3a série H 1º SEM EEJA 2023

Situação de aprendizagem 4 (página 24) SA4

EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas Análise e compreensão dos discursos produzidos por sujeitos e instituições em diferentes gêneros e campos de atuação. 

MOMENTO 1 -A FUNÇÃO DA MÚSICA

Tema: visões de mundo e consciência social, respeito a crítica  e ao posicionamento  do próximo.  

Nesse aquecimento, iniciaremos com a  linguagem  musical e outras linguagens. Temos duas obras do professor Luiz Ramos onde fazemos a  comparação de aspectos da vivencia do compositor em cada obra,  de um lado a visão política social crítica,  vivida e representada, na música "Você é a pessoa",. A outra obra, mostra a realidade  individual do momento do cotidiano vivido, música "Fazenda". O objetivo é através desses estudos é ter subsídios para responder as questões  a partir da página 24 do livro "currículo em ação", e  encaminhar conteúdos, como projeto futuro a confecção de um "video- clip" de uma música a ser escolhida do CD "Angelical", de autoria do professor. 

"Você é a pessoa" (política/crítica social) 

por Luiz Ramos                                         

I                                                                                                                                         

Você é a pessoa que pode fazer a guerra parar,

Mendigos, loucos, tortos soltos, no seu lugar,

Você é a pessoa que sabe fazer o que não sabe falar,

Chicote forte, uma marca, sempre a de ficar.

II

E essa outra pessoa...aí parada

Encostada...em um poste de luz,

lendo jornal, e o sangue corre de um lado pra outro,

E sua mão te conduz para o inferno

III

Alienado, alienação, coração condecorado

E a canção, doce canção, de algum lado...

 da estação...de trem.

MOMENTO 1 - EXEMPLO 2   "Planeta" (política social) 

Já comprei passagem pra sair, desse planeta (refrão)

II

Sonhos alucinantes, átomos acontecendo

esquina dos mutantes, nave me conhecendo

Amigos dos velhos bares, vocês agora estão...alienados 

Amigos com a injeção, do agora vocês ficaram...alucinados

III

O andar calmo do astronauta em sua nave

Viajar tranquilo, ao infinito, sua jornada, sua jornada

(Refrão)


Estudante, para esta situação de aprendizagem, traga seus gostos musicais e suas vivências nesse campo,para as conversas e práticas que serão trabalhadas. Para iniciar essa conversa, reflita e converse com seus colegas e professor sobre os questionamentos a seguir: 

1. Para você, qual a função da música?

 2. O que você entende por visões de mundo e consciência social? 

3. O que leva um compositor a escrever uma música sobre um tema político ou social? 

4. Como você percebe o uso da língua estrangeira em composições brasileiras? 

. Como você lida com os gêneros musicais que você tem menos contato?

 6. O fato de você gostar de determinado gênero musical, limita ou aguça sua vontade de conhecer outros estilos musicais? Justifique. 

7. Como você lida ao ser apresentado a outros gêneros musicais?

MOMENTO 2 - A MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO

 Estudante, agora você irá analisar a segunda música  que trazem reflexão sobre a construção da forma musical, relacionando com um "romance minimalista" romance. Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: Como posicionar-se criticamente respeitando a opinião do outro, aqui no com visão de como o professor compõe suas musicas? O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de violão e voz, na sala de aula e com gravação de conjunto no CD "Angelical".

"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

I

Na sacada , eu saquei, o seu olhar

Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar

Ao trovejar, me travei, ao te chocar,

Um girassol nasceu , sentir perfume exalar

II

Busquemos então da grande tensão, um novo momento

A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,

Tomaremos a taça até o sol, se deitar, 

E é so sentimento na chuva, e no vento 


Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)

por Luiz Ramos

I

Eu, olhava sempre,

 para aquele mar

para as ondas, que se formavam,

 e eu voltava a relembrar

II

A cada momento, 

um momento a mais,

 e você eu sentia e sonhava e não podia mais... 

parar, de pensar, em você, (ou ou)

II

Um barco, no horizonte,

 um sonho na areia

tudo, como antes

 e eu, no meu lugar

  

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES

a 1-analisar e fazer as anotações necessárias da música "você é a pessoa", do professor Luiz Ramos, citando o que entendeu da letra .

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:

a 2 - análisar a música "Planeta" do professor Luiz Ramos,fazendo as anotações necessárias em "comentários", escrevendo porque a letra fala de política social.

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:

b 1 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda", do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:

Estrofe 1:

Estrofe 2:

b 2 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL

Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas

 continuando as frases de cada estrofe na Música "a fazenda",

4=a mudando os finais de frase:

"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

I

Na sacada , eu saquei, ...................

