3a série G 1º SEM EEJA 2023

Situação de aprendizagem 4 (página 24) SA4

EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas Análise e compreensão dos discursos produzidos por sujeitos e instituições em diferentes gêneros e campos de atuação. 

MOMENTO 1 -A FUNÇÃO DA MÚSICA

Tema: visões de mundo e consciência social, respeito a crítica  e ao posicionamento  do próximo.  

Nesse aquecimento, iniciaremos com a  linguagem  musical e outras linguagens. Temos duas obras do professor Luiz Ramos onde fazemos a  comparação de aspectos da vivencia do compositor em cada obra,  de um lado a visão política social crítica,  vivida e representada, na música "Você é a pessoa",. A outra obra, mostra a realidade  individual do momento do cotidiano vivido, música "Fazenda". O objetivo é através desses estudos é ter subsídios para responder as questões  a partir da página 24 do livro "currículo em ação", e  encaminhar conteúdos, como projeto futuro a confecção de um "video- clip" de uma música a ser escolhida do CD "Angelical", de autoria do professor. 

"Você é a pessoa" (política/crítica social) 

por Luiz Ramos                                         

I                                                                                                                                         

Você é a pessoa que pode fazer a guerra parar,

Mendigos, loucos, tortos soltos, no seu lugar,

Você é a pessoa que sabe fazer o que não sabe falar,

Chicote forte, uma marca, sempre a de ficar.

II

E essa outra pessoa...aí parada

Encostada...em um poste de luz,

lendo jornal, e o sangue corre de um lado pra outro,

E sua mão te conduz para o inferno

III

Alienado, alienação, coração condecorado

E a canção, doce canção, de algum lado...

 da estação...de trem.

MOMENTO 1 - EXEMPLO 2   "Planeta" (política social) 

Já comprei passagem pra sair, desse planeta (refrão)

II

Sonhos alucinantes, átomos acontecendo

esquina dos mutantes, nave me conhecendo

Amigos dos velhos bares, vocês agora estão...alienados 

Amigos com a injeção, do agora vocês ficaram...alucinados

III

O andar calmo do astronauta em sua nave

Viajar tranquilo, ao infinito, sua jornada, sua jornada

(Refrão)


Estudante, para esta situação de aprendizagem, traga seus gostos musicais e suas vivências nesse campo,para as conversas e práticas que serão trabalhadas. Para iniciar essa conversa, reflita e converse com seus colegas e professor sobre os questionamentos a seguir: 

1. Para você, qual a função da música?

 2. O que você entende por visões de mundo e consciência social? 

3. O que leva um compositor a escrever uma música sobre um tema político ou social? 

4. Como você percebe o uso da língua estrangeira em composições brasileiras? 

. Como você lida com os gêneros musicais que você tem menos contato?

 6. O fato de você gostar de determinado gênero musical, limita ou aguça sua vontade de conhecer outros estilos musicais? Justifique. 

7. Como você lida ao ser apresentado a outros gêneros musicais?

MOMENTO 2 - A MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO

 Estudante, agora você irá analisar a segunda música  que trazem reflexão sobre a construção da forma musical, relacionando com um "romance minimalista" romance. Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: Como posicionar-se criticamente respeitando a opinião do outro, aqui no com visão de como o professor compõe suas musicas? O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de violão e voz, na sala de aula e com gravação de conjunto no CD "Angelical".

"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

I

Na sacada , eu saquei, o seu olhar

Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar

Ao trovejar, me travei, ao te chocar,

Um girassol nasceu , sentir perfume exalar

II

Busquemos então da grande tensão, um novo momento

A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,

Tomaremos a taça até o sol, se deitar, 

E é so sentimento na chuva, e no vento 


Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)

por Luiz Ramos

I

Eu, olhava sempre,

 para aquele mar

para as ondas, que se formavam,

 e eu voltava a relembrar

II

A cada momento, 

um momento a mais,

 e você eu sentia e sonhava e não podia mais... 

parar, de pensar, em você, (ou ou)

II

Um barco, no horizonte,

 um sonho na areia

tudo, como antes

 e eu, no meu lugar

  

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES

a 1-analisar e fazer as anotações necessárias da música "você é a pessoa", do professor Luiz Ramos, citando o que entendeu da letra .

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:

a 2 - análisar a música "Planeta" do professor Luiz Ramos,fazendo as anotações necessárias em "comentários", escrevendo porque a letra fala de política social.

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:

b 1 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda", do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:

Estrofe 1:

Estrofe 2:

b 2 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL

Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas

 continuando as frases de cada estrofe na Música "a fazenda",

4=a mudando os finais de frase:

"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

I

Na sacada , eu saquei, ...................

Um beija flor voou, .......................

Ao trovejar, me travei,....................

Um girassol nasceu , s.....................

II

Busquemos então da grande tensão, .........................

