Situação de aprendizagem 4 (página 24) SA4
EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas Análise e compreensão dos discursos produzidos por sujeitos e instituições em diferentes gêneros e campos de atuação.
MOMENTO 1 -A FUNÇÃO DA MÚSICA
Tema: visões de mundo e consciência social, respeito a crítica e ao posicionamento do próximo.
Nesse aquecimento, iniciaremos com a linguagem musical e outras linguagens. Temos duas obras do professor Luiz Ramos onde fazemos a comparação de aspectos da vivencia do compositor em cada obra, de um lado a visão política social crítica, vivida e representada, na música "Você é a pessoa",. A outra obra, mostra a realidade individual do momento do cotidiano vivido, música "Fazenda". O objetivo é através desses estudos é ter subsídios para responder as questões a partir da página 24 do livro "currículo em ação", e encaminhar conteúdos, como projeto futuro a confecção de um "video- clip" de uma música a ser escolhida do CD "Angelical", de autoria do professor.
"Você é a pessoa" (política/crítica social)
por Luiz Ramos
I
Você é a pessoa que pode fazer a guerra parar,
Mendigos, loucos, tortos soltos, no seu lugar,
Você é a pessoa que sabe fazer o que não sabe falar,
Chicote forte, uma marca, sempre a de ficar.
II
E essa outra pessoa...aí parada
Encostada...em um poste de luz,
lendo jornal, e o sangue corre de um lado pra outro,
E sua mão te conduz para o inferno
III
Alienado, alienação, coração condecorado
E a canção, doce canção, de algum lado...
da estação...de trem.
MOMENTO 1 - EXEMPLO 2 "Planeta" (política social)
I
Já comprei passagem pra sair, desse planeta (refrão)
II
Sonhos alucinantes, átomos acontecendo
esquina dos mutantes, nave me conhecendo
Amigos dos velhos bares, vocês agora estão...alienados
Amigos com a injeção, do agora vocês ficaram...alucinados
III
O andar calmo do astronauta em sua nave
Viajar tranquilo, ao infinito, sua jornada, sua jornada
(Refrão)
Estudante, para esta situação de aprendizagem, traga seus gostos musicais e suas vivências nesse campo,para as conversas e práticas que serão trabalhadas. Para iniciar essa conversa, reflita e converse com seus colegas e professor sobre os questionamentos a seguir:
1. Para você, qual a função da música?
2. O que você entende por visões de mundo e consciência social?
3. O que leva um compositor a escrever uma música sobre um tema político ou social?
4. Como você percebe o uso da língua estrangeira em composições brasileiras?
. Como você lida com os gêneros musicais que você tem menos contato?
6. O fato de você gostar de determinado gênero musical, limita ou aguça sua vontade de conhecer outros estilos musicais? Justifique.
7. Como você lida ao ser apresentado a outros gêneros musicais?
MOMENTO 2 - A MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO
Estudante, agora você irá analisar a segunda música que trazem reflexão sobre a construção da forma musical, relacionando com um "romance minimalista" romance. Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: Como posicionar-se criticamente respeitando a opinião do outro, aqui no com visão de como o professor compõe suas musicas? O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de violão e voz, na sala de aula e com gravação de conjunto no CD "Angelical".
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, o seu olhar
Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar
Ao trovejar, me travei, ao te chocar,
Um girassol nasceu , sentir perfume exalar
II
Busquemos então da grande tensão, um novo momento
A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,
Tomaremos a taça até o sol, se deitar,
E é so sentimento na chuva, e no vento
Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)
por Luiz Ramos
I
Eu, olhava sempre,
para aquele mar
para as ondas, que se formavam,
e eu voltava a relembrar
II
A cada momento,
um momento a mais,
e você eu sentia e sonhava e não podia mais...
parar, de pensar, em você, (ou ou)
II
Um barco, no horizonte,
um sonho na areia
tudo, como antes
e eu, no meu lugar
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES
a 1-analisar e fazer as anotações necessárias da música "você é a pessoa", do professor Luiz Ramos, citando o que entendeu da letra .
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
a 2 - análisar a música "Planeta" do professor Luiz Ramos,fazendo as anotações necessárias em "comentários", escrevendo porque a letra fala de política social.
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
b 1 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda", do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:
Estrofe 1:
Estrofe 2:
b 2 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL
Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas
continuando as frases de cada estrofe na Música "a fazenda",
4=a mudando os finais de frase:
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, ...................
