Situação de aprendizagem 4 (página 24) SA4
EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas Análise e compreensão dos discursos produzidos por sujeitos e instituições em diferentes gêneros e campos de atuação.
MOMENTO 1 -A FUNÇÃO DA MÚSICA
Tema: visões de mundo e consciência social, respeito a crítica e ao posicionamento do próximo.
Nesse aquecimento, iniciaremos com a linguagem musical e outras linguagens. Temos duas obras do professor Luiz Ramos onde fazemos a comparação de aspectos da vivencia do compositor em cada obra, de um lado a visão política social crítica, vivida e representada, na música "Você é a pessoa",. A outra obra, mostra a realidade individual do momento do cotidiano vivido, música "Fazenda". O objetivo é através desses estudos é ter subsídios para responder as questões a partir da página 24 do livro "currículo em ação", e encaminhar conteúdos, como projeto futuro a confecção de um "video- clip" de uma música a ser escolhida do CD "Angelical", de autoria do professor.
"Você é a pessoa" (política/crítica social)
por Luiz Ramos
I
Você é a pessoa que pode fazer a guerra parar,
Mendigos, loucos, tortos soltos, no seu lugar,
Você é a pessoa que sabe fazer o que não sabe falar,
Chicote forte, uma marca, sempre a de ficar.
II
E essa outra pessoa...aí parada
Encostada...em um poste de luz,
lendo jornal, e o sangue corre de um lado pra outro,
E sua mão te conduz para o inferno
III
Alienado, alienação, coração condecorado
E a canção, doce canção, de algum lado...
da estação...de trem.
MOMENTO 1 - EXEMPLO 2 "Planeta" (política social)
I
Já comprei passagem pra sair, desse planeta (refrão)
II
Sonhos alucinantes, átomos acontecendo
esquina dos mutantes, nave me conhecendo
Amigos dos velhos bares, vocês agora estão...alienados
Amigos com a injeção, do agora vocês ficaram...alucinados
III
O andar calmo do astronauta em sua nave
Viajar tranquilo, ao infinito, sua jornada, sua jornada
(Refrão)
Estudante, para esta situação de aprendizagem, traga seus gostos musicais e suas vivências nesse campo,para as conversas e práticas que serão trabalhadas. Para iniciar essa conversa, reflita e converse com seus colegas e professor sobre os questionamentos a seguir:
1. Para você, qual a função da música?
2. O que você entende por visões de mundo e consciência social?
3. O que leva um compositor a escrever uma música sobre um tema político ou social?
4. Como você percebe o uso da língua estrangeira em composições brasileiras?
. Como você lida com os gêneros musicais que você tem menos contato?
6. O fato de você gostar de determinado gênero musical, limita ou aguça sua vontade de conhecer outros estilos musicais? Justifique.
7. Como você lida ao ser apresentado a outros gêneros musicais?
MOMENTO 2 - A MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO
Estudante, agora você irá analisar a segunda música que trazem reflexão sobre a construção da forma musical, relacionando com um "romance minimalista" romance. Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: Como posicionar-se criticamente respeitando a opinião do outro, aqui no com visão de como o professor compõe suas musicas? O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de violão e voz, na sala de aula e com gravação de conjunto no CD "Angelical".
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, o seu olhar
Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar
Ao trovejar, me travei, ao te chocar,
Um girassol nasceu , sentir perfume exalar
II
Busquemos então da grande tensão, um novo momento
A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,
Tomaremos a taça até o sol, se deitar,
E é so sentimento na chuva, e no vento
Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)
por Luiz Ramos
I
Eu, olhava sempre,
para aquele mar
para as ondas, que se formavam,
e eu voltava a relembrar
II
A cada momento,
um momento a mais,
e você eu sentia e sonhava e não podia mais...
parar, de pensar, em você, (ou ou)
II
Um barco, no horizonte,
um sonho na areia
tudo, como antes
e eu, no meu lugar
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES
a 1-analisar e fazer as anotações necessárias da música "você é a pessoa", do professor Luiz Ramos, citando o que entendeu da letra .
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
a 2 - análisar a música "Planeta" do professor Luiz Ramos,fazendo as anotações necessárias em "comentários", escrevendo porque a letra fala de política social.
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
b 1 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda", do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:
Estrofe 1:
Estrofe 2:
b 2 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL
Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas
continuando as frases de cada estrofe na Música "a fazenda",
4=a mudando os finais de frase:
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, ...................
Um beija flor voou, .......................
Ao trovejar, me travei,....................
Um girassol nasceu , s.....................
II
Busquemos então da grande tensão, .........................
A chuva começa, eu sofro a beça, .............................
Tomaremos a taça até o sol, ...........................
E é so sentimento na chuva, ...........................
Continuar e completar as frases com as musicas expostas na sala de aula. Musicas "Planeta" e "Mar areia e eu"; Escreva no blog seu texto de completar as frases.
4-b A partir de sua vivencia musical, procure escrever duas estrofes, de sua autoria, onde você retrate o seu cotidiano, com temas políticos sociais ou românticos, vividos no cotidiano.