A chuva começa, eu sofro a beça, .............................

Tomaremos a taça até o sol, ........................... 

E é so sentimento na chuva, ........................... 

Continuar e completar as frases com as musicas expostas na sala de aula. Musicas "Planeta" e "Mar areia e eu"; Escreva no blog seu texto de completar as frases.

4-b A partir de sua vivencia musical, procure escrever duas estrofes, de sua autoria, onde você retrate o seu cotidiano, com temas políticos sociais ou românticos, vividos no cotidiano.

Estrofe1:

Estrofe2:

Estrofe 3: (ou refrão) 

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 1)

Música 'PÁSSARO IDA E VOLTA" ( Política/social) por Luiz Ramos

Escreva no "comentário" abaixo, ou com postagem no gmail:  artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada:   

Música : 'PÁSSARO IDA E VOLTA"           I

Eu não sei como entoou seu canto agora,

passarinho eu vou te buscar lá fora,

você teme uma vitória da miragem

sabe lá se o homem vai se aqniquilar, 

espero que a guerra esteja só de passagem , 

pra que você possa então voar, então voar 

         II

Voando, andando, com meu pensamento

sua força de brilho me faz, chegar até você,

e ver de perto o seu caminho

Saindo do ceu para a terra, 

voando de um ponto pra esfera

 sua forma volta a se apresentar, 

brilhando na atmosfera

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 1)

Vamos tentar exercitar uma composição musical,

 continuando as frases de cada estrofe na Música " PÁSSARO IDA E VOLTA"

 mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 2)

Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos

Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada: 

CARONEIRO       

         I                     

Sentado na beira da estrada, a procura de carona  que me possa levar,

a um destino, onde não haja santo ou demônio, loucos pra me atormentar,

Viajo com a viola empunhada na vontade triste de ver um carro parar,

e descer dele a figura sonhada, que a tanto tempo, esperava encontrar, dizendo,

         II (refrão)

Caroneiro vai, caroneiro vem, você é da estrada e seu amor também, (bis)

        III

Sentado dentro do seu carro, sentindo sua estrela a me desejar, 

seus olhos passeiam na minha força de expressão, de dizer e não querer falar,

viajo através do vidro, através da manta, que te cobre como o sol, 

sua luz me põe a ver o dia, chegando na claridade do seu farol ,e eu me lembro:

(refrão) 

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 2)

Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas

 continuando as frases de cada estrofe na Música " CARONEIRO"

4=a mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 3)

Música "ANGELICAL" por Luiz Ramos

Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail:  artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada:   

ANGELICAL 

                I

Angelical, palavra perdida na areia, formato de pés nos meus olhos,

Umbilical, desejo de busca incendeia, brilhar miragens nos copos

                II

Sonhos, delírios, corpos sem mentes, sementes do mar,

lambe onda, me leva pra longe, toda vontade. de voltar


MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 3)

Vamos tentar exercitar uma composição ,

 continuando as frases de cada estrofe na Música " ANGELICAL"

 mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 4)

Música " OLHOS COBERTOS DE PAZ" por Luiz Ramos

Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no g mail:  artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada: 

OLHOS COBERTOS DE PAZ

        I

Quando seus olhos cobertos de paz, mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,

Sua mão correrá na busca do espaço, e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem,

Seu   coração baterá muito forte, não sei se vou, poder andar,

e o seu mundo será muito lindo, pra mim nele querer entrar,

      II

E a sensibilidade. nos pegará de repente, 

e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,

e o ar existirá, ser vivente,

e os corpos renascerão, 

alucinados prazeres

 

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 4)

Vamos tentar exercitar uma composição musical, 

 continuando as frases de cada estrofe na Música " OLHOS COBERTO DE PAZ"

 mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA  

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 5 )

Nesse estudo, você tentará escrever duas estrofes, com quatro frases, e com rimas no final de cada frase, que poderão ser duas a duas, intercaladas, ou interpolares. Todas as frases deverão, nesse exercício, as frases devem ter terem a mesma métrica rítmica. E quem puder ajudar trabalhar duas melodias diferentes. Por exemplo: as musicas "Caroneiro" e "Angelical", existem 22 acentos silábicos

Vamos tentar?

I

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

II

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

Quando os seus olhos cobertos de paz

por Luiz Ramos

  I

Quando os seus olhos cobertos de paz,

mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,

sua mão correrá na busca do espaço,

e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem

II

meu coração baterá muito forte,

 não sei se vou. poder andar ,

e o seu mundo será muito lindo,

 pra mim nele, querer entrar

III

e a sensibilidade, nos pegará de repente,

e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,

e o ar existirá, ser vivente,

e os corpos renascerão,  alucinados prazeres.


Responda as questões abaixo baseado na letra musical acima

1) O que representa essa musica para você?