Um beija flor voou, .......................
Ao trovejar, me travei,....................
Um girassol nasceu , s.....................
II
Busquemos então da grande tensão, .........................
A chuva começa, eu sofro a beça, .............................
Tomaremos a taça até o sol, ...........................
E é so sentimento na chuva, ...........................
Continuar e completar as frases com as musicas expostas na sala de aula. Musicas "Planeta" e "Mar areia e eu"; Escreva no blog seu texto de completar as frases.
4-b A partir de sua vivencia musical, procure escrever duas estrofes, de sua autoria, onde você retrate o seu cotidiano, com temas políticos sociais ou românticos, vividos no cotidiano.
Estrofe1:
Estrofe2:
Estrofe 3: (ou refrão)
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 1)
Música 'PÁSSARO IDA E VOLTA" ( Política/social) por Luiz Ramos
Escreva no "comentário" abaixo, ou com postagem no gmail: artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
Música : 'PÁSSARO IDA E VOLTA" I
Eu não sei como entoou seu canto agora,
passarinho eu vou te buscar lá fora,
você teme uma vitória da miragem
sabe lá se o homem vai se aqniquilar,
espero que a guerra esteja só de passagem ,
pra que você possa então voar, então voar
II
Voando, andando, com meu pensamento
sua força de brilho me faz, chegar até você,
e ver de perto o seu caminho
Saindo do ceu para a terra,
voando de um ponto pra esfera
sua forma volta a se apresentar,
brilhando na atmosfera
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 1)
Vamos tentar exercitar uma composição musical,
continuando as frases de cada estrofe na Música " PÁSSARO IDA E VOLTA"
mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 2)
Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos
Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
CARONEIRO
I
Sentado na beira da estrada, a procura de carona que me possa levar,
a um destino, onde não haja santo ou demônio, loucos pra me atormentar,
Viajo com a viola empunhada na vontade triste de ver um carro parar,
e descer dele a figura sonhada, que a tanto tempo, esperava encontrar, dizendo,
II (refrão)
Caroneiro vai, caroneiro vem, você é da estrada e seu amor também, (bis)
III
Sentado dentro do seu carro, sentindo sua estrela a me desejar,
seus olhos passeiam na minha força de expressão, de dizer e não querer falar,
viajo através do vidro, através da manta, que te cobre como o sol,
sua luz me põe a ver o dia, chegando na claridade do seu farol ,e eu me lembro:
(refrão)
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 2)
Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas
continuando as frases de cada estrofe na Música " CARONEIRO"
4=a mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 3)
Música "ANGELICAL" por Luiz Ramos
Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail: artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
ANGELICAL
I
Angelical, palavra perdida na areia, formato de pés nos meus olhos,
Umbilical, desejo de busca incendeia, brilhar miragens nos copos
II
Sonhos, delírios, corpos sem mentes, sementes do mar,
lambe onda, me leva pra longe, toda vontade. de voltar
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 3)
Vamos tentar exercitar uma composição ,
continuando as frases de cada estrofe na Música " ANGELICAL"
mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 4)
Música " OLHOS COBERTOS DE PAZ" por Luiz Ramos
Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no g mail: artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
OLHOS COBERTOS DE PAZ
I
Quando seus olhos cobertos de paz, mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,
Sua mão correrá na busca do espaço, e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem,
Seu coração baterá muito forte, não sei se vou, poder andar,
e o seu mundo será muito lindo, pra mim nele querer entrar,
II
E a sensibilidade. nos pegará de repente,
e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,
e o ar existirá, ser vivente,
e os corpos renascerão,
alucinados prazeres
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 4)
Vamos tentar exercitar uma composição musical,
continuando as frases de cada estrofe na Música " OLHOS COBERTO DE PAZ"
mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 5 )
Nesse estudo, você tentará escrever duas estrofes, com quatro frases, e com rimas no final de cada frase, que poderão ser duas a duas, intercaladas, ou interpolares. Todas as frases deverão, nesse exercício, as frases devem ter terem a mesma métrica rítmica. E quem puder ajudar trabalhar duas melodias diferentes. Por exemplo: as musicas "Caroneiro" e "Angelical", existem 22 acentos silábicos
Vamos tentar?
I
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
II
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
Quando os seus olhos cobertos de paz
por Luiz Ramos
I
Quando os seus olhos cobertos de paz,
mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,
sua mão correrá na busca do espaço,
e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem
II
meu coração baterá muito forte,
não sei se vou. poder andar ,
e o seu mundo será muito lindo,
pra mim nele, querer entrar
III
e a sensibilidade, nos pegará de repente,
e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,
e o ar existirá, ser vivente,
e os corpos renascerão, alucinados prazeres.
