3 SÉRIE I "PATRIMÔNIO" 1º BIM EEJA 2023

 Preservação e Conservação do Patrimônio Material e Material

Tradições Culturais

Preservação e Conservação do Patrimônio Material e Material

Projeto  "Educando com música e cidadania" "FAMA"

Desde 2002, a Prefeitura da Estância de Atibaia desenvolve o Projeto “Educando com Música e Cidadania”. O que começou tímido nas escolas municipais, com pequenas fanfarras formadas pelos alunos, hoje é motivo de muito orgulho para toda a cidade.
O crescimento do projeto, que conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos da Fanfarra Municipal de Atibaia – APAFAMA, pode ser apreciado nas apresentações da Fanfarra Municipal, das Faminhas, da Big Band Jovem de Atibaia, grupo de violas, grupo de sopro e percussão, Fama Dance e Banda de percussão.

Conheça as Etapas do Nosso Projeto

O Projeto Educando com Música e Cidadania é um grande ciclo que leva cultura e iniciação musical aos bairros de Atibaia e qualifica cada vez mais os jovens talentos musicais da cidade. Confira abaixo quais são as etapas de nosso projeto.


Fanfarras Mirins

Nas escolas nos diversos bairros da cidade, a partir dos 7 anos, os estudantes que integram o Projeto “Educando com Música e Cidadania” iniciam com noções de música e a fazer parte das fanfarras mirins, desenvolvendo disciplina e interesse cultural.


Faminha

A partir dos 10 anos de idade , aqueles que continuam no projeto passam para a “FAMINHA”, em que tem maior número de aulas teóricas e práticas, iniciam contato com diversos instrumentos, na busca pela aptidão musical. O Projeto conta com aulas de coreografias através do Ballet Clássico e de Dança Contemporânea para os alunos interessados em compor a linha de frente das fanfarras.


Fama

Os músicos que se destacam na FAMINHA passam a integrar a FAMA – Fanfarra Municipal de Atibaia, um verdadeiro orgulho cultural da cidade. Na FAMA, conquistam títulos e chegam a promover o projeto, sendo destacados como monitores das aulas nas escolas municipais.


Outros Projetos

Além da FAMA, os músicos podem também fazer parte de outros grupos como a Big Band Jovem de Atibaia, Banda de Percussão, Fama Dance e Grupo de Sopros e Percussão, seguindo o concerto de apresentação e aprendizagem.

 

Desde 2002, a Prefeitura da Estância de Atibaia Como parte do Projeto Educando com Música e Cidadania, a FAMA - Fanfarra Municipal de Atibaia é um estimulo aos jovens da cidade a estudar música, pois oferece aos seus participantes incitação à cultura musical e ao civismo.

A FAMA foi fundada em dezembro de 1990 e atualmente conta com aproximadamente 120 integrantes.

Toda a estrutura da Fanfarra, bem como das fanfarras mirins das escolas municipais, é mantida pela Prefeitura da Estância de Atibaia através da Secretaria de Cultura e Eventos e conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos da Fanfarra Municipal de Atibaia.

Após a conquista de muitos títulos regionais, estaduais, interestaduais e nacionais, a Fanfarra de Atibaia, em 2005, consagrou-se Campeã Mundial pela WAMSB – World Association of Marching Show Bands. O título conquistado colocou a FAMA, e o Brasil, no hall das melhores bandas do mundo.

Em 2006, após a conquista de mais um Campeonato Brasileiro, a FAMA foi convidada para representar o Brasil no 13º Festival Internacional de Bandas e Fanfarras, na cidade de Milipilla no Chile. Essa foi a primeira viagem internacional da Fanfarra Municipal de Atibaia.

Já no ano de 2009, a FAMA foi convidada para participar do WMC – Word Music Contest, na cidade de Kerkrade, sul da Holanda. Os jovens músicos de Atibaia partiram rumo ao velho mundo e trouxeram uma medalha de ouro inédita para o Brasil, mantendo – se entre as 10 melhores bandas do mundo.

Em 2010, participou na Alemanha do Campeonato Mundial, ficando classificada em 3º lugar entre as três melhores bandas mundiais.

No ano de 2015, foi Campeã no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras em Recife – PE.
Para seus integrantes, fazer parte desta “familia” é poder sonhar com um futuro melhor e ter a certeza de alcança – lo.


