antiguidades são profissionais que se dedicam à compra e venda de peças de arte, antiguidades e objetos raros. Eles geralmente possuem conhecimentos especializados sobre a história da arte e certificação de diferentes tipos de objetos, além de terem uma rede de contatos que lhes permite encontrar e adquirir peças de valor.
    ////////////////////
    4. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é uma instituição responsável pela preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro. Abaixo, estão alguns termos que fazem parte do dicionário do IPHAN sobre patrimônio cultural:

    Patrimônio Cultural: conjunto de bens materiais e imateriais que representam a identidade e a memória de uma comunidade.

    Bens Culturais: são aqueles bens que possuem valor cultural, histórico, arqueológico, artístico, paisagístico ou científico.

    Bens Materiais: são aqueles que possuem uma forma física, tangível, como monumentos, sítios arqueológicos, objetos e documentos.

    Bens Imateriais: são aqueles que não possuem uma forma física, mas que são importantes para a cultura de um povo, como dan.

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  43. Pedro Gonçalves chagas

    Pg26: movimento-4
    Composição musical
    Atividade: complete a frase
    Da letra da música
    “A fazenda” do professor
    Luiz Ramos.

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  44. Aline Damásio

    Pg26: movimento-4
    Composição musical
    Atividade: complete a frase
    Da letra da música
    “A fazenda” do professor
    Luiz Ramos.

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  45. gustavo morales bernardes

    Pg26: movimento-4
    Composição musical
    Atividade: complete a frase
    Da letra da música
    “A fazenda” do professor
    Luiz Ramos.

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  46. Na sacada eu saquei, no flow
    Um beija flor voou, quem viu, no mar
    Ao trovejar, me travei, a onde morreu,
    Um girassol nasceu, sentir me pesado num museu

    Busquemos então, da grande tensão um momento marcante
    A chuva começa, eu sofro a beça nessa ilusão
    Faremos a festa, tomaremos a taça e a luz se apaga
    E é só sentimento, nesse mar de momento

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  47. Pedro Gonçalves

    Pg26: movimento-4
    Composição musical
    Atividade: complete a frase
    Da letra da música
    “A fazenda” do professor
    Luiz Ramos.

    Na sacada eu saquei, __na escada
    Um beija flor voou, quem viu,__sumiu
    Ao trovejar, me travei,_ao me assustar invoquei
    Um girassol nasceu, __o chão estremeceu

    Busquemos então, da grande tensão__flores e ventos
    A chuva começa, eu sofro a beça__vem o meu tormento
    Faremos a festa, tomaremos a taça __tomando garrafas
    E é só sentimento,__no belo momento

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  48. Gustavo Ruan
    PAG. 26: Momento - 4 Composição Musical
    Atividade: Complete a frase da letra da música.
    "A Fazenda" do professor
    Luiz Ramos.

    Na sacada eu saquei, você chora
    Um beija flor voou, quem viu, o colorido no ar
    Ao trovejar me travei, não deu pra falar
    Um girassol nasceu sentir, o vento a me soprar

    Busquemos então, da grande tensão uma vida sem sofrimento
    A chuva começa, eu sofro abeça. nas águas do seu amor me afogar
    Faremos a festa tomamos a taça, até o sol nos acordar
    E é só sentimento, dois corações sedentos.

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  49. Pedro Gonçalves chagas

    1-O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é uma autarquia federal do Governo do Brasil, criada em 1937, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país.

    2-Ele atua na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico no Brasil.

    3-proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras

    4-conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos.

    5-Art. 2º O IPHAN tem como missão promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro visando fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do País.

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  50. Aline Damásio

    1-O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é uma autarquia federal do Governo do Brasil, criada em 1937, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país.

    2-Ele atua na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico no Brasil.

    3-proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras

    4-conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos.

    5-Art. 2º O IPHAN tem como missão promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro visando fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do País.

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  51. Ruan Guerreiro De Sousa

    1) O que significa IPHAN?
    O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é uma autarquia federal do Governo do Brasil, criada em 1937, vinculada ao Ministério da Cultura, criada para preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial do país.

    2)Aonde ele atua?
    Ele atua na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico no Brasil. O órgão é responsável por pedidos de registro, que são encaminhados por representantes da sociedade civil, instituições públicas ligadas aos poderes públicos de estados, municípios ou da União.

    3) O que ele defende?
    O Iphan protege e promove os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

    4) Quais os bens protegidos?
    Sob a tutela do Iphan, os bens tombados se subdividem em bens móveis e imóveis, entre os quais estão conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos.

    5) Qual a competência do Iphan?
    Art. 2º O IPHAN tem como missão promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro visando fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do País.

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  52. 1)O que Significa Ipham?
    - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
    2)Onde ele atua?
    - Ele atua na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico no Brasil. O órgão é responsável por pedidos de registro, que são encaminhados por representantes da sociedade civil, instituições públicas ligadas aos poderes públicos de estados, municípios ou da União.
    3)o que ele defende?
    - Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
    4)quais os bens protegidos?
    - Sob a tutela do Iphan, os bens tombados se subdividem em bens móveis e imóveis, entre os quais estão conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos.
    5) qual a competência do IPHAN?
    - O IPHAN tem como missão promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro visando fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do País.

    Nelson Valdemar da Silva Junior.

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  53. Semana 2

    1. o que é IPHAN - R: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
    2. Onde ele atua? atua na preservação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro em todas as suas dimensões: arqueológica, arquitetônica, urbanística, paisagística, histórica, etnográfica, documental, bibliográfica, museológica, artística e cultural.