Responda as questões abaixo baseado na letra musical acima
1) O que representa essa musica para você?
2) escreva as rimas existentes nessa letra
3) Quantas estrofes e quantas frases é composta essa música
4) Explique porque essa música é romântica
2 bimestre -
SA 3 M1 M2 Democracia na arte
https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/
2 Bimestre - situação de aprendizagem 4 - momento 3 (página 37)
link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor
https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe
SA 3M1,2,3,4 pg 34/35 ROBÓTICA NA ARTE
grupo 1
grupo 2
grupo 3
Ética - Como você entende essa questão de valorização de uma obra feita pela máquina e a feita pelo artista?
Criatividade - Até que ponto você considera que a máquina cria por si própria e até que ponto essa criatividade vem do programador? Qual o papel do artista na questão da criatividade da máquina? É necessária vivência prática no campo da arte para o diagramador programar a máquina?
Papel do profissional - Como você entende essa ‘substituição’ do artista pelo programador?
Materialidade - Além das questões de valorização da obra e do artista e pensando na questão do consumo de materiais, como você entende o uso dos materiais pelas máquinas?
Legitimação da obra - Como você entende a legitimação da obra, quem assina a obra, o robô ou o programador? Por ser máquina, quem está envolvido em sua construção também recebe por cada obra produzida? Quem deve assinar a obra, máquina ou programador?
SA 3 M5 PG 36
Arte e tecnologia -Expresso futuro com Ronaldo Lemos
https://www.youtube.com/watch?v=HwL3C_x38tQ
assistir ao vídeo, discutir e responder em "comentários" aqui do blog durante a aula (grupo de 3 alunos)
1)- de 0,0 a 1106 - explicar as tecnológica no Museu - interação com o Público e recursos digitais a esse público
2) de 1100 a 1830 - Quais os profissionais expostos no vídeo que atendem essa demanda tecnológica?
3) de 18;30 ao final - A arte e seus profissionais (tradicionais) se benificía ou não com essa evolução tecnológica? Explique a sua opinião
SA 4 - momento 3 (página 37)
link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor, ou de alguma música que preferir.
https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe
Boa noite! 🐈
ResponderExcluirBruno Davi Moreira da Silva
Boa Noite
ResponderExcluirBoa
ResponderExcluirboa noite 👍
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa pra nois
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirJoão Mateus Lucas de Paula
Boa noite
ResponderExcluirPedro Gonçalves
Boa noite
ResponderExcluir-Nelson
Boa noite
ResponderExcluirMayza de Oliveira Santos
Boa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluir(Ana Luiza Scalco Lima)
Boa noite
ResponderExcluirEduardo
Boa noite 🍁
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa Noite
ResponderExcluirJenifer Ane
Boa noite
ResponderExcluirBoa noite 🌙
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa Noite
ResponderExcluirAline damasio
Boa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirRafaela de Fátima Paschoal
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa Noite
ResponderExcluirJenifer Ane
Boa Noite
ResponderExcluirEduardo
Boa Noite
ResponderExcluirAline Damasio
Boa noite
ResponderExcluirMomento 1- Função da Música
1- uma letra sobre política social, e a outra romântica.
2- crítica de como são as pessoas, e compreensão coletiva e crítica
3- liberdade de escrever, e consciência social "crítica".
4- interação entre as culturas
5- respeitando a opinião do próximo
6- ter um pré requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos músicasis.
7- depende do contexto, da letra, dos efeitos sonoros, etc.
-Nelson Valdemar da Silva Junior.
1-sobre política social/ romântica
ResponderExcluir2- visão das pessoas, consciência coletiva e crítica
3- liberdade de escrever/ consciência social crítica
4- interação entre culturas
5- respeitando a opinião no próximo
6- aguça, por conta de que eu posso me envolver melhor com as batidas as letras e o estilo pode sim me instigar e me fazer querer saber sobre outros gêneros musicais.
7- eu normalmente nao me importo com ser confundido de algum gênero musical eu até procuro saber sobre o gênero que eu fui confundido.