Cursos Livres Gratuitos

Confira abaixo nossas opções de Cursos Livres, para maiores informações entre em contato pelo telefone: (11) 4411-1747 ou se dirija a Secretaria do Centro Cultural Reginaldo Angelo Ferreira de segunda a sexta-feira das 09h às 17h.

o Projeto “Educando com Música e Cidadania”. O que começou tímido nas escolas municipais, com pequenas fanfarras formadas pelos alunos, hoje é motivo de muito orgulho para toda a cidade.

O crescimento do projeto, que conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos da Fanfarra Municipal de Atibaia – APAFAMA, pode ser apreciado nas apresentações da Fanfarra Municipal, das Faminhas, da Big Band Jovem de Atibaia, grupo de violas, grupo de sopro e percussão, Fama Dance e Banda de percussão.











60 comentários:

  1. Boa noite! João Victor Costa Hidalgo
    1) R= política/social FAZENDA SENTIMENTO

    2) R= Visão de mundo : como a solidariedade se socializar se interagir
    Consciência social : querer o bem para a nossa sociedade

    3) R= a vivência da desigualdade social na sociedade

    4) R= Nós se identificamos pela mudança da linguagem sonora

    5) R= com a relação a música do professor
    Senti uma vibe como se eu estivesse num restaurante e me trás leveza num ambiente

    6) R= Depende doque ela me passa

    7)R= reflexões

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  2. Boa noite, Ayla Jessica

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  3. Boa noite João Victor Nobrega da Silva

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  4. Boa noite
    Estefanie vizacri de Camargo
    PRESERVAÇÃO : garantir que algo continue existindo
    CONSERVAÇÃO: uma forma de proteger
    DO PATRIMÔNIO MATERIAL: bens que você pode tocar, importante como identidade como história do país bem conectar
    IMATERIAL: imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

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  5. Ruan trindade
    PRESERVAÇÃO : garantir que algo continue existindo
    CONSERVAÇÃO: uma forma de proteger
    DO PATRIMÔNIO MATERIAL: bens que você pode tocar, importante como identidade como história do país bem conectar
    IMATERIAL: imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

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  6. Nome: Maria Eduarda Souza
    Preservação: garantir que algo continue existindo
    Conservação:uma forma de proteger
    Patrimônio material: bens que você pode trocar, importante como identidade ,como história do país bem concreto
    Patrimônio imaterial:desrespeito aos conjuntos de conhecimento e realizações de uma sociedade

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  7. Guilherme prado da Silva Gomes
    PRESERVAÇÃO : garantir que algo continue existindo
    CONSERVAÇÃO: uma forma de proteger
    DO PATRIMÔNIO MATERIAL: bens que você pode tocar, importante como identidade como história do país bem conectar
    IMATERIAL: imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

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  8. Estela

    Preservação: série de ações cujo objetivo é garantir a integridade e a perenidade de algo; defesa, salvaguarda, conservação.

    Conservação: uma forma de proteger

    Do patrimônio material: bens que você pode tocar, importante como identidade, como história do país bem concreto

    E imaterial: diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade

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    1. Gregory Biscolla de Carvalho 3 i Preservação: série de ações cujo objetivo é garantir a integridade e a perenidade de algo; defesa, salvaguarda, conservação.

      Conservação: uma forma de proteger

      Do patrimônio material: bens que você pode tocar, importante como identidade, como história do país bem concreto

      E imaterial: diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade

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  9. Boa noite , Vinicius Luciano Vieira 3i

    Preservação: garantir que algo continue existindo

    Conservação: uma forma de proteger

    Patrimônio material: bens que você pode tocar , importante como identidade, como história do país, bem concreto

    E imaterial: diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade

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  10. João Victor Nobrega da Silva
    PRESERVAÇÃO : garantir que algo continue existindo
    CONSERVAÇÃO: uma forma de proteger
    DO PATRIMÔNIO MATERIAL: bens que você pode tocar, importante como identidade como história do país bem conectar
    IMATERIAL: imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.

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  11. Caio Eduardo Ferreira Fernandes

    Preservação: Garantir que algo continue existindo.

    Conservação: uma forma de proteger,

    Do patrimônio material: Bens que vc pode tocar, importante como identidade, como história do país. Bem concreto.

    E imaterial: Diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade, as formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. Como por exemplo a Páscoa!