2) escreva as rimas existentes nessa letra

3) Quantas estrofes e quantas frases é composta essa música

4) Explique porque essa música é romântica  

     

2 bimestre -

SA 3 M1 M2 Democracia na arte

https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/

2 Bimestre - situação de aprendizagem 4 - momento 3  (página 37)

link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor

https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe


SA 3M1,2,3,4 pg 34/35 ROBÓTICA NA ARTE

grupo 1

https://www.correiobraziliense.com.br/tecnologia/2020/10/4883093-robos-aprendem-a-pintar-quadro-por-meio-de-inteligencia-artificial.html

grupo 2

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/robo-pinta-sozinho-quadros-em-estilo-tradicional-chines-29062022#/foto/1

grupo 3

https://www.hypeness.com.br/2018/09/conheca-o-scribit-o-robo-grafiteiro-que-faz-desenhos-e-decora-paredes/

Ética - Como você entende essa questão de valorização de uma obra feita pela máquina e a feita pelo artista?

 Criatividade - Até que ponto você considera que a máquina cria por si própria e até que ponto essa criatividade vem do programador? Qual o papel do artista na questão da criatividade da máquina? É necessária vivência prática no campo da arte para o diagramador programar a máquina? 

Papel do profissional - Como você entende essa ‘substituição’ do artista pelo programador?

 Materialidade - Além das questões de valorização da obra e do artista e pensando na questão do consumo de materiais, como você entende o uso dos materiais pelas máquinas?

 Legitimação da obra - Como você entende a legitimação da obra, quem assina a obra, o robô ou o programador? Por ser máquina, quem está envolvido em sua construção também recebe por cada obra produzida? Quem deve assinar a obra, máquina ou programador?

SA 3  M5 PG 36

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/04/3s%C3%A9rie-Estudante-1sem.pdf

Arte e tecnologia -Expresso futuro com Ronaldo Lemos

https://www.youtube.com/watch?v=HwL3C_x38tQ

assistir ao vídeo, discutir  e responder em "comentários" aqui do blog durante a aula (grupo de 3 alunos)

1)- de 0,0 a 1106 - explicar as tecnológica no Museu - interação com o Público e  recursos digitais a esse público

2) de 1100 a 1830 - Quais os profissionais expostos no vídeo que atendem essa demanda tecnológica?

3) de 18;30 ao final - A arte  e seus profissionais (tradicionais) se benificía ou não  com essa evolução tecnológica? Explique a sua opinião

SA 4 - momento 3  (página 37)

link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor, ou de alguma música que preferir.

https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe

     



     







     





     





92 comentários:

  1. Boa noite! 🐈
    Bruno Davi Moreira da Silva

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    João Mateus Lucas de Paula

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Pedro Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. Boa noite
    -Nelson

    ResponderExcluir
  5. Boa noite
    Mayza de Oliveira Santos

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    (Ana Luiza Scalco Lima)

    ResponderExcluir
  7. Bruno Davi Moreira da Silva8 de fevereiro de 2023 às 19:24

    Boa noite

    ResponderExcluir
  8. Boa noite 🌙

    ResponderExcluir
  9. Rafaela de Fátima Paschoal

    ResponderExcluir
  10. Bruno Davi Moreira da Silva15 de fevereiro de 2023 às 19:58

    Boa noite

    ResponderExcluir
  11. Boa noite
    Momento 1- Função da Música
    1- uma letra sobre política social, e a outra romântica.
    2- crítica de como são as pessoas, e compreensão coletiva e crítica
    3- liberdade de escrever, e consciência social "crítica".
    4- interação entre as culturas
    5- respeitando a opinião do próximo
    6- ter um pré requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos músicasis.
    7- depende do contexto, da letra, dos efeitos sonoros, etc.

    -Nelson Valdemar da Silva Junior.

    ResponderExcluir
  12. Bruno Davi Moreira da Silva15 de fevereiro de 2023 às 20:28

    1-sobre política social/ romântica
    2- visão das pessoas, consciência coletiva e crítica
    3- liberdade de escrever/ consciência social crítica
    4- interação entre culturas
    5- respeitando a opinião no próximo
    6- aguça, por conta de que eu posso me envolver melhor com as batidas as letras e o estilo pode sim me instigar e me fazer querer saber sobre outros gêneros musicais.
    7- eu normalmente nao me importo com ser confundido de algum gênero musical eu até procuro saber sobre o gênero que eu fui confundido.