1- sobre política social
ResponderExcluir2- visões das pessoas, consciência e crítica
3- liberdade de escrever/ consciência social
4- interação entre culturas
5- respeitando a opinião do próximo
6- termo pra requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos musicais
7- eu vou respeitar
Boa noite
ResponderExcluirMomento 1- Função da Música
1- uma letra sobre política social, e a outra romântica.
2- crítica de como são as pessoas, e compreensão coletiva e crítica
3- liberdade de escrever, e consciência social "crítica".
4- interação entre as culturas
5- respeitando a opinião do próxer um pré requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos músicasis.
7-eu não tenho opinião
- Eduardo de Souza
- sobre política social
ResponderExcluir2- visões das pessoas, consciência e crítica
3- liberdade de escrever/ consciência social
4- interação entre culturas
5- respeitando a opinião do próximo
6- termo pra requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos musicais
7- eu vou respeitar qualquer que seja a opinião do outro demonstrando a minha
Jenifer ane
Boa noite
ResponderExcluirMomento 1- Função da Música
1- uma letra sobre política social, e a outra romântica.
2- crítica de como são as pessoas, e compreensão coletiva e crítica
3- liberdade de escrever, e consciência social "crítica".
4- interação entre as culturas
5- respeitando a opinião do próximo
6- ter um pré requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos músicasis.
7- eu procuraria saber respeitaria mesmo sem gostar
Maria Clara
Boa noite
ResponderExcluir2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica
3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica
4. Interação entre culturas
5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.
6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat
7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste
boa noite
ResponderExcluir1- sobre política social/ romântica
2- visão das pessoas, consciência coletiva e crítica
3- liberdade de escrever/ consiencia social
4- interação entre culturas
5- respeitando a opinião do próximo
6- ter um pré requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que disperte a vontade de conhecer outros estilos musicais
7- depende do gênero musical que se trata
Matheus Gonçalves Pereira
ResponderExcluirBoa noite
Política social/ romântica
2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica
3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica
4. Interação entre culturas
5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.
6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat
7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste
Mayza de oliveira santos
ResponderExcluirBoa noite
Política social/ romântica
2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica
3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica
4. Interação entre culturas
5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.
6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat
7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste
Boa noite!
ResponderExcluirAline Damasio
Momento 1. Função da música
1-Sobre política social.
2-Visão das pessoas, consciência social crítica.
3-Liberdade de escrever, consciência social crítica.
4-Intereração entre culturas.
5-Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.
6-Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat.
7-Tento procurar algo na música que eu goste.
Boa noite!
ResponderExcluirPedro Gonçalves
Momento 1. Função da música
1-Sobre política social.
2-Visão das pessoas, consciência social crítica.
3-Liberdade de escrever, consciência social crítica.
4-Intereração entre culturas.
5-Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo
6-Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat.
7-Tento procurar algo na música que eu goste.
1- música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor
ResponderExcluir2- sentimos um clima de maior interação sentimental, física com relação ao que acontece com a natureza a sua volta
ResponderExcluir1-estrofe 1
ResponderExcluirMusica romantica , retrata sentimentos , e admiração por uma pessoa amada, sentir ,olhar, cheirar, tudo ao redor
2 estrofe- sentimos um clima de maior interação sentimental e física,
Jenifer ane
Boa noite!
ResponderExcluirAline Damasio
Momento 3- Análise crítica música “Fazenda”
1-Estrofe 1: Música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.
2-Estrofe 2: Sentimos um clima de maior interação sentimental, e física, com relação a natureza a sua volta.
Momento 3- Análise
ResponderExcluirMúsica: " A Fazenda"
1- Estrofe 1- música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.
Estrofe 2- sentimos aqui, um clima de maior interação sentimental, e física, com relação á natureza a sua volta.
-Nelson Valdemar da Silva Junior.
Boa noite!
ResponderExcluirPedro Gonçalves
Momento 3- Análise crítica música “Fazenda”
1-Estrofe 1: Música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.
2-Estrofe 2: Sentimos um clima de maior interação sentimental, e física, com relação a natureza a sua volta.
boa noite
ResponderExcluirmomento 3: estrofe1°: música romântica, sentimentos entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, elogiar, cheirar, a natureza, tudo ao redor
estrofe 2: sentimos um clima de maior interação sentimental, e física, com relação a natureza a sua volta
Matheus Gonçalves Pereira
ResponderExcluirMúsica: " A Fazenda"
1- Estrofe 1- música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.
Estrofe 2- sentimos aqui, um clima de maior interação sentimental, e física, com relação á natureza a sua volta.