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  12. Kaio Magalhães Ferreira da Silva
    PRESERVAÇÃO: garantir que algo continue existindo
    CONSERVAÇÃO:uma forma de proteger
    DO PATRIMÔNIO MATERIAL:bens que você pode tocar, importante, como identidade, como história do país, bem concreto
    E IMATERIAL:desrespeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade, as formas de expressão, celebrações , e festas e danças populares, lendas , músicas costumes e outras tradições
    Ex: carnaval,festa de São Gonçalo, feiras de artesanato, bandas e fanfarras.

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  13. Estela

    Preservação: série de ações cujo objetivo é garantir a integridade e a perenidade de algo; defesa, salvaguarda, conservação.

    Conservação: uma forma de proteger

    Do patrimônio material: bens que você pode tocar, importante como identidade, como história do país bem concreto

    E imaterial: diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade, as formas de expressão, celebração, festas e dança populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições
    Ex: carnaval, festa de São Gonçalo, feiras de artesanato, bandas e fanfarras

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  14. Matheus Guilherme Martins
    Boa noite !
    Preservação : garantir que algo continue existindo.
    Conservação: uma forma de proteger.
    Do patrimônio material: Bens que você pode trocar, importante como identidade, como história do país. Bem concreto.
    E imaterial: diz respeito aos vc conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade, as formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, música, costumes e outras tradições... Ex: "carnaval, festa de São Gonçalo, feiras de artesanato, bandas e fanfarras"

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  15. Rayssa de Souza Lopes Garcia
    Preservação: garantiram que algo continue existindo
    Conservação: uma forma de proteger
    Do patrimônio material:bens que você pode tocar, importante como identidade, como história do país, bem concreto
    E imaterial:diz respeito aos conjuntos de conhecimento e realizações de uma sociedade, as formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas , músicas , costumes e outras tradições
    Ex: carnaval, festas de São Gonçalo, feiras de artesanato, bandas e fanfarras.

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  16. Gustavo da Silva Batista
    Boa noite !
    Preservação : garantir que algo continue existindo.
    Conservação: uma forma de proteger.
    Do patrimônio material: Bens que você pode trocar, importante como identidade, como história do país. Bem concreto.
    E imaterial: diz respeito aos vc conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade, as formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, música, costumes e outras tradições... Ex: "carnaval, festa de São Gonçalo, feiras de artesanato, bandas e fanfarras"

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  17. Eduardo Henrique de Jesus Santos
    Boa noite !
    Preservação : garantir que algo continue existindo.
    Conservação: uma forma de proteger.
    Do patrimônio material: Bens que você pode trocar, importante como identidade, como história do país. Bem concreto.
    E imaterial: diz respeito aos vc conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade, as formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, música, costumes e outras tradições... Ex: "carnaval, festa de São Gonçalo, feiras de artesanato, bandas e fanfarras"

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  18. Beatriz Rodrigues
    Preservação : garantir que algo continue existindo.
    Conservação: uma forma de proteger.
    Do patrimônio material: Bens que você pode trocar. Bem concreto.
    E imaterial: diz respeito a conjuntos de conhecimentos e realizações de uma sociedade, as formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas, música, costumes e outras tradições: "carnaval, festa de São Gonçalo, feiras de artesanato, bandas e fanfarras"

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  19. Beatriz Rodrigues 3 i
    Iphan: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan desenvolve ações de preservação de documentos originais e digitalização do Arquivo Central, para permitir o acesso, por meio da internet, às informações referentes ao patrimônio cultural brasileiro. Esse trabalho é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo edital Programa de Preservação de Acervos 2010/2011, na Modalidade Âncora em Rede.
    O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros.

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  20. Rayssa de Souza Lopes Garcia-Atividade 2
    Iphan: Instilo do patrimônio histórico
    e artístico nacional
    1-Em um sentido geral, trata-se de toda a ação que se destina à salvaguarda dos registros documentais. É um conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a conservação da integridade dos acervos e dos prédios que os abrigam.
    2- O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros.

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  21. Matheus Guilherme Martins
    Atividade 2: (feito em grupo: Beatriz, Felipe e Matheus)
    1-preservação de acervos
    2- CNART- Cadastro nacional de negociantes de obras de arte e antiguidades
    3- Dicionário IPHAN de patrimônio cultural (leitura)

    Comentários
    Iphan: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan desenvolve ações de preservação de documentos originais e digitalização do Arquivo Central, para permitir o acesso, por meio da internet, às informações referentes ao patrimônio cultural brasileiro. Esse trabalho é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo edital Programa de Preservação de Acervos 2010/2011, na Modalidade Âncora em Rede.
    O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros.