    ResponderExcluir
  13. 1- sobre política social
    2- visões das pessoas, consciência e crítica
    3- liberdade de escrever/ consciência social
    4- interação entre culturas
    5- respeitando a opinião do próximo
    6- termo pra requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos musicais
    7- eu vou respeitar

    ResponderExcluir
  14. Boa noite
    Momento 1- Função da Música
    1- uma letra sobre política social, e a outra romântica.
    2- crítica de como são as pessoas, e compreensão coletiva e crítica
    3- liberdade de escrever, e consciência social "crítica".
    4- interação entre as culturas
    5- respeitando a opinião do próxer um pré requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos músicasis.
    7-eu não tenho opinião
    - Eduardo de Souza

    ResponderExcluir
  15. - sobre política social
    2- visões das pessoas, consciência e crítica
    3- liberdade de escrever/ consciência social
    4- interação entre culturas
    5- respeitando a opinião do próximo
    6- termo pra requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos musicais
    7- eu vou respeitar qualquer que seja a opinião do outro demonstrando a minha
    Jenifer ane

    ResponderExcluir
  16. Boa noite
    Momento 1- Função da Música
    1- uma letra sobre política social, e a outra romântica.
    2- crítica de como são as pessoas, e compreensão coletiva e crítica
    3- liberdade de escrever, e consciência social "crítica".
    4- interação entre as culturas
    5- respeitando a opinião do próximo
    6- ter um pré requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que desperte a vontade de conhecer outros estilos músicasis.
    7- eu procuraria saber respeitaria mesmo sem gostar
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  17. Boa noite
    2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica

    3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica

    4. Interação entre culturas

    5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.

    6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat

    7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste

    ResponderExcluir
  18. boa noite

    1- sobre política social/ romântica
    2- visão das pessoas, consciência coletiva e crítica
    3- liberdade de escrever/ consiencia social
    4- interação entre culturas
    5- respeitando a opinião do próximo
    6- ter um pré requisito que pode ser o ritmo ou a letra ou algo que disperte a vontade de conhecer outros estilos musicais
    7- depende do gênero musical que se trata

    ResponderExcluir
  19. Matheus Gonçalves Pereira
    Boa noite
    Política social/ romântica

    2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica

    3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica

    4. Interação entre culturas

    5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.

    6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat

    7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste

    ResponderExcluir
  20. Mayza de oliveira santos
    Boa noite
    Política social/ romântica

    2. Visão das pessoas, consiencia sócial critica

    3. Liberdade de escrever,/ consciência social critica

    4. Interação entre culturas

    5. Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.

    6. Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat

    7. Vejo se encaixa no meu gosto musical e tento procurar algo na música que eu goste

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!
    Aline Damasio
    Momento 1. Função da música
    1-Sobre política social.
    2-Visão das pessoas, consciência social crítica.
    3-Liberdade de escrever, consciência social crítica.
    4-Intereração entre culturas.
    5-Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo.
    6-Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat.
    7-Tento procurar algo na música que eu goste.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite!
    Pedro Gonçalves
    Momento 1. Função da música
    1-Sobre política social.

    2-Visão das pessoas, consciência social crítica.

    3-Liberdade de escrever, consciência social crítica.

    4-Intereração entre culturas.

    5-Respeitando o gosto musical de cada pessoa, respeitando e tentando entender o estilo

    6-Conjunto de pré requisito de da voz, estilo de som, beat.

    7-Tento procurar algo na música que eu goste.

    ResponderExcluir
  23. 1- música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor

    ResponderExcluir
  24. 2- sentimos um clima de maior interação sentimental, física com relação ao que acontece com a natureza a sua volta

    ResponderExcluir
  25. 1-estrofe 1
    Musica romantica , retrata sentimentos , e admiração por uma pessoa amada, sentir ,olhar, cheirar, tudo ao redor
    2 estrofe- sentimos um clima de maior interação sentimental e física,
    Jenifer ane

    ResponderExcluir
  26. Boa noite!
    Aline Damasio
    Momento 3- Análise crítica música “Fazenda”
    1-Estrofe 1: Música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.
    2-Estrofe 2: Sentimos um clima de maior interação sentimental, e física, com relação a natureza a sua volta.

    ResponderExcluir
  27. Momento 3- Análise
    Música: " A Fazenda"
    1- Estrofe 1- música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.

    Estrofe 2- sentimos aqui, um clima de maior interação sentimental, e física, com relação á natureza a sua volta.

    -Nelson Valdemar da Silva Junior.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!
    Pedro Gonçalves
    Momento 3- Análise crítica música “Fazenda”

    1-Estrofe 1: Música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.

    2-Estrofe 2: Sentimos um clima de maior interação sentimental, e física, com relação a natureza a sua volta.

    ResponderExcluir
  29. boa noite

    momento 3: estrofe1°: música romântica, sentimentos entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, elogiar, cheirar, a natureza, tudo ao redor

    estrofe 2: sentimos um clima de maior interação sentimental, e física, com relação a natureza a sua volta

    ResponderExcluir
  30. Matheus Gonçalves Pereira

    Música: " A Fazenda"
    1- Estrofe 1- música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.

    Estrofe 2- sentimos aqui, um clima de maior interação sentimental, e física, com relação á natureza a sua volta.