Mayza de oliveira santos
ResponderExcluirMúsica: " A Fazenda"
1- Estrofe 1- música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.
Estrofe 2- sentimos aqui, um clima de maior interação sentimental, e física, com relação á natureza a sua volta.
Na sacada eu saquei, SUA BELEZA
ResponderExcluirUm beija flor voou, quem viu, SE ENCANTOU
Ao trovejar, me travei, DE MEDO
Um girassol, nasceu, sentir, O AR DO CALOR
Busquemos nós então, da grande tensão DO SEU AMOR
A chuva começa, e eu sofro a beça DE AMOR
Faremos a festa, tomaremos a taça, EM COMEMORAÇÃO
E é só sentimento, E AMOR
Boa pra nós
ResponderExcluir1- O Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
ResponderExcluir2-
O Iphan desenvolve ações de preservação de documentos originais e digitalização do Arquivo Central, para permitir o acesso, por meio da internet, às informações referentes ao patrimônio cultural brasileiro. Esse trabalho é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo edital Programa de Preservação de Acervos 2010/2011, na Modalidade Âncora em Rede.
O Programa está em andamento e prevê a integração de acervos e gerenciamento do sistema de informação pelo Iphan, em todo o Brasil. A iniciativa possibilita acesso às informações existentes nos arquivos do Iphan por meio da Rede de Arquivos Iphan, além do tratamento e conservação preventiva dos documentos para evitar o manuseio indevido das fontes históricas. Preservando adequadamente os originais, garante-se a perenidade das informações e futuras digitalizações ou o uso de novas tecnologias que poderão surgir.
3- O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros. O cadastro é um instrumento que auxilia o Iphan a desenvolver a política de prevenção à lavagem de dinheiro por meio de obras de arte (conforme a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 e a Portaria Iphan nº 396, de 15 de setembro de 2016) e, também, a conhecer os objetos de valor histórico e artístico comercializados no Brasil. Desta forma, colabora para identificar os bens passíveis de reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro, de acordo com o Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937 e a Instrução Normativa (IN) nº 01, de 11 de junho de 2007.
4- O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros. O cadastro é um instrumento que auxilia o Iphan a desenvolver a política de prevenção à lavagem de dinheiro por meio de obras de arte (conforme a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 e a Portaria Iphan nº 396, de 15 de setembro de 2016) e, também, a conhecer os objetos de valor histórico e artístico comercializados no Brasil. Desta forma, colabora para identificar os bens passíveis de reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro, de acordo com o Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937 e a Instrução Normativa (IN) nº 01, de 11 de junho de 2007.
5- O Dicionário é uma obra de caráter coletivo, desenvolvida pela Coordenação-Geral de Documentação e Pesquisa do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, e também um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan (PEP/MP). Seu objetivo é dotar o campo da preservação do patrimônio cultural de uma obra de referência dinâmica e crítica, que privilegie, a partir da experiência institucional, as práticas, discursos e conceitos fundamentais que caracterizam a história desse campo no Brasil.
Na sacada , eu saquei, te vi me olhar
ResponderExcluirUm beija flor voou, quem viu voar
Ao trovejar, me travei, ao chegar
Um girassol nasceu , senti seu perfume no ar
II
Busquemos então da grande tensão, uma canção
A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me secar
Tomaremos a taça até o sol, se fechar
E é so sentimento na chuva, e no tempo
Aluno: Bruno Davi Moreira da Silva
ResponderExcluirPg 26. Momento-4
Composição musical
Atividade: complete a frase da letra da música "a fazenda" do professor Luiz Ramos.
1°
"A FAZENDA"
NA SACADA EU SAQUEI, o seu jeito de rir.
UM BEIJA FLOR VOOU, QUEM VIU, sua beleza voar.
AO TROVEJAR, ME TRAVEI, e perdi o meu ar.
UM GIRASSOL NASCEU,SENTIR, seu perfume no ar.
2°
BUSQUEMOS ENTÃO, DA GRANDE TENSÃO, o nosso romance
A CHUVA COMEÇA, EU SOFRO ABEÇA nós precisamos começar
FAREMOS A FESTA, TOMAREMOS A TAÇA ate a lua aparece
E É SÓ SENTIMENTO, na começo do luar.