Um beija flor voou, .......................

Ao trovejar, me travei,....................

Um girassol nasceu , s.....................

II

Busquemos então da grande tensão, .........................

A chuva começa, eu sofro a beça, .............................

Tomaremos a taça até o sol, ........................... 

E é so sentimento na chuva, ........................... 

Continuar e completar as frases com as musicas expostas na sala de aula. Musicas "Planeta" e "Mar areia e eu"; Escreva no blog seu texto de completar as frases.

4-b A partir de sua vivencia musical, procure escrever duas estrofes, de sua autoria, onde você retrate o seu cotidiano, com temas políticos sociais ou românticos, vividos no cotidiano.

Estrofe1:

Estrofe2:

Estrofe 3: (ou refrão) 

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 1)

Música 'PÁSSARO IDA E VOLTA" ( Política/social) por Luiz Ramos

Escreva no "comentário" abaixo, ou com postagem no gmail:  artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada:   

Música : 'PÁSSARO IDA E VOLTA"           I

Eu não sei como entoou seu canto agora,

passarinho eu vou te buscar lá fora,

você teme uma vitória da miragem

sabe lá se o homem vai se aqniquilar, 

espero que a guerra esteja só de passagem , 

pra que você possa então voar, então voar 

         II

Voando, andando, com meu pensamento

sua força de brilho me faz, chegar até você,

e ver de perto o seu caminho

Saindo do ceu para a terra, 

voando de um ponto pra esfera

 sua forma volta a se apresentar, 

brilhando na atmosfera

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 1)

Vamos tentar exercitar uma composição musical,

 continuando as frases de cada estrofe na Música " PÁSSARO IDA E VOLTA"

 mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 2)

Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos

Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada: 

CARONEIRO       

         I                     

Sentado na beira da estrada, a procura de carona  que me possa levar,

a um destino, onde não haja santo ou demônio, loucos pra me atormentar,

Viajo com a viola empunhada na vontade triste de ver um carro parar,

e descer dele a figura sonhada, que a tanto tempo, esperava encontrar, dizendo,

         II (refrão)

Caroneiro vai, caroneiro vem, você é da estrada e seu amor também, (bis)

        III

Sentado dentro do seu carro, sentindo sua estrela a me desejar, 

seus olhos passeiam na minha força de expressão, de dizer e não querer falar,

viajo através do vidro, através da manta, que te cobre como o sol, 

sua luz me põe a ver o dia, chegando na claridade do seu farol ,e eu me lembro:

(refrão) 

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 2)

Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas

 continuando as frases de cada estrofe na Música " CARONEIRO"

4=a mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 3)

Música "ANGELICAL" por Luiz Ramos

Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail:  artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada:   

ANGELICAL 

                I

Angelical, palavra perdida na areia, formato de pés nos meus olhos,

Umbilical, desejo de busca incendeia, brilhar miragens nos copos

                II

Sonhos, delírios, corpos sem mentes, sementes do mar,

lambe onda, me leva pra longe, toda vontade. de voltar


MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 3)

Vamos tentar exercitar uma composição ,

 continuando as frases de cada estrofe na Música " ANGELICAL"

 mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 4)

Música " OLHOS COBERTOS DE PAZ" por Luiz Ramos

Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no g mail:  artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada: 

OLHOS COBERTOS DE PAZ

        I

Quando seus olhos cobertos de paz, mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,

Sua mão correrá na busca do espaço, e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem,

Seu   coração baterá muito forte, não sei se vou, poder andar,

e o seu mundo será muito lindo, pra mim nele querer entrar,

      II

E a sensibilidade. nos pegará de repente, 

e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,

e o ar existirá, ser vivente,

e os corpos renascerão, 

alucinados prazeres

 

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 4)

Vamos tentar exercitar uma composição musical, 

 continuando as frases de cada estrofe na Música " OLHOS COBERTO DE PAZ"

 mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA  

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 5 )

Nesse estudo, você tentará escrever duas estrofes, com quatro frases, e com rimas no final de cada frase, que poderão ser duas a duas, intercaladas, ou interpolares. Todas as frases deverão, nesse exercício, as frases devem ter terem a mesma métrica rítmica. E quem puder ajudar trabalhar duas melodias diferentes. Por exemplo: as musicas "Caroneiro" e "Angelical", existem 22 acentos silábicos

Vamos tentar?

I

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

II

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

Quando os seus olhos cobertos de paz

por Luiz Ramos

  I

Quando os seus olhos cobertos de paz,

mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,

sua mão correrá na busca do espaço,

e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem

II

meu coração baterá muito forte,

 não sei se vou. poder andar ,

e o seu mundo será muito lindo,

 pra mim nele, querer entrar

III

e a sensibilidade, nos pegará de repente,

e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,

e o ar existirá, ser vivente,

e os corpos renascerão,  alucinados prazeres.