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  22. Felipe Faccion 3 I

    Iphan: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan desenvolve ações de preservação de documentos originais e digitalização do Arquivo Central, para permitir o acesso, por meio da internet, às informações referentes ao patrimônio cultural brasileiro. Esse trabalho é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo edital Programa de Preservação de Acervos 2010/2011, na Modalidade Âncora em Rede.
    O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros.

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  23. Boa noite
    Nome :Guilherme Prado da Silva Gomes
    Atividade 2
    2(aula)
    iPHAN
    Onde ele atua ?
    na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico no Brasil
    O que ele defende ?
    proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras
    Quais bens são protegidos pelo IPHAN?
    conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos.
    O que é considerado patrimônio para o IPHAN? O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
    Qual a competência do IPHAN? O IPHAN tem como missão promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro visando fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do País.

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  24. Kaio Magalhães Ferreira da Silva
    Atividade 2
    IPHAN:
    Onde ele atua?
    Ele atua na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico no Brasil. O órgão é responsável por pedidos de registro, que são encaminhados por representantes da sociedade civil, instituições públicas ligadas aos poderes públicos de estados, municípios ou da União.
    O que é Iphan e qual sua função?
    O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
    As dúvidas sobre a origem de uma peça ou as denúncias podem ser endereçadas ao Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam), à Coordenação Geral de Bens Móveis e Integrados (Depam/Iphan), às Superintendências Estaduais do Iphan ou, ainda, ao Fale Conosco (faleconosco@iphan.gov.br).

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  25. JULIA CARINHANHA CIRNE DA SILVA
    Atividade 2
    IPHAN
    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é uma autarquia federal do Governo do Brasil, criada em 1937, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país.

    1 preservação de acervos
    R: uma forma de garantir a continuidade cultural e o elo entre o passado e o presente, permitindo-nos conhecer a nossa cultura e manter as nossas especificidades diante do mundo

    O Cadastro de Negociantes de Obras de Arte e Antiguidades - CNART é um cadastro nacional via web que tem por objetivo disponibilizar em um só lugar o cadastro de comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros

    3- dicionário de IPHAN de patrimônio cultural (leitura)

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  26. Nome:Mayra de Oliveira Santos
    Atividade 2
    2(aula)
    iPHAN
    Onde ele atua ?
    na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico no Brasil
    O que ele defende ?
    proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras
    Quais bens são protegidos pelo IPHAN?
    conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos.
    O que é considerado patrimônio para o IPHAN? O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
    Qual a competência do IPHAN? O IPHAN tem como missão promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro visando fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do País.

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  27. Victor Ramires da Silva
    IPHAN -
    1 onde atua ?
    2 o que defende ?
    3 quais bens sao protegidos?
    4 o que é considerado patrimônio para iphan

    1 ele atua na preservação e conservação do patrimônio de cujo histórico artístico no Brasil

    2 uma autarquia federal vinculada ao ministério da cidadania que responde pelo patrimônio cultural brasileiro .

    3 departamento de patrimônio material e fiscalização a coordenação geral de bens móveis e integrados

    4 patrimônio cultural como o cristo redentor , etnográfico, belas arte e das artes aplicadas

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  28. Boa noite, Ayla
    Onde ele atua ?
    na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico no Brasil
    O que ele defende ?
    proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras
    Quais bens são protegidos pelo IPHAN?
    conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos.
    O que é considerado patrimônio para o IPHAN? O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
    Qual a competência do IPHAN? O IPHAN tem como missão promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro visando fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do País.

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  29. Anna Luiza Tancredo
    Iphan: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. O Iphan desenvolve ações de preservação de documentos originais e digitalização do Arquivo Central, para permitir o acesso, por meio da internet, às informações referentes ao patrimônio cultural brasileiro. Esse trabalho é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo edital Programa de Preservação de Acervos 2010/2011, na Modalidade Âncora em Rede.
    O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros.

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  30. Boa noite !
    Matheus Guilherme Martins
    IPHAN -

    1) onde atua?
    atua na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico no Brasil.