Mayza de Oliveira Santos
ResponderExcluirPG ZG: Momento-4
Composição musical
Atividade: complete a frase da letra da música
"A fazenda" do professor
Luiz Ramos
Na sacada eu saquei, o mar
Um beija flor voou , quem viu, sorriu
Ao trovejar, me travei,e pensei
Um girassol nasceu,sentir,o céu e o mar
Busquemos então,da grande tensão, um novo olhar
A chuva começa,eu sofro a beça,eu só quero viajar
Faremos a festa, tomaremos a taça,até o final da noite eu vou tá caído no chão bebaão
E é só sentimento,da emoção
Matheus Gonçalves Pereira
ResponderExcluirPG ZG: Momento-4
Composição musical
Atividade: complete a frase da letra da música
"A fazenda" do professor
Luiz Ramos
Na sacada eu saquei, o mar
Um beija flor voou , quem viu, sorriu
Ao trovejar, me travei,e pensei
Um girassol nasceu,sentir,o céu e o mar
Busquemos então,da grande tensão, um novo olhar
A chuva começa,eu sofro a beça,eu só quero viajar
Faremos a festa, tomaremos a taça,até o final da noite eu vou tá caído no chão bebaão
E é só sentimento,da emoção
Ruan Guerreiro de Sousa
ResponderExcluirMomento - 4
Composição musical
"A fazenda"
1) Na sacada eu saquei, ao luar eu dancei
Um beija flor voou, quem viu, se maravilhou
Ao trovejar, me travei, encharcado fiquei
Um girassol nasceu, sentir o bater do meu coração.
2) Busquemos então, da grande tensão o sorriso do nosso amorzão
A chuva começa, eu sofro a beça, por lembranças que me atravessa
Faremos a festa, tomaremos a taça com o vinho que nos abraça
E é só sentimento, que me contenta ao gosto do regalo.
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL
ResponderExcluirVamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas
continuando as frases de cada estrofe na Música "a fazenda",
4=a mudando os finais defrase:
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, seu sorriso
Um beija flor voou, e nos deixou só
Ao trovejar, me travei,e chorei
Um girassol nasceu sentir,um rei
II
Busquemos então da grande tensão, do amor
A chuva começa, eu sofro a beça, e começo a chorar
Tomaremos a taça até o sol, raiar
E é so sentimento a desabar
Eduardo de souza cruz
Rafaela de Fátima Paschoal
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirForte fé 🤟☯️
ResponderExcluirJá comprei passagem pra sair daqui
ResponderExcluirSonhos grandes,átomos brilhando pra mim,
Esquina dos loucos,nave dos malucos
Amigos dos velhos bares,vocês agora estão muito longe,
Amigos, com o tempo todos ficaram alienados
O andar calmo do astronauta dentro da própria mente ,
Viajar tranquilo ao infinito do tempo antigo
POR: Ana Beatriz de Almeida Perini
Já comprei passagem pra sair desse lugar
ResponderExcluirSonhos gigantes,estrelas brilhando pra mim,
Rua dos loucos,nave dos doidos
Amigos dos velhos riska-facas,vocês agora estão muito distantes,
Amigos, com o tempo todos deram alienados
O andar calmo do astronauta dentro do próprio cérebro ,
Viajar tranquilo ao infinito do tempo passado
POR: João Vinicius Alves dos Santos
Aluno: Matheus Gonçalves Pereira
ResponderExcluirJá comprei passagem pra sair daqui
Sonhos grandes,átomos brilhando pra mim,
Esquina dos loucos,nave dos malucos
Amigos dos velhos bares,vocês agora estão muito longe,
Amigos, com o tempo todos ficaram alienados
O andar calmo do astronauta dentro da própria mente ,
Viajar tranquilo ao infinito do tempo
Já comprei passagem pra sair, dessa terra
ResponderExcluirAmigos dos velhos bares voces agora estão descontrolados
Amigos com a injeção, do agora voces ficaram aprisionados
O andar calmo do astronauta e ele vai em paz
Viajar tranquilo, ao infinito, sua jornada, ele vai se superar
=MOMENTO 4 COMPOSIÇÃO MUSICAL=
° MÚSICA
°"PLANETA"
° Luiz Ramos
Já comprei uma passagem pra sair desse cometa
Sonhos angustiantes átomos estão se perdendo esquina dos viajantes Nave dos egocêntrico.
Amigos dos velhos bares, que agora tá desesperados.
Amigos com esses sons que te deixaram alienados.
O andar calmo do astronauta ficando tarde
Viajar tranquilo ao infinito até em casa.