Responda as questões abaixo baseado na letra musical acima

1) O que representa essa musica para você?

2) escreva as rimas existentes nessa letra

3) Quantas estrofes e quantas frases é composta essa música?

4) Explique porque essa música é romântica 


2º BIMESTRE

SA 3 M1 M2 Democracia na arte

https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/

2 Bimestre - 

pg 34 ROBÓTICA NA ARTE

grupo 1

https://www.correiobraziliense.com.br/tecnologia/2020/10/4883093-robos-aprendem-a-pintar-quadro-por-meio-de-inteligencia-artificial.html

grupo 2

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/robo-pinta-sozinho-quadros-em-estilo-tradicional-chines-29062022#/foto/1

grupo 3

https://www.hypeness.com.br/2018/09/conheca-o-scribit-o-robo-grafiteiro-que-faz-desenhos-e-decora-paredes/

Ética - Como você entende essa questão de valorização de uma obra feita pela máquina e a feita pelo artista?

 Criatividade - Até que ponto você considera que a máquina cria por si própria e até que ponto essa criatividade vem do programador? Qual o papel do artista na questão da criatividade da máquina? É necessária vivência prática no campo da arte para o diagramador programar a máquina? 

Papel do profissional - Como você entende essa ‘substituição’ do artista pelo programador?

 Materialidade - Além das questões de valorização da obra e do artista e pensando na questão do consumo de materiais, como você entende o uso dos materiais pelas máquinas?

 Legitimação da obra - Como você entende a legitimação da obra, quem assina a obra, o robô ou o programador? Por ser máquina, quem está envolvido em sua construção também recebe por cada obra produzida? Quem deve assinar a obra, máquina ou programador?

SA 3  M5 PG 36

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/04/3s%C3%A9rie-Estudante-1sem.pdf

Arte e tecnologia -Expresso futuro com Ronaldo Lemos

https://www.youtube.com/watch?v=HwL3C_x38tQ

assistir ao vídeo, discutir  e responder em "comentários" aqui do blog durante a aula (grupo de 3 alunos)

1)- de 0,0 a 1106 - explicar as tecnológica no Museu - interação com o Público e  recursos digitais a esse público

2) de 1100 a 1830 - Quais os profissionais expostos no vídeo que atendem essa demanda tecnológica?

3) de 18;30 ao final - A arte  e seus profissionais (tradicionais) se benificía ou não  com essa evolução tecnológica? Explique a sua opinião

SA 4 - momento 3  (página 37)

link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor, ou de alguma música que preferir.

https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe

     

     



     










     





83 comentários:

  1. boa noite
    Kely Cardoso de Souza Oliveira

    ResponderExcluir
  2. BooA Noite Kauan Do Prado Pinheiro

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Peterson Nogueira

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite!
    Marcela Eduarda Pedroso Cavalcante

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    João Pedro da Silva Santos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Maria Eduarda Nogueira Romano

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Naor Muckemberg Neto

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    Emily Maria Magro Da Rocha

    ResponderExcluir
  9. boa noite
    Gabrielle Nascimento Bueno

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!
    Gabrielle oliveira santos

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Vinicius Augusto Gomes Silva

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!
    Laelia Oliveira Bitencourt Ribeiro

    ResponderExcluir
  13. Vitória Vicente

    boa noite!

    ResponderExcluir
  14. boa noite
    Kathleen Menezes

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Flavia Pontes Martins

    ResponderExcluir
  16. Boa noite meu Nome gabriel

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!
    Maria Fernanda Lopes Ferreira

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Resposta
      1- Acalmar, entreter, passar uma ideia e/ou expressar opiniões
      2- interpretação daquilo. Você saber suas obrigações e comportamentos dentro de uma sociedade
      3- criticar, expor uma opinião, expressar algum ocorrido
      4- de modo como eles misturam as dias línguas
      5- respeito
      6- não, ouço outros ritmos mesmo não tendo uma afinidade mais abrangente
      7- estou aberta pra diversos gêneros

      Excluir
  19. Boa noite
    Giovana Assunção

    ResponderExcluir
  20. 1 entreter a população e promover reflexão em alguns casos
    2 que é necessário enxergar o mundo de várias formas diferentes para perceber a realidade alheia
    3 sua própria consciência social e vontade de promover reflexão
    4 tentar promover descontração e humor
    5 consciente da sua importância
    6 aguça a vontade porque não tenho limitações quanto a isso
    7 vou buscar mais músicas do mesmo gênero