    3. O que ele defende? O IPHAN defende a preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro, buscando garantir sua permanência e acesso para as gerações

    4.quais os bens protegidos? Bens Culturais Imóveis: São os monumentos, prédios, casas, sítios arqueológicos e outros bens que têm valor histórico, artístico, paisagístico ou científico. Entre eles, estão o Centro Histórico de Salvador, o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto e o Parque Nacional da Serra da Capivara.

    Bens Culturais Móveis: São as obras de arte, objetos, mobiliário, peças de museu e outros bens que possuem valor cultural e histórico. Entre eles, estão a coroa e o cetro do imperador Dom Pedro II, a Bíblia de Gutenberg e a coleção de azulejos portugueses do século XVIII da Casa Rui Barbosa.

    Bens Culturais Arqueológicos: São os vestígios e sítios arqueológicos, como os sambaquis, os petróglifos e as inscrições rupestres, que possuem valor histórico e científico. Entre eles, estão a Lapa do Santo, em Minas Gerais, e o Sítio do Descobrimento, em Porto Seguro.

    Bens Culturais Intangíveis: São as expressões culturais, como as manifestações populares, as tradições orais, as danças, as músicas, os rituais religiosos e outras práticas que fazem parte do patrimônio cultural imaterial do país. Entre eles, estão o frevo, o bumba-meu-boi e o círio de Nazaré.

    5. Qual a competência do IPHAN? inventariar, identificar, proteger, conservar e promover o patrimônio cultural brasileiro, incluindo bens materiais e imateriais, sítios arqueológicos, paisagens culturais e conjuntos urbanos e arquitetônicos;

    Fiscalizar e autorizar intervenções em bens culturais tombados ou registrados;

    Fomentar ações de educação patrimonial e conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural;

    Realizar estudos e pesquisas sobre o patrimônio cultural brasileiro;

    Propor políticas públicas de preservação e preservação do patrimônio cultural;

    Participar de atividades de cooperação internacional para a promoção e proteção do patrimônio cultural;

    Emitir pareceres técnicos sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro para diversos órgãos governamentais e da sociedade civil;

    Promover ações de preservação do patrimônio cultural imaterial, como o registro de bens culturais, a realização de inventários e a promoção de programas de valorização das tradições e expressões culturais.

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  54. João Victor Costa Hidalgo

    A função da Música “Planeta”

    1-Musica

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  55. Fórmula questões para o maestro ibrain da banda/ fanfarra " fama".

    1. De onde vem as inspirações para criar música para banda da fama?

    2. Quais são os instrumentos musicais que compõem a fanfarra "Fama"? Como é o processo de seleção e treinamento dos membros da equipe?

    3.Quais são as performances mais memoráveis ​​da fanfarra "Fama"? Em que eventos ela já se apresentou e quais prêmios já receberam?

    4. Como é o relacionamento da fanfarra "Fama" com a comunidade local? Ela se envolve em projetos sociais ou educacionais?

    5. Quais são os planos futuros da fanfarra "Fama"? Há novas apresentações ou projetos em andamento? A equipe planeja expandir sua presença em outras regiões ou países?

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  56. Luiz Fernando e Antônio Henrique
    FORMULAR QUESTÕES PARA O MAESTRO IBRAIN DA BANDA / FANFARRA "FAMA".

    1• Há quanto tempo você possui uma paixão pela música e pelo seu instrumento preferido?

    2• Na sua opinião, qual o instrumento ou técnica vocal mais difícil de tocar/aprender e por que?

    3• O que você considera ser a chave para o sucesso do aprendizado?

    4• Qual o segredo para ser um maestro com um fã clube de alunos?

    5• Você tem inspirações específicas para a sua produção?

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  57. Formular questões para o maestro ibrain da banda/fanfarra “Fama”.
    Aline Damásio
    Bianca Silva
    Maria Clara
    Pedro Gonçalves

    1- O projeto “educando com música e cidadania”, abraça outros projetos sociais ou é um projeto fechado?

    2- Como são as experiências e como é levantado a questão da renda para as viagens?

    3- Quando vc pensou em criar o projeto imaginava que daria esse sucesso e toda repercussão que deu? E quais eram suas expectativas?

    4- Qual foi a maior dificuldade que o projeto enfrentou? E na pandemia como o projeto funcionou e como o projeto retornou?

    5- Sabemos que ganhar o ouro é um sonho pra qualquer um e acho que não foi diferente pros alunos, mas poderia falar mais sobre o que eles sentiram?

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  58. Momento 3 - Análise das músicas
    " PASSARO IDA E VOLTA" (Luiz Ramos) o que eu entendi foi, sobre a guerra contra a liberdade do homem com a natureza, e do homem contra os homens pessoas querendo tira a liberdade de quem quer viver

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  59. Melyssa
    Ana Beatriz
    Ryan Augusto
    Vitor Hugo

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  60. Melyssa Teixeira
    Pedro Gonçalves
    Bianca Silva
    Ana Beatriz
    Maria Clara

    A história da escola José Alvim se resume em um ato de coragem apesar da grandiosidade do objetivo. Em 1903 as obras dos grupos escolares foram iniciados em 17/06/1905, colocando Atibaia como uma das cidades pioneiras com o estudo público obrigatório.
    Sim, a escola fisicamente, é sim um patrimônio escolar, carteiras, cadeiras fazem parte do patrimônio escolar.
    Um patrimônio tombado é um patrimônio protegido pela administração federal, o ato do tombamento acontecem quando a conservação do tal é de interesse público, com isso a Escola José Alvim se encaixa, pois é de interesse público a conservação do imóvel.

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