ALUNO (GUSTAVO RUAN)
Situação de aprendizagem 4
ResponderExcluirTema: visões de mundo e consciência social e música planeta.
Aline Damasio
Jenifer Ane
"Já comprei passagem para sair desse mundo louco
Sonhos bobos átomos sórdidos
Esquina dos mortos nave dos outros
Amigos dos velhos bares
você agora está tão longe
Amigos com histórias novas mas ficavam alienados
E andar calmo astronautas me deixava nervosa
Viajar tranquilo ao infinito
Já não era possível
Boa noite
ResponderExcluirMatheus Beuno
Melissa Teixeira
Gabriel Botelho
Mayza de oliveira santos
ResponderExcluirMatheus Gonçalves Pereira
ResponderExcluirEu olhava sempre, para aquele lugar
ResponderExcluirPara as ondas que se formavam
Dos menozin que ia roubar
A cada momento, um momento a mais
Aquela tensão, era hora de enquadrar
Vai que vem polícia, se louco mo fita
Um barco horizonte,
Era a romu, vi de longe
Tudo como antes, obrigado papai do céu, tchau pra esse mundo chocante
Victor Hugo Martins
ResponderExcluirVictor Hugo, comps música acima
ExcluirRyan Augusto Abrahao Duarte
ResponderExcluirEu olhava sempre, para aquele rio
ResponderExcluirPara as ondas que se formavam
Dos menozin que ia roubar
A cada momento, um momento a mais
Aquela tesoura, era hora de corta
Vai que vem seu polícia, eu tô louco não tô louco eu
Sou o paulo
Um barco horizonte,
Era a vtr, vi de longe
Tudo como antes, obrigado papai do céu, tchau pra ess
e mundo chocante
Paulo plinio
PLANETA
ResponderExcluirJá comprei passagem pra sair de casa (bis)
Sonhos malucos , átomos de acontecimentos esquina dso becos,nave de conhecimentos
Amigos,dos velhos bares vocês agora estão perdidos Amigos,com vários medos ,do agora mais fi aram animados
O andar calmo do astronauta no espaço
Viajar tranquilo ao infinito e além
MAR,AREI E EU
Ei olho sempre para nadar ,para as ondas que se formando na pera do mar
a cada momento ,um momento a mais ,eu sinto mais te amar e mais como do céu ao mar
Um barco no horizonte ,te vejo tudo como antes só que sinto vocês mais distante
EDUARDO DE SOUZA CRUZ
Mayza de oliveira santos
ResponderExcluir"mar, a ela e eu "
Eu olhava sempre, para aquela água,
Para as ondas que se formavam,
E eu sempre imaginava nois dois
A cada momento,um momento a mais,
E eu sempre sentia sua presença,
E não podia te ver mais , só que eu sempre lembrava e pensava em você.
Será que eles tem tempo pra dar uma galada?
ResponderExcluirPerguntas para a banda
ResponderExcluir1- Quais os planos da Banda para um futuro próximo? E um futuro distante?
2- Quando será o próximo lançamento?
3- Quando será a próxima turnê ?
4- De que maneiras as novas músicas diferem das antigas?
5- Como a banda se formou ?
Momento 3 - Análise das músicas
ResponderExcluir" PASSARO IDA E VOLTA" (Luiz Ramos) o que eu entendi foi, sobre a guerra contra a liberdade do homem com a natureza, e do homem contra os homens pessoas querendo tira a liberdade de quem quer viver
Alguém faz um pix aí ?