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!
    Fátima Aparecida de Oliveira

    ResponderExcluir
  22. Naor Muckemberg Neto
    1- Uma forma de escutar a expressão e revolta do artista e uma forma de ocupar a mente e relaxar

    2- Um jeito de enxergar a realidade

    3- Uma critica ou elogio do que ele ve e vivencia

    4- Uma maneira de abranger varias culturas e artes

    5-Busco tentar entender a visao do artista e nao julgar a musica

    6-Podemos dizer q eu entro em uma bolha

    7-busco nao julgar

    ResponderExcluir
  23. Vinicius Augusto Gomes Silva
    1. Conscientizar os ouvintes dos poderes das pessoas
    2. Formas de entender a realidade e sobre consciência é a forma de como utilizamos nossas visões
    3.criar um movimento para que aja uma mudança
    4. Abranger a vivência e a interação do mundo todo
    5. Não muito bem pois demoro a gostar de um gênero musical novo
    6. Depende do meu conhecimento prévio do mesmo
    7. Busco músicos que me identifico ou que suas músicas me trazem um sentimento bom

    ResponderExcluir
  24. Boa noite,

    Gabrielle Bueno

    Resposta:

    1.fazer com que as pessoas talvez entendam melhor o que se passa na cabeça do cantor, qual opinião dela sobre tal assunto

    2.ver como as pessoas se comportam "eticamente" perante alguns assuntos ou opiniões de algo que entra em discussão hoje em dia

    3.a indignação dele sobre como funciona o sistema

    4.é uma forma de fazer com que as duas línguas se liguem (interação das culturas e comparação da mesma)

    5.aprendo a escuta-los

    6.sim, saber mais é sempre bom

    7.sempre respeito o gosto dos outros

    ResponderExcluir
  25. 1) passar sentimentos e ideias através de um som.

    2) visão de mundo: é quando você olha para o mundo ao seu redor e não fica somente no seu "mundinho".

    3) a revolta das pessoas em relação à temas políticos e sociais.

    4) visões e ideias diferentes.

    5) não escuto.

    6) aguça a vontade de conhecer outros gêneros, pois transmitem outras ideias.

    7) eu escuto e respeito.

    Vitória Vicente 3h

    Kathleen Menezes 3h

    ResponderExcluir
  26. Boa noite
    Giovana assunção

    resposta:
    1- mostrar que as pessoas podem fazer mais do que dizem e fazer mais pelo mundo com sua condição boa.

    2- cada um tem uma visão de mundo dependendo de sua classe social e se colocar na condição do próximo é consciência social.

    3- é um meio de expressar sua opinião politica e demonstrar sua revolta com o governo atual.

    4- ideias diferentes, uma escrita diferentes e a mudança de cultura.

    5- procuro não escutar.

    6- nem sempre, gosto de conhecer outros gêneros, mas prefiro ficar no conforto dos quais já conheço.

    7- escuto mas nem sempre gosto.

    ResponderExcluir
  27. estrofe 1
    com relação a sensibilização; o olhar, o som (escutar, sentir, cheirar, um casal interagindo com a natureza minimalista com o que está acontecendo .

    estrofe 2
    enfocado no tempo em que eles (o casal) passam juntos, e com continuação da interação com a natureza.

    ResponderExcluir
  28. Vinicius Augusto Gomes Silva
    Estrofe 1
    -Com relação à sensibilização, o olhar, o som(escutar), "sentir", cheirar, um casal interagindo com a natureza minimalista com oque está acontecendo.
    Estrofe 2
    -focado no tempo que eles(casal) passam juntos e com continuação com a interação com a natureza.

    ResponderExcluir
  29. Gabrielle Bueno

    Estrofe 1:
    Com relação a sensibilização:o olhar,
    O som (escutar), "sentir", cheirar, um Casal interagindo com a natureza minimalista com o que está acontecendo

    Estrofe 2:
    Enfocado no tempo que o casal passa junto e com continuação da interação com a natureza

    ResponderExcluir
  30. Boa noite
    Maria Eduarda Nogueira Romano

    Estrofe _1
    - Com relação a sensibilização, o olhar, o som, sentir, cheirar, um casal interagindo com a natureza minimalista e com o que está acontecendo.

    Estrofe_2
    - Enfocado no tempo que eles passam juntos e com continuação da interação com a natureza

    ResponderExcluir
  31. Boa noite
    Naor Muckemberg Neto

    Estrofe 1:
    Com relação a sensibilização:o olhar,
    O som (escutar), "sentir", cheirar, um Casal interagindo com a natureza minimalista com o que está acontecendo

    Estrofe 2:
    Enfocado no tempo que o casal passa junto e com continuação da interação com a natureza

    ResponderExcluir
  32. Boa noite gabriel reginaldo monteiro

    ResponderExcluir
  33. Momento 3

    A) Estrofe 1: Com relação a sensibilidade; o olhar, o som ( escutar), "sentir"; cheirar, um casal interagindo com a natureza, minimalista e com oque esta acontecendo.