    ResponderExcluir
  31. Mayza de oliveira santos

    Música: " A Fazenda"
    1- Estrofe 1- música romântica, sentimento entre duas pessoas, admiração platônica, sentir, escutar, olhar, cheirar, a natureza, tudo ao redor.

    Estrofe 2- sentimos aqui, um clima de maior interação sentimental, e física, com relação á natureza a sua volta.

    ResponderExcluir
  32. Na sacada eu saquei, SUA BELEZA
    Um beija flor voou, quem viu, SE ENCANTOU
    Ao trovejar, me travei, DE MEDO
    Um girassol, nasceu, sentir, O AR DO CALOR
    Busquemos nós então, da grande tensão DO SEU AMOR
    A chuva começa, e eu sofro a beça DE AMOR
    Faremos a festa, tomaremos a taça, EM COMEMORAÇÃO
    E é só sentimento, E AMOR

    ResponderExcluir
  33. 1- O Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

    2-
    O Iphan desenvolve ações de preservação de documentos originais e digitalização do Arquivo Central, para permitir o acesso, por meio da internet, às informações referentes ao patrimônio cultural brasileiro. Esse trabalho é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo edital Programa de Preservação de Acervos 2010/2011, na Modalidade Âncora em Rede.

    O Programa está em andamento e prevê a integração de acervos e gerenciamento do sistema de informação pelo Iphan, em todo o Brasil. A iniciativa possibilita acesso às informações existentes nos arquivos do Iphan por meio da Rede de Arquivos Iphan, além do tratamento e conservação preventiva dos documentos para evitar o manuseio indevido das fontes históricas. Preservando adequadamente os originais, garante-se a perenidade das informações e futuras digitalizações ou o uso de novas tecnologias que poderão surgir.

    3- O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros. O cadastro é um instrumento que auxilia o Iphan a desenvolver a política de prevenção à lavagem de dinheiro por meio de obras de arte (conforme a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 e a Portaria Iphan nº 396, de 15 de setembro de 2016) e, também, a conhecer os objetos de valor histórico e artístico comercializados no Brasil. Desta forma, colabora para identificar os bens passíveis de reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro, de acordo com o Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937 e a Instrução Normativa (IN) nº 01, de 11 de junho de 2007.

    4- O Cnart é um cadastro nacional mantido pelo Iphan para reunir, em um só local, informações sobre comerciantes e agentes de leilão que negociam objetos de antiguidade, obras de arte de qualquer natureza, manuscritos e livros antigos ou raros. O cadastro é um instrumento que auxilia o Iphan a desenvolver a política de prevenção à lavagem de dinheiro por meio de obras de arte (conforme a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 e a Portaria Iphan nº 396, de 15 de setembro de 2016) e, também, a conhecer os objetos de valor histórico e artístico comercializados no Brasil. Desta forma, colabora para identificar os bens passíveis de reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro, de acordo com o Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937 e a Instrução Normativa (IN) nº 01, de 11 de junho de 2007.

    5- O Dicionário é uma obra de caráter coletivo, desenvolvida pela Coordenação-Geral de Documentação e Pesquisa do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, e também um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan (PEP/MP). Seu objetivo é dotar o campo da preservação do patrimônio cultural de uma obra de referência dinâmica e crítica, que privilegie, a partir da experiência institucional, as práticas, discursos e conceitos fundamentais que caracterizam a história desse campo no Brasil.

    ResponderExcluir
  34. Na sacada , eu saquei, te vi me olhar

    Um beija flor voou, quem viu voar

    Ao trovejar, me travei, ao chegar

    Um girassol nasceu , senti seu perfume no ar

    II

    Busquemos então da grande tensão, uma canção

    A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me secar

    Tomaremos a taça até o sol, se fechar

    E é so sentimento na chuva, e no tempo

    ResponderExcluir
  35. Bruno Davi Moreira da Silva1 de março de 2023 às 20:24

    Aluno: Bruno Davi Moreira da Silva
    Pg 26. Momento-4
    Composição musical
    Atividade: complete a frase da letra da música "a fazenda" do professor Luiz Ramos.

    "A FAZENDA"
    NA SACADA EU SAQUEI, o seu jeito de rir.
    UM BEIJA FLOR VOOU, QUEM VIU, sua beleza voar.
    AO TROVEJAR, ME TRAVEI, e perdi o meu ar.
    UM GIRASSOL NASCEU,SENTIR, seu perfume no ar.

    BUSQUEMOS ENTÃO, DA GRANDE TENSÃO, o nosso romance
    A CHUVA COMEÇA, EU SOFRO ABEÇA nós precisamos começar
    FAREMOS A FESTA, TOMAREMOS A TAÇA ate a lua aparece
    E É SÓ SENTIMENTO, na começo do luar.