    2)O que defende?
    Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

    3) Quais bens são protegidos?
    Estão conjuntos urbanos, edificações, coleções e acervos, equipamentos urbanos e de infraestrutura, paisagens, ruínas, jardins e parques históricos, terreiros e sítios arqueológicos. Todos defendidos pelo IPHAN.

    4) O que é considerado patrimônio para o IPHAN?
    O Patrimônio Cultural é definido como um conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação é de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

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  31. Raissa Aparecida

    Preservação: garantiram que algo continue existindo
    Conservação: uma forma de proteger
    Do patrimônio material:bens que você pode tocar, importante como identidade, como história do país, bem concreto
    E imaterial:diz respeito aos conjuntos de conhecimento e realizações de uma sociedade, as formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, lendas , músicas , costumes e outras tradições
    Ex: carnaval, festas de São Gonçalo, feiras de artesanato, bandas e fanfarras.

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  32. Estela Ellen

    Onde atua? Na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico.

    O que defende? Protege os bens históricos do país assegurando sua permanecia.

    Quais bens protegidos? Edificações, coleções, equipamentos urbanos, paisagens, ruínas e etc.

    O que é considerado patrimônio para o iphan? Conjunto de bens.

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  33. João Victor Costa Hidalgo

    A função da música “Planeta”

    1- Música política/ social, mostra a realidade na sociedade.

    3- Ele sente o que está acontecendo a sua volta, e faz uma análise crítica

    6- O endereço, ritmo, mensagem, “estruturam“ a sua vontade de conhecer outros estilos musicais

    7- gosto de nenhum.

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  34. Boa noite
    Nome:Mayra de Oliveira Santos

    Análise da composição (pg26)
    Música : “mar areia e eu”- Luiz Ramos
    1* estrofe : o autor se lembra de algo que foi bom, mas foi embora, “nostálgico “
    2* estrofe : o autor, sente saudade da presença da pessoa, de onde conviviam, quando voltou, voltou na realidade

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  35. Ruan Guerreiro

    Boa noite

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  36. Boa noite
    Eduardo Henrique Jesus Santos

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  37. Grupo: Felipe, Ana, Kaio e Victor Ramires
    Sala: 3 ano I noturno

    1- Como consigo entrar para a Fama?
    2- Existe alguma fonte de renda ao participar da Fama?
    3- Qual foi a viagem mais distante que a fama fez?
    4- Quantas medalhas e premiações a fama tem ao todo?
    5- A Fama faz algum tipo de “turnê” internacional?

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  38. Boa noite
    Gustavo da Silva Batista

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  39. Boa noite
    Matheus Guilherme Martins
    (Trabalho individual)

    1) O senhor se sente realizado com o seu trabalho?

    2) através da iniciação no mundo musicalcom a fanfarra, inúmeros jovens mudam de vida (é evitada uma entrada no mundo da marginalidade), o senhor já tinha pensado no impacto que seu trabalho traz para a sociedade?

    3) é uma responsabilidade muito grande?

    4) O que mais te orgulha no seu trabalho? É isso que te motiva a levantar da cama todos os dias?

    5) Lamentávelmente muitos dos nossos cidadãos não dão valor a fanfarra, como podemos engaja-los para conhecer mais sobre esse trabalho?

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  40. Mayra,William,alison felipe
    1- Como consigo entrar para a Fama?
    2- Existe alguma fonte de renda ao participar da Fama?
    3- Qual foi a viagem mais distante que a fama fez?
    4- Quantas medalhas e premiações a fama tem ao todo?
    5- A Fama faz algum tipo de “turnê” internacional?

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  41. Carlos Vinicius
    Gabriel Custódio

    1- Quem fundou a fama?
    2- O primeiro título internacional da fama foi acirrado?
    3- Em qual colocação ficou a fama no 13° festival internacional de bandas e fanfarras em 2006?
    4- A prefeitura arca com todos os gastos das viagens da fama?
    5- Quantos títulos tem a fama em toda sua história?

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  42. Julia Carinhanha Cirne da Silva
    Gustavo Cardoso

    1- Qual foi a viagem mais distante que a Fama fez?
    2- Quem fundou a Fama?
    3- Quantas medalhas e premiações a Fama tem?
    4- Quantos títulos tem a Fama em toda a sua história?
    5- Existe fonte de renda ao participar da Fama?

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  43. Grupo :João Nobrega ,Gustavo Batista, Eduardo Henrique
    Sala: 3 I noturno

    1- Como faço para me torna um integrante da fama ?