    Estrofe 2
    Enfocado no tempo que eles (o casal) passam juntos, e com continuação na interação com a natureza


    Flávia Martins

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, Brenda Cristina
    Estrofe 1 : um amor entre casal e o modo como são apaixonados
    Estrofe 2 : a distância e o aproximamento de ambos

    ResponderExcluir
  35. Momento 3

    A) Estrofe 1: Com relação a sensibilidade; o olhar, o som ( escutar), "sentir"; cheirar, um casal interagindo com a natureza, minimalista e com oque esta acontecendo.

    Estrofe 2
    Enfocado no tempo que eles (o casal) passam juntos, e com continuação na interação com a natureza


    Kathleen Menezes

    ResponderExcluir
  36. Momento 3

    A) Estrofe 1: Com relação a sensibilidade; o olhar, o som ( escutar), "sentir"; cheirar, um casal interagindo com a natureza, minimalista e com oque esta acontecendo.

    Estrofe 2
    Enfocado no tempo que eles (o casal) passam juntos, e com continuação na interação com a natureza


    Vitoria

    ResponderExcluir
  37. Estrofe 1
    Com relação a sensibilização; o olhar, o som (escutar), sentir, cheirar, um casal interagindo com a natureza minimalista com o que está acontecendo.

    Estrofe 2
    Enfocado no tempo em que eles (o casal) passam juntos, e com continuação da interação com a natureza.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite

    Estrofe 1:
    Com relação a sensibilização:o olhar,
    O som (escutar), "sentir", cheirar, um Casal interagindo com a natureza minimalista com o que está acontecendo

    Estrofe 2:
    Enfocado no tempo que o casal passa junto e com continuação da interação com a natureza

    João Pedro

    ResponderExcluir
  39. Boa noite,Emily Magro

    Estrofe 1
    com relação a sensibilização; o olhar, o som (escutar, sentir, cheirar, um casal interagindo com a natureza minimalista com o que está acontecendo .
    Estrofe 2
    enfocado no tempo em que eles (o casal) passam juntos, e com continuação da interação com a natureza

    ResponderExcluir
  40. Na sacada, eu saquei o sua intenção.
    Um beija flor voou, quem viu, minha reação.
    Ao trovejar me travei, ao ver, seu olhar.
    Um girassol nasceu, sentir a confusão me tomar.

    Busquemos então, na grande tensão, um sentimento aflorar.
    A chuva começa, eu sofro a beça, por não te ter como lar.
    Faremos a festa, tomaremos a taça, até a realidade chegar.
    E é só sentimento, sem discernimento, sem ao menos pensar.

    Flávia, Kathleen, Vitória, Naor, Gabrielle Bueno, Vinicius, Kely

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, Brenda Cristina
    Momento 4, pag 26
    "Composição musical"
    •Complete a frase da música fazenda formando as estrofmontadas das

    Na sacada , eu saquei, amor

    Um beija flor voou, debaixo do cobertor

    Ao trovejar, me travei, e me lancei

    Um girassol nasceu ,sentir estremecer

    Busquemos então da grande tensão, o som do amar

    A chuva começa, eu sofro a beça, ao cantar

    Tomaremos a taça até o sol raiar

    E é so sentimento na chuva, a se molhar

    ResponderExcluir
  43. Gustavo 3º H sala 8 momento 4 composição musical
    Na sacada eu saquei,uma start de quebrada
    Um beija flor voou,quem viu,ele planar
    Ao trovejar,me travei,ao te olhar
    Um
    Girassol nasceu,sentir,a força do teu olhar
    Busquemos então, da grande tensão da queda diante do seu olhar
    A chuva começa, eu sofro a beça sem uma capa
    Faremos a festa,tomaremos a taça de vista ao mar
    E è só sentimento espalhado pelo ar

    ResponderExcluir
  44. I
    Na sacada , eu saquei,me observando
    Um beija flor voou,quem viu,mentiu
    Ao trovejar, me travei,e chorei
    Um girassol nasceu ,sentir,meus olhos iluminar
    II
    Busquemos então da grande tensão,amor e paixão
    A chuva começa, eu sofro a beça chorando no chão
    faremos a festa,tomaremos a taça de sua mão
    E é so sentimento do coração

    laelia oliveira e emily magro

    ResponderExcluir
  45. Maria Eduarda Nogueira Romano

    Momento 4 - pg26
    "Composição musical"