    ResponderExcluir
  36. Mayza de Oliveira Santos
    PG ZG: Momento-4
    Composição musical
    Atividade: complete a frase da letra da música
    "A fazenda" do professor
    Luiz Ramos

    Na sacada eu saquei, o mar
    Um beija flor voou , quem viu, sorriu
    Ao trovejar, me travei,e pensei
    Um girassol nasceu,sentir,o céu e o mar

    Busquemos então,da grande tensão, um novo olhar
    A chuva começa,eu sofro a beça,eu só quero viajar
    Faremos a festa, tomaremos a taça,até o final da noite eu vou tá caído no chão bebaão
    E é só sentimento,da emoção

    ResponderExcluir
  37. Matheus Gonçalves Pereira
    PG ZG: Momento-4
    Composição musical
    Atividade: complete a frase da letra da música
    "A fazenda" do professor
    Luiz Ramos

    Na sacada eu saquei, o mar
    Um beija flor voou , quem viu, sorriu
    Ao trovejar, me travei,e pensei
    Um girassol nasceu,sentir,o céu e o mar

    Busquemos então,da grande tensão, um novo olhar
    A chuva começa,eu sofro a beça,eu só quero viajar
    Faremos a festa, tomaremos a taça,até o final da noite eu vou tá caído no chão bebaão
    E é só sentimento,da emoção

    ResponderExcluir
  38. Ruan Guerreiro de Sousa
    Momento - 4
    Composição musical
    "A fazenda"

    1) Na sacada eu saquei, ao luar eu dancei
    Um beija flor voou, quem viu, se maravilhou
    Ao trovejar, me travei, encharcado fiquei
    Um girassol nasceu, sentir o bater do meu coração.

    2) Busquemos então, da grande tensão o sorriso do nosso amorzão
    A chuva começa, eu sofro a beça, por lembranças que me atravessa
    Faremos a festa, tomaremos a taça com o vinho que nos abraça
    E é só sentimento, que me contenta ao gosto do regalo.

    ResponderExcluir
  39. MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL

    Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas

    continuando as frases de cada estrofe na Música "a fazenda",

    4=a mudando os finais defrase:

    "Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

    I

    Na sacada , eu saquei, seu sorriso

    Um beija flor voou, e nos deixou só

    Ao trovejar, me travei,e chorei

    Um girassol nasceu sentir,um rei

    II

    Busquemos então da grande tensão, do amor

    A chuva começa, eu sofro a beça, e começo a chorar

    Tomaremos a taça até o sol, raiar

    E é so sentimento a desabar


    Eduardo de souza cruz

    ResponderExcluir
  40. Rafaela de Fátima Paschoal

    ResponderExcluir
  41. ANTÔNIO HENRIQUE NOVAIS DA CRUZ7 de março de 2023 às 21:58

    boa noite

    ResponderExcluir
  42. Forte fé 🤟☯️

    ResponderExcluir
  43. Já comprei passagem pra sair daqui
    Sonhos grandes,átomos brilhando pra mim,
    Esquina dos loucos,nave dos malucos

    Amigos dos velhos bares,vocês agora estão muito longe,
    Amigos, com o tempo todos ficaram alienados
    O andar calmo do astronauta dentro da própria mente ,
    Viajar tranquilo ao infinito do tempo antigo

    POR: Ana Beatriz de Almeida Perini

    ResponderExcluir
  44. Já comprei passagem pra sair desse lugar
    Sonhos gigantes,estrelas brilhando pra mim,
    Rua dos loucos,nave dos doidos

    Amigos dos velhos riska-facas,vocês agora estão muito distantes,
    Amigos, com o tempo todos deram alienados
    O andar calmo do astronauta dentro do próprio cérebro ,
    Viajar tranquilo ao infinito do tempo passado

    POR: João Vinicius Alves dos Santos

    ResponderExcluir
  45. Aluno: Matheus Gonçalves Pereira

    Já comprei passagem pra sair daqui
    Sonhos grandes,átomos brilhando pra mim,
    Esquina dos loucos,nave dos malucos

    Amigos dos velhos bares,vocês agora estão muito longe,
    Amigos, com o tempo todos ficaram alienados
    O andar calmo do astronauta dentro da própria mente ,
    Viajar tranquilo ao infinito do tempo

    ResponderExcluir
  46. Já comprei passagem pra sair, dessa terra

    Amigos dos velhos bares voces agora estão descontrolados

    Amigos com a injeção, do agora voces ficaram aprisionados

    O andar calmo do astronauta e ele vai em paz

    Viajar tranquilo, ao infinito, sua jornada, ele vai se superar

    ResponderExcluir

  47. =MOMENTO 4 COMPOSIÇÃO MUSICAL=

    ° MÚSICA
    °"PLANETA"
    ° Luiz Ramos
    Já comprei uma passagem pra sair desse cometa
    Sonhos angustiantes átomos estão se perdendo esquina dos viajantes Nave dos egocêntrico.