    2-O nervosismo atrapalha no desempenho das apresentações?

    3- Teve algum instrumento que o senhor teve uma dificuldade maior quando estava aprendendo a tocar ?

    4-Houve alguma dificuldade para se apresentar em outros ?

    5-quais conquistas foram mais marcantes na carreira ?

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  44. Miryan Dos Santos Moreira
    Débora Marinho Camilo
    Kauan da Silva Amorim

    1- O que devo fazer para entrar na fama ?
    2- Tem algum instrumento que não pode participar na fama ?
    3- Fama já é nível professor ?
    4- Existe algum padrão de músicas que pode ser tocadas ou não ?
    5- Quais eventos a fama tem planejados de viagens.. vão a outro estado ou até pais ?

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  45. Raissa Lacerda dos Santos

    1- onde as pessoas tem liberdade de expressão no mundo digital (redes sociais).
    2- vendo diversos tipos de opniões e pontos de vistas diferentes.
    3- sim, é possível. Porém nem todos são usados com responsabilidade.
    4- vendo se estão dentro da etnia.
    5- entendo que sou livre pra usar minha liberdade de expressão no mundo digital desde que esteja dentro do padrão de respeito e etnia, sem ofender ninguém, usando isso pra uma coisa boa.

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  46. Caio Eduardo
    Situação de aprendizagem 3 pg34
    1- Se relaciona aos meios e modos de utilização das ferramentas de comunicação digital para incrementar as práticas políticas.

    2- Quando as pessoas expressam o livre arbítrio sem serem canceladas.

    3- Não, em algumas plataformas precisam ser filtradas algumas palavras e opiniões.

    4- É disseminado como liberdade de expressão.

    5- Minha postura é irrelevante, não expresso opiniões on-line.

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  47. nome:João Victor Costa Hidalgo

    1- onde as pessoas tem liberdade de expressão no mundo digital (redes sociais).
    2- vendo diversos tipos de opniões e pontos de vistas diferentes.
    3- sim, é possível.
    4- vendo se estão dentro da etnia.
    5- que sou livre pra usar minha liberdade de expressão no mundo digital desde que esteja dentro do padrão de respeito e etnia

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  48. Boa noite

    Kaio Magalhães

    S.APRENDIZAGEM 3
    1-R:onde as pessoas têm participação em ambiente digital
    2-R: Pelos comentários nas redes sócias e perfis debatendo ou conversando
    3-R: sim, é muito
    4-R:estar dentro da ética e o compromisso pessoal com quem emite ou recebe msg
    5-R:tem dois lados um lado neutro e o lado crítico


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  49. Estela Ellen
    1. R= A democracia moderna pode ser definida, portanto, como um regime político em que as decisões políticas são tomadas por um indivíduo ou grupo governante, eleito pelo povo em eleições, plebiscitos ou referendos.

    2.R= vendo diversos tipos de opiniões e ponto de vista

    3.R= sim, é possível. Porém bem todos são usados com responsabilidade

    4. R= vendo que a cultural nos leva às nossas origens como povo brasileiro, à nossa diversidade e ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos bem como às nossas múltiplas culturas.

    5.R= ausência de compreensão com o diferente.

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  50. Caroline, Guilherme Carneiro e Maria Eduarda, Vinicius, 3°i

    História da escola: Em 1905, em Atibaia, as crianças e jovens da elite não necessitavam de escola pública, pois existiam boas escolas particulares. Todavia o Capitão José Alvim de Campos Bueno, o Nhô Bim, como era conhecido, homem de personalidade forte, político defensor de sua terra e de sua gente, sonhava com uma escola gratuita para todos e iniciou os primeiros contactos na busca do seu ideal. Infelizmente, em 1902, a morte o privou de ver seu intento realizado, mas quando os sonhos são valorosos e a família é unida por laços íntegros, nem a morte consegue apagá-los. Assim aconteceu, o Major Juvenal Alvim, então Presidente da Câmara de Atibaia, filho do Capitão José Alvim, toma as rédeas da situação, abraça com toda alma o projeto do seu pai, doa o terreno e parte em busca dos recursos financeiros para a construção do prédio. Solicita à Câmara Municipal a designação de uma comissão para pleitear recursos junto ao Congresso Estadual.

    •Tombamento o que é: O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

    • Sim, nossa escola é um patrimônio escolar, por que, patrimônio escolar é o conjunto de bens móveis e imóveis que formam a parte física da Escola. Todo material que está na escola deve ter um número de identificação, e este número é chamado de "Patrimônio".