    •Complete a frase da música " A Fazenda"
    Formando as estrofes montadas:

    Na sacada eu saquei, um lindo luar
    Um beija-flor voou , quem viu sentiu o amor exalar
    Ao trovejar, me travei pelo barulho estrondoso no ar
    Um girassol nasceu, sentir o vento soprar


    Busquemos então, da grande tensão apenas amar
    A chuva começa, eu sofro a beça se não tenho mais você para me consolar
    Fazemos a festa, tomamos a taça apenas eu e a sua falta
    E é só sentimento que me corrói por dentro por não ter mais você para amar

    ResponderExcluir
  46. Boa noite
    Naor Muckemberg Neto

    ResponderExcluir
  47. Fátima Aparecida de Oliveira
    Brenda Cristina

    Atividade 4 - composição musical

    “Planeta”
    Por Luís Ramos

    Já comprei passagem pra sair
    com esse cometa
    Sonhos pertubantes, átomos aconchegantes
    Esquina dos amantes, nave me descrevendo

    Amigos dos velhos bares,
    vocês agora estão tão distantes
    amigos, com a imaginação da suposição
    vocês ficaram adiantados

    O andar calmo do astronauta
    em seu cometa
    viajar tranquilo ao infinito
    como um espírito

    ResponderExcluir
  48. Maria Eduarda Nogueira Romano

    Atividade 4 - Composição Musical

    "PLANETA" por Luiz Ramos

    Já comprei passagem para sair, caminhas, pensar e quem sabe dançar
    Sonhos se acabaram quando a realidade veio me acordar átomos se formaram na energia ruim que está no ar
    Esquina a frente é ela mesma que eu vou virar
    nave voadora venha me buscar e me levar para outro lugar

    Amigos dos velhos bares, vocês agora me ver cantar
    Amigos, companheiros alienados prontos para me acompanhar


    Andar calmo do Astronauta sobre a lua ao me encontrar

    Viajar tranquilo ao infinito e nunca mais para a terra voltar

    ResponderExcluir
  49. Atividade 4- Musical- Composição
    Kathleen Menezes Martins

    Já comprei passagem pra sair, da sua cabeça.

    Sonhos destruídos, átomos fluindo.
    Esquinas com seus bares, nave viajando.

    Amigos dos velhos bares
    Agora ficamos endoidados.
    Amigos, com suas vibes.
    Ficamos todos alienados.

    O andar calmo do astronauta.
    Pisando na lua.
    Viajando tranquilo ao infinito.
    Do seu pensamento.

    ResponderExcluir
  50. Vinicius Augusto Gomes Silva
    Naor muckemberg Neto
    "Planeta"
    Por Luiz Ramos
    Já comprei passagem pra sair
    Dessa situação
    Sonhos incríveis, átomos se espalhando
    Esquina de desconhecidos, nave voando alto
    Amigos nos velhos bares, vocês agora estão sorrindo
    Amigos, com a motivação do amanhã
    Nos ficamos alienados
    O andar calmo do astronauta em um espaço frio
    Viajar tranquilo ao infinito nosso caminho

    ResponderExcluir
  51. Gabrielle Bueno 3H

    Já comprei a passagem pra sair
    Dessa realidade
    Sonhos estranhos, átomos sobrevivendo
    Esquina do capitalismo, na e se entorpecendo

    Amigos dos velhos bares
    Vocês agora ficaram tão relevantes

    O andar calmo, do astronauta
    Tão leve como soar de uma flauta
    Viajar tranquilo ao infinito
    Sem saber se o final é bonito

    ResponderExcluir
  52. Kely Cardoso de Souza Oliveira

    atividade 4 - composição musical


    já comprei passagem pra sair
    desse cometa
    sonhos hipnotizantes, átomos congelantes
    esquina dos amantes, nave aparecendo

    amigos dos velhos bares, agora estao apaixonados
    amigos, com a invenção do agora
    vocês ficaram alienados

    o andar calmo, do astronauta
    em sua vibe
    viajar tranquilo no infinito
    nunca acaba

    ResponderExcluir
  53. Já comprei passagem pra sair, desse universo
    Sonhos d noia, átomos da brisa, fumando 1 na esquina
    Capotei a nave vulgo corsa
    Amigos dos velhos bares, vcs agr estão chapados, amigos, assistindo barbie ficaram alienados
    O andar calmo do astronauta, sem incomodar, se deslocando só pra fumar
    Viajar tranquilo ao infinito, peixe
    ANTONY