ResponderExcluir11997655482
Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos
ResponderExcluirTroca frases da música:
Sentado na beira da estrada, só escuto os roncos dos carros por mim passa l
a um destino, onde não haja santo ou demônio, estradas espinhosa como vou passar
Viajo com a viola empunhada somente ela e minha companheira para eu viajar
e descer dela a figura sonhada, em um caminhão azul formoso, pretendo ouvir,
II (refrão)
Sei que essa estrada e longa de mais, espero que tem alguém no fim do túnel querendo alguém (bis)
III
Sentado dentro do seu carro, todo envergonhado ouvindo um som
seus olhos passeiam na minha força de expressão, minha voz parece que quer saltar
viajo através do vidro, através da manta, vento forte e farol
sua luz me põe a ver o dia, aquela noite me dizia que um lindo dia ia claria
Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos
ResponderExcluirTroca frases da música:
Sentado na beira da estrada, só escuto os roncos dos carros por mim passa l
a um destino, onde não haja santo ou demônio, estradas espinhosa como vou passar
Viajo com a viola empunhada somente ela e minha companheira para eu viajar
e descer dela a figura sonhada, em um caminhão azul formoso, pretendo ouvir,
(refrão)
Sei que essa estrada e longa de mais, espero que tem alguém no fim do túnel querendo alguém (bis)
Sentado dentro do seu carro, todo envergonhado ouvindo um som
seus olhos passeiam na minha força de expressão, minha voz parece que quer saltar
viajo através do vidro, através da manta, vento forte e farol
sua luz me põe a ver o dia, na claridade do seu farol
Aluno: Matheus Gonçalves Pereira
Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos
ResponderExcluirTroca frases da música:
Sentado na beira da estrada, só escuto os roncos dos carros por mim passa l
a um destino, onde não haja santo ou demônio, estradas espinhosa como vou passar
Viajo com a viola empunhada somente ela e minha companheira para eu viajar
e descer dela a figura sonhada, em um caminhão azul formoso, pretendo ouvir,
(refrão)
Sei que essa estrada e longa de mais, espero que tem alguém no fim do túnel querendo alguém (bis)
Sentado dentro do seu carro, todo envergonhado ouvindo um som
seus olhos passeiam na minha força de expressão, minha voz parece que quer saltar
viajo através do vidro, através da manta, vento forte e farol
sua luz me põe a ver o dia, na claridade do seu farol
Aluno: mayza de oliveira santos
Como os museus estão aderindo a tecnologia?
ResponderExcluirA) exposições interativas: R:as pessoas interagem com as obras de arte dos museus, conforme os espaços e tecnológicos
B) recursos digitais: R: programas, sites, canetas, displays, entre outros
Aluno: Ruan Guerreiro
ResponderExcluirA) Exposições Interativas: As pessoas interagem com as obras de arte dos museus, conforme os espaços e tecnológicos.
B) Recursos Digitais: Programas, aplicativos, hardware e softwares, displays etc.
Aluno: Nelson Valdemar da Silva Junior
ResponderExcluirA) Exposições Interativas: As pessoas interagem com as obras de arte dos museus, conforme os espaços e tecnológicos.
B) Recursos Digitais: Programas, aplicativos, hardware e softwares, displays etc.
Nelson, Yasmin, Luana, Gustavo R. e Guilherme V. 3°G
ResponderExcluirProfissões com arte digital
Design de Embalagens: O designer gráfico é responsável pela criação da embalagem de produtos, definindo a forma, as cores, a tipografia e as informações que serão apresentadas na embalagem, visando torná-la atraente e funcional.
Design de Interfaces: O designer gráfico atua na criação de interfaces para aplicativos, sites, softwares e jogos eletrônicos, visando facilitar a interação do usuário com o produto ou serviço.
Design de Motion Graphics: O designer gráfico trabalha na criação de animações e efeitos visuais para vídeos, apresentações, comerciais e outros conteúdos audiovisuais, utilizando softwares de edição e animação para criar elementos gráficos em movimento
Design de Experiência do Usuário (UX): O designer gráfico atua na criação de interfaces digitais e físicas, visando melhorar a experiência do usuário com o produto ou serviço, levando em consideração aspectos como usabilidade, acessibilidade e design emocional.
Design de Serviços: O designer gráfico trabalha na criação de soluções visuais para serviços, desde o design de menus e sinalizações em restaurantes até o desenvolvimento de sistemas de atendimento e pagamento em estabelecimentos comerciais.
Design de Brinquedos e Produtos Infantis: O designer gráfico atua na criação de brinquedos e produtos infantis, desenvolvendo a aparência, a forma e a funcionalidade de produtos que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.
Design Social: O designer gráfico atua em projetos sociais, desenvolvendo campanhas, peças publicitárias e materiais de comunicação que promovem ações de conscientização e mudança social, abordando temas como direitos humanos, meio ambiente, saúde, educação, entre outros.
O design gráfico é uma profissão versátil e dinâmica, que se adapta às necessidades do mercado e às demandas dos clientes. Seu papel é fundamental na comunicação visual das empresas e organizações, contribuindo para a construção da identidade visual e para a promoção de produtos e serviços. Além disso, o designer gráfico pode atuar de forma autônoma, oferecendo serviços personalizados e soluções criativas para seus clientes. Se você tem interesse em design gráfico, vale a pena investir em sua formação e desenvolver suas habilidades criativas e técnicas, para se destacar nessa área tão importante e desafiadora.