    • Sim, nossa escola pode ser tombada, para preservação

    • O tombamento pode ser feito pela União por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual através do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado (Condephaat) ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal

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  51. Grupo -Guilherme prado da Silva Gomes,Maria Eduarda Souza,estefanie vizacri,Júlia cirne
    História do José Alvim -
    Foi um ato de coragem da edilidade, que gerou muita polêmica, apesar da grandiosidade do objetivo. Dessa forma, em 1903 as obras do Grupo Escolar foram iniciadas e em 17/06/1905 sua inauguração coloca Atibaia como uma das cidades pioneiras no Brasil a adotar o ensino público obrigatório.
    Tombeamento-o tombeamento é uma ação a ser tomada para a preservação dos bens culturais é um estado de conservação propiciando a sua plena hostilização
    1-R: sim para deixarmos a escola em boas condições para a próxima geração , e por ser patrimônio público.
    2-sim nossa escola pode ser tombada para preservação

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  52. Gustavo Cardoso 3°I

    1-História da escola: Em 1905, em Atibaia, as crianças e jovens da elite não necessitavam de escola pública, pois existiam boas escolas particulares. Todavia o Capitão José Alvim de Campos Bueno, o Nhô Bim, como era conhecido, homem de personalidade forte, político defensor de sua terra e de sua gente, sonhava com uma escola gratuita para todos e iniciou os primeiros contactos na busca do seu ideal. Infelizmente, em 1902, a morte o privou de ver seu intento realizado, mas quando os sonhos são valorosos e a família é unida por laços íntegros, nem a morte consegue apagá-los.

    2 -Tombamento o que é: O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

    3-Sim,nossa escola é consideradoa um patrimônio escolar devido aos bens móveis e imóveis

    4-Nossa escola pode sim ser tombada

    5-O tombamento pode ser feito pela União por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual através do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado (Condephaat) ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal

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  53. Kaio, Gregory, Raissa Lacerda, Raissa Ap,Raissa Lopes,Estela, João Costa,Caio

    História do Jose Alvim
    O grupo iniciou suas atividades em 4 de fevereiro de 1905, com 8 classes e 352 alunos matriculados, mas foi oficialmente inaugurado em 17 de junho de 1905. As classes eram regidas pelos professores das escolas isoladas da localidade, cujas cadeiras foram anexadas a esse grupo escolar. Fonte da foto: São Paulo (Estado).

    TOMBEAMENTO
    Os bens tombados não podem ser destruídos, nem reparados ou restaurados, sem a prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sob pena de multa. Os delitos cometidos contra coisas tombadas são equiparados aos crimes praticados contra o patrimônio nacional

    1-sim, a nossa escola e um bem cultural e também um patrimônio cultural um bem imóvel e móvel,por isso é chamado de patrimônio cultural
    2-sim, nossa escola pode ser tombada,porém os museus,teatros e não podem ser tombados.

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  54. Carol
    Guilherme Carneiro
    Maria Clara

    Roteiro profissão: paisagismo

    Tecnologia no paisagismo: a união entre o natural e o artificial
    Projeções e nanotecnologia
    16 DE SETEMBRO DE 2022 ARQUITETURA E PAISAGISMO
    Os avanços tecnológicos têm influenciado diversos âmbitos da arquitetura, como os projetos paisagísticos. Nesse contexto, um desafio é garantir harmonia entre o natural e o artificial, por meio de recursos que ornamentam o ambiente e modernizam as áreas verdes.

    Tecnologias da bioarquitetura
    A bioarquitetura propõe um modo mais amplo de pensar os projetos, priorizando hábitos sustentáveis e o bem-estar humano e ambiental. Para agregar mais vida à arquitetura, essa modalidade integra conforto e funcionalidade no planejamento de espaços, em harmonia com os ecossistemas.

    A bioarquitetura pode ser incorporada ao paisagismo por meio de diversos recursos, como: tecnologia de concreto permeável, softwares que realizam análise climática da região (para a maior eficiência na escolha dos materiais utilizados), placas fotovoltaicas de geração de energia e sensores para o reúso da água da chuva.

    Além de gerar inúmeros benefícios e mitigar impactos ao meio ambiente, essas soluções auxiliam no menor gasto de materiais e na redução do consumo de recursos como água e energia.

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