    ResponderExcluir
  54. já comprei a passagem pra sair
    rápido, igual cometa

    sonhos e instantes, átomos morrendo
    esquinas e atacantes, nave de momentos

    amigos dos velhos bares
    vocês agora aprisionados
    amigos, de fauna e flora
    vocês ficaram alienados

    o andar calmo do astronauta
    vivendo na base
    viajar tranquilo ao infinito
    na liberdade
    Vitoria Vicente

    ResponderExcluir
  55. Flávia pontes Martins

    atividade 4- composição musical

    já comprei passagem pra sair
    com complicações
    sonhos ficções átomos em colisões
    esquina dos errados nave dos "vigários"

    amigos dos velhos bares,
    vocês agora entre as grades
    amigos, monstros da solidão

    andar calmo do astronauta
    sabendo seu caminho
    viajar tranquilo ao infinito
    vivendo o livre arbítrio

    ResponderExcluir
  56. João Pedro da Silva Santos

    atividade 4 - composição musical


    já comprei passagem pra sair
    desse cometa
    sonhos hipnotizantes, átomos congelantes
    esquina dos amantes, nave aparecendo

    amigos dos velhos bares, agora estao apaixonados
    amigos, com a invenção do agora
    vocês ficaram alienados

    o andar calmo, do astronauta
    em sua vibe
    viajar tranquilo no infinito
    nunca acaba

    ResponderExcluir
  57. 08/03
    Maria Eduarda Nogueira Romano

    Composição Musical:

    Jogo do amor

    Não quero mais jogar esse jogo
    Juro, não quero mais
    Mas rendo de novo pra você
    Me seduzir é teu poder

    Me tira a paz
    Por vários segundos juro que sou capaz
    Mas rendo de novo pra você
    Você tem esse poder


    Tento esconder o quanto gosto de você
    Eu nem sei porque
    Mas você me faz tão bem
    Acabo sendo seu refém

    Eu sem querer aos poucos estou me entregando à você
    Já nem sei mais o que fazer pra deixar de amar você

    Porque, do seu lado eu me sinto tão bem
    Mas tudo isso pode me fazer mal
    E eu nem sei como que vai ser o nosso final

    Então eu já vou...
    Espero te encontrar em outras vidas meu amor
    Uma que eu possa me esquentar no seu calor
    Sem me preocupar em me machucar
    Me desculpa vida mas tenho que ir embora

    ResponderExcluir
  58. Gabrielle Bueno 3H
    Eu olhava sempre, para você
    Para as ondas que se formavam,
    Cada batida uma lembrança
    Cada momento, uma passagem
    E só penava em você

    Um barco no horizonte
    Um realidade fora do meu alcance
    Tudo como antes, e eu
    Parada ali naquele instante

    ResponderExcluir
  59. Vinicius Augusto Gomes Silva
    Naor Muckemberg Neto
    Mar, areia e eu
    Por Luiz Ramos
    Eu olhava sempre, para aquela garota
    Para as ondas que se formavam,
    Achando que ela iria voltar
    A cada momento, um momento a mais,
    Sentia a sua falta e esperava sua volta, relembrando meus momentos com vc

    Um barco no horizonte,
    Um sentimento ao luar
    Tudo como antes, e nós abraçados

    ResponderExcluir
  60. Brenda Cristina Nunes da Silva e Fátima Aparecida de Oliveira
    Romântica

    Eu vejo o mar entre seus olhos, a paz no seu chegar, quando me deparo que você não vem, deito a chorar.
    E palavras distintas me fazem pensar, no quanto eu te amo.
    but you always come
    but you always come
    and I'm always waiting

    Me traga flores antes que outro traga, would you like that?
    É tanta espera pra poucas horas, minutos contados, pensamentos vagos, waiting for you.

    ResponderExcluir
  61. Naor Muckemberg Neto
    Boa noite!
    MOMENTO 3- ANALISE DA COMPORAD PASSARD IRA E VOLTA 1 REFLEXED SOBRE A violencia conter OS PASSAROS LIBERDADE PARA Existir, PARA VOAR O HOMEM COMO instrumento CONSCIENTIZADOR" DAS FORMAS DE INSPIRAR A APRECIAÇÃO E UBERDADE ROS PASSACOS MAMENTO 4- COMPOSITÃO MUSICAL COMPARE AS FRASES DA ESTROFE COM SEU texto POÉTICO

    ResponderExcluir
  62. Kathleen Menezes Martins

    Composição Musical:

    Te dediquei vários poemas e declarações.
    Mas você não importou.
    E acabou com o nosso amor.

    Diz várias palavras bonitas pra mim
    Eu não quero ver vc partir.
    Fizemos tanto planos, até o casamento.
    Mas, chegou ao fim.
    Será que tudo isso foi verdade, ou só foi um passatempo da sua parte.