    Amigos dos velhos bares, que agora tá desesperados.
    Amigos com esses sons que te deixaram alienados.
    O andar calmo do astronauta ficando tarde
    Viajar tranquilo ao infinito até em casa.

    ALUNO (GUSTAVO RUAN)

    ResponderExcluir
  48. Situação de aprendizagem 4
    Tema: visões de mundo e consciência social e música planeta.

    Aline Damasio
    Jenifer Ane

    "Já comprei passagem para sair desse mundo louco
    Sonhos bobos átomos sórdidos
    Esquina dos mortos nave dos outros
    Amigos dos velhos bares
    você agora está tão longe
    Amigos com histórias novas mas ficavam alienados
    E andar calmo astronautas me deixava nervosa
    Viajar tranquilo ao infinito
    Já não era possível

    ResponderExcluir
  49. Boa noite
    Matheus Beuno
    Melissa Teixeira
    Gabriel Botelho

    ResponderExcluir
  50. Mayza de oliveira santos

    ResponderExcluir
  51. Matheus Gonçalves Pereira

    ResponderExcluir
  52. Eu olhava sempre, para aquele lugar
    Para as ondas que se formavam
    Dos menozin que ia roubar
    A cada momento, um momento a mais
    Aquela tensão, era hora de enquadrar
    Vai que vem polícia, se louco mo fita

    Um barco horizonte,
    Era a romu, vi de longe
    Tudo como antes, obrigado papai do céu, tchau pra esse mundo chocante

    ResponderExcluir
  53. Eu olhava sempre, para aquele rio
    Para as ondas que se formavam
    Dos menozin que ia roubar
    A cada momento, um momento a mais
    Aquela tesoura, era hora de corta
    Vai que vem seu polícia, eu tô louco não tô louco eu
    Sou o paulo

    Um barco horizonte,
    Era a vtr, vi de longe
    Tudo como antes, obrigado papai do céu, tchau pra ess
    e mundo chocante

    Paulo plinio

    ResponderExcluir
  54. PLANETA
    Já comprei passagem pra sair de casa (bis)
    Sonhos malucos , átomos de acontecimentos esquina dso becos,nave de conhecimentos

    Amigos,dos velhos bares vocês agora estão perdidos Amigos,com vários medos ,do agora mais fi aram animados

    O andar calmo do astronauta no espaço

    Viajar tranquilo ao infinito e além




    MAR,AREI E EU


    Ei olho sempre para nadar ,para as ondas que se formando na pera do mar
    a cada momento ,um momento a mais ,eu sinto mais te amar e mais como do céu ao mar

    Um barco no horizonte ,te vejo tudo como antes só que sinto vocês mais distante




    EDUARDO DE SOUZA CRUZ

    ResponderExcluir
  55. Mayza de oliveira santos

    "mar, a ela e eu "

    Eu olhava sempre, para aquela água,
    Para as ondas que se formavam,
    E eu sempre imaginava nois dois
    A cada momento,um momento a mais,
    E eu sempre sentia sua presença,
    E não podia te ver mais , só que eu sempre lembrava e pensava em você.

    ResponderExcluir
  56. Será que eles tem tempo pra dar uma galada?

    ResponderExcluir
  57. João Vinicius Alves dos Santos16 de março de 2023 às 20:47

    Perguntas para a banda
    1- Quais os planos da Banda para um futuro próximo? E um futuro distante?
    2- Quando será o próximo lançamento?
    3- Quando será a próxima turnê ?
    4- De que maneiras as novas músicas diferem das antigas?
    5- Como a banda se formou ?

    ResponderExcluir
  58. Momento 3 - Análise das músicas
    " PASSARO IDA E VOLTA" (Luiz Ramos) o que eu entendi foi, sobre a guerra contra a liberdade do homem com a natureza, e do homem contra os homens pessoas querendo tira a liberdade de quem quer viver

    ResponderExcluir
  59. Alguém faz um pix aí ?
    11997655482

    ResponderExcluir
  60. Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos
    Troca frases da música:

    Sentado na beira da estrada, só escuto os roncos dos carros por mim passa l

    a um destino, onde não haja santo ou demônio, estradas espinhosa como vou passar

    Viajo com a viola empunhada somente ela e minha companheira para eu viajar

    e descer dela a figura sonhada, em um caminhão azul formoso, pretendo ouvir,

    II (refrão)

    Sei que essa estrada e longa de mais, espero que tem alguém no fim do túnel querendo alguém (bis)

    III

    Sentado dentro do seu carro, todo envergonhado ouvindo um som

    seus olhos passeiam na minha força de expressão, minha voz parece que quer saltar

    viajo através do vidro, através da manta, vento forte e farol

    sua luz me põe a ver o dia, aquela noite me dizia que um lindo dia ia claria

    ResponderExcluir
  61. Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos

    Troca frases da música:
    Sentado na beira da estrada, só escuto os roncos dos carros por mim passa l
    a um destino, onde não haja santo ou demônio, estradas espinhosa como vou passar
    Viajo com a viola empunhada somente ela e minha companheira para eu viajar
    e descer dela a figura sonhada, em um caminhão azul formoso, pretendo ouvir,