    Me diz oque fazer agora.
    Eu não quero ir embora

    Porque, eu amo você.
    Eu amo você.

    Eu só não entendi porque chegou ao fim.
    Será que eu fui suficiente para ti?
    Meus pensamentos não me ajuda, acaba sempre sendo essa tortura.
    Eu jurei nunca mais me apegar.
    Mas olha eu aqui na mesa de um bar.
    Bebendo, implorando pra vc voltar.

    O seu abraço é meu lar.
    Enquanto vc tá aí vivendo.
    Eu tô aqui, bebendo.

    ResponderExcluir
  63. Gabrielle Bueno 3H

    Caroneiro

    Sentado, na beira da estrada, eu penso em você
    A um destino onde não haja santo ou demônio, apenas estou indo

    Viajo com a viola empunhada, sem destino apenas vivendo
    E descer dele a figura sonhada, "como sobreviver a vida"

    Vivo andando
    Vivo imaginando

    Sentado dentro do seu carro, penso em várias coisas
    seus olhos passeiam na minha força de expressão, como consegue me fazer sentir assim?

    Viajo atravéz do vidro, atravéz da manta vejo seu rosto relusente
    Sua luz me põe a ver o dia, que ao menos eu possa estar ao seu lado

    Momento 3:
    A música fala sobre um amor platônico que a pessoa teve ao pegar uma carona com alguém interessante

    ResponderExcluir

  64. Maria Eduarda Nogueira Romano

    Caronero (Romantica)
    Por Luiz Ramos


    Sentado, na beira da estrada, admirando o passar dos carros

    Um destino onde não haja santo ou demônio, um lugar que seja raro

    Viajo com a viola empunhada,cantando minha cação que fiz do coração

    E o descer dele a figura sonhada, descer do meu grande caminhão


    Sentado dentro do seu carro me peguei viajando em vc

    Seus olhos passeiam na minha força de expressão meu sonho é para sempre segurar a sua mao

    Viajo através do vidro através da manta através do seu sorriso da minha linda amada

    Sua luz me põe a ver o dia ver o nascer do sol mais lindo da minha vida

    ResponderExcluir
  65. Kathleen Menezes Martins



    Sentado na beira da estrada " esperando  a vida  me levar"
    A um destino onde não haja santo ou demônio
    "Apenas seja o meu lugar"
        
    Viajo com a viola empunhada, "até chegar na beira do mar"
    E esperar sair dele uma figura espetacular
    "Que a muito tempo estava eu a esperar"
                     
    "As ondas do mar vai, as ondas do mar vem
    Eu quero só a paz, e você também. "

    Sentado dentro do seu carro,
    Sentido a brisa se instalar
    Seus olhos passeiam na minha força de expressão
    Ali eu percebi que você é meu lar

    Viajo através do vidro, através da manta
    Que te cobre como o sol
    Sua luz me põe a ver o dia  acordando de um sonho, onde você era meu farol

    ResponderExcluir
  66. Brenda Cristina
    Pag 34 SA3

    • o que é democrático no mundo digital?
    Algo que todos os indivíduos concordam, participam de forma igualitária.
    • dos ambientes digitais utilizados, como você percebe que esse conceito de democracia está presente?
    Onde existe diálogos, conversas, com participação de todos (redes sociais)
    • É possível perceber em todos os sites que você acessa, condições de igualdade, liberdade, igualdade , transparência, e responsabilidade"?
    Nem sempre.Temos que estar de alguma forma crítica ou neutro.
    • em se tratando do " respeito a pluralidade do ponto de vista ,como você entende que isso é disseminado nas redes sociais?
    O fato do respeito entre as diversas opiniões do determinado público
    •como você entende a sua postura enquanto consumidor e produtor de conteúdos para o meio digital, tendo em vista essa definição de democracia
    Para participarmos temos que entender que o conceito elaborado pode provocar discussão ou neutralidade

    ResponderExcluir
  67. Maria Eduarda Nogueira Romano


    Ler texto para responder questões do livro pg.34

    1- onde as pessoas participam dos blogs de forma igualitária

    2- onde existe diálogos com participação de todos como Facebook, discord, Instagram entre outros de livre acesso

    3- nem sempre, existe restrições e regras pois tudo tem um limite, uma tolerância

    4- pluralidade é ética e compromisso pessoal

    5- eu não sou muito ativa sou mais reservada

    ResponderExcluir
  68. Maria Eduarda Nogueira Romano

    Máquinas na minha opinião não adquiri sentimentos, se demonstrarem algum é pq foi programada para isso, talvez para passar uma lição ou uma visão de vida

    ResponderExcluir