    (refrão)
    Sei que essa estrada e longa de mais, espero que tem alguém no fim do túnel querendo alguém (bis)

    Sentado dentro do seu carro, todo envergonhado ouvindo um som
    seus olhos passeiam na minha força de expressão, minha voz parece que quer saltar
    viajo através do vidro, através da manta, vento forte e farol
    sua luz me põe a ver o dia, na claridade do seu farol

    Aluno: Matheus Gonçalves Pereira

    ResponderExcluir
  62. Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos

    Troca frases da música:
    Sentado na beira da estrada, só escuto os roncos dos carros por mim passa l
    a um destino, onde não haja santo ou demônio, estradas espinhosa como vou passar
    Viajo com a viola empunhada somente ela e minha companheira para eu viajar
    e descer dela a figura sonhada, em um caminhão azul formoso, pretendo ouvir,

    (refrão)
    Sei que essa estrada e longa de mais, espero que tem alguém no fim do túnel querendo alguém (bis)

    Sentado dentro do seu carro, todo envergonhado ouvindo um som
    seus olhos passeiam na minha força de expressão, minha voz parece que quer saltar
    viajo através do vidro, através da manta, vento forte e farol
    sua luz me põe a ver o dia, na claridade do seu farol

    Aluno: mayza de oliveira santos

    ResponderExcluir
  63. Bruno Davi Moreira da Silva31 de maio de 2023 às 19:42

    Como os museus estão aderindo a tecnologia?
    A) exposições interativas: R:as pessoas interagem com as obras de arte dos museus, conforme os espaços e tecnológicos
    B) recursos digitais: R: programas, sites, canetas, displays, entre outros

    ResponderExcluir
  64. Aluno: Ruan Guerreiro
    A) Exposições Interativas: As pessoas interagem com as obras de arte dos museus, conforme os espaços e tecnológicos.

    B) Recursos Digitais: Programas, aplicativos, hardware e softwares, displays etc.

    ResponderExcluir
  65. Aluno: Nelson Valdemar da Silva Junior
    A) Exposições Interativas: As pessoas interagem com as obras de arte dos museus, conforme os espaços e tecnológicos.

    B) Recursos Digitais: Programas, aplicativos, hardware e softwares, displays etc.

    ResponderExcluir
  66. Nelson, Yasmin, Luana, Gustavo R. e Guilherme V. 3°G

    Profissões com arte digital

    Design de Embalagens: O designer gráfico é responsável pela criação da embalagem de produtos, definindo a forma, as cores, a tipografia e as informações que serão apresentadas na embalagem, visando torná-la atraente e funcional.

    Design de Interfaces: O designer gráfico atua na criação de interfaces para aplicativos, sites, softwares e jogos eletrônicos, visando facilitar a interação do usuário com o produto ou serviço.

    Design de Motion Graphics: O designer gráfico trabalha na criação de animações e efeitos visuais para vídeos, apresentações, comerciais e outros conteúdos audiovisuais, utilizando softwares de edição e animação para criar elementos gráficos em movimento

    Design de Experiência do Usuário (UX): O designer gráfico atua na criação de interfaces digitais e físicas, visando melhorar a experiência do usuário com o produto ou serviço, levando em consideração aspectos como usabilidade, acessibilidade e design emocional.

    Design de Serviços: O designer gráfico trabalha na criação de soluções visuais para serviços, desde o design de menus e sinalizações em restaurantes até o desenvolvimento de sistemas de atendimento e pagamento em estabelecimentos comerciais.

    Design de Brinquedos e Produtos Infantis: O designer gráfico atua na criação de brinquedos e produtos infantis, desenvolvendo a aparência, a forma e a funcionalidade de produtos que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.

    Design Social: O designer gráfico atua em projetos sociais, desenvolvendo campanhas, peças publicitárias e materiais de comunicação que promovem ações de conscientização e mudança social, abordando temas como direitos humanos, meio ambiente, saúde, educação, entre outros.

    O design gráfico é uma profissão versátil e dinâmica, que se adapta às necessidades do mercado e às demandas dos clientes. Seu papel é fundamental na comunicação visual das empresas e organizações, contribuindo para a construção da identidade visual e para a promoção de produtos e serviços. Além disso, o designer gráfico pode atuar de forma autônoma, oferecendo serviços personalizados e soluções criativas para seus clientes. Se você tem interesse em design gráfico, vale a pena investir em sua formação e desenvolver suas habilidades criativas e técnicas, para se destacar nessa área tão importante e desafiadora.

    ResponderExcluir