Estrofe1:
Estrofe2:
Estrofe 3: (ou refrão)
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 1)
Música 'PÁSSARO IDA E VOLTA" ( Política/social) por Luiz Ramos
Escreva no "comentário" abaixo, ou com postagem no gmail: artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
Música : 'PÁSSARO IDA E VOLTA" I
Eu não sei como entoou seu canto agora,
passarinho eu vou te buscar lá fora,
você teme uma vitória da miragem
sabe lá se o homem vai se aqniquilar,
espero que a guerra esteja só de passagem ,
pra que você possa então voar, então voar
II
Voando, andando, com meu pensamento
sua força de brilho me faz, chegar até você,
e ver de perto o seu caminho
Saindo do ceu para a terra,
voando de um ponto pra esfera
sua forma volta a se apresentar,
brilhando na atmosfera
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 1)
Vamos tentar exercitar uma composição musical,
continuando as frases de cada estrofe na Música " PÁSSARO IDA E VOLTA"
mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 2)
Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos
Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
CARONEIRO
I
Sentado na beira da estrada, a procura de carona que me possa levar,
a um destino, onde não haja santo ou demônio, loucos pra me atormentar,
Viajo com a viola empunhada na vontade triste de ver um carro parar,
e descer dele a figura sonhada, que a tanto tempo, esperava encontrar, dizendo,
II (refrão)
Caroneiro vai, caroneiro vem, você é da estrada e seu amor também, (bis)
III
Sentado dentro do seu carro, sentindo sua estrela a me desejar,
seus olhos passeiam na minha força de expressão, de dizer e não querer falar,
viajo através do vidro, através da manta, que te cobre como o sol,
sua luz me põe a ver o dia, chegando na claridade do seu farol ,e eu me lembro:
(refrão)
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 2)
Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas
continuando as frases de cada estrofe na Música " CARONEIRO"
4=a mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 3)
Música "ANGELICAL" por Luiz Ramos
Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail: artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
ANGELICAL
I
Angelical, palavra perdida na areia, formato de pés nos meus olhos,
Umbilical, desejo de busca incendeia, brilhar miragens nos copos
II
Sonhos, delírios, corpos sem mentes, sementes do mar,
lambe onda, me leva pra longe, toda vontade. de voltar
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 3)
Vamos tentar exercitar uma composição ,
continuando as frases de cada estrofe na Música " ANGELICAL"
mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 4)
Música " OLHOS COBERTOS DE PAZ" por Luiz Ramos
Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no g mail: artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
OLHOS COBERTOS DE PAZ
I
Quando seus olhos cobertos de paz, mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,
Sua mão correrá na busca do espaço, e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem,
Seu coração baterá muito forte, não sei se vou, poder andar,
e o seu mundo será muito lindo, pra mim nele querer entrar,
II
E a sensibilidade. nos pegará de repente,
e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,
e o ar existirá, ser vivente,
e os corpos renascerão,
alucinados prazeres
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 4)
Vamos tentar exercitar uma composição musical,
continuando as frases de cada estrofe na Música " OLHOS COBERTO DE PAZ"
mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 5 )
Nesse estudo, você tentará escrever duas estrofes, com quatro frases, e com rimas no final de cada frase, que poderão ser duas a duas, intercaladas, ou interpolares. Todas as frases deverão, nesse exercício, as frases devem ter terem a mesma métrica rítmica. E quem puder ajudar trabalhar duas melodias diferentes. Por exemplo: as musicas "Caroneiro" e "Angelical", existem 22 acentos silábicos
Vamos tentar?
I
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
II
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
Quando os seus olhos cobertos de paz
por Luiz Ramos
I
Quando os seus olhos cobertos de paz,
mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,
sua mão correrá na busca do espaço,
e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem
II
meu coração baterá muito forte,
não sei se vou. poder andar ,
e o seu mundo será muito lindo,
pra mim nele, querer entrar
III
e a sensibilidade, nos pegará de repente,
e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,
e o ar existirá, ser vivente,
e os corpos renascerão, alucinados prazeres.
Responda as questões abaixo baseado na letra musical acima
1) O que representa essa musica para você?
2) escreva as rimas existentes nessa letra
3) Quantas estrofes e quantas frases é composta essa música?
4) Explique porque essa música é romântica
2º BIMESTRE
https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/
2 Bimestre - situação de aprendizagem 4 - momento 3 (página 37)
link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor
https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe
pg 34 ROBÓTICA NA ARTE
grupo 1
grupo 2
grupo 3
Ética - Como você entende essa questão de valorização de uma obra feita pela máquina e a feita pelo artista?
Criatividade - Até que ponto você considera que a máquina cria por si própria e até que ponto essa criatividade vem do programador? Qual o papel do artista na questão da criatividade da máquina? É necessária vivência prática no campo da arte para o diagramador programar a máquina?
Papel do profissional - Como você entende essa ‘substituição’ do artista pelo programador?
Materialidade - Além das questões de valorização da obra e do artista e pensando na questão do consumo de materiais, como você entende o uso dos materiais pelas máquinas?
Legitimação da obra - Como você entende a legitimação da obra, quem assina a obra, o robô ou o programador? Por ser máquina, quem está envolvido em sua construção também recebe por cada obra produzida? Quem deve assinar a obra, máquina ou programador?
SA 3 M5 PG 36
Arte e tecnologia -Expresso futuro com Ronaldo Lemos
https://www.youtube.com/watch?v=HwL3C_x38tQ
assistir ao vídeo, discutir e responder em "comentários" aqui do blog durante a aula (grupo de 3 alunos)
1)- de 0,0 a 1106 - explicar as tecnológica no Museu - interação com o Público e recursos digitais a esse público
2) de 1100 a 1830 - Quais os profissionais expostos no vídeo que atendem essa demanda tecnológica?
3) de 18;30 ao final - A arte e seus profissionais (tradicionais) se benificía ou não com essa evolução tecnológica? Explique a sua opinião
SA 4 - momento 3 (página 37)
link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor, ou de alguma música que preferir.
https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe
..
ResponderExcluirBOA NOITE ,MAYRA
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluirKaio Magalhães Ferreira da Silva
Boa noite
ResponderExcluir(Débora)
Anna Luiza
ExcluirBoa noite Gregory
ResponderExcluirBoa noite Guilherme Prado da Silva Gomes
ResponderExcluirBoa Noite, João Victor
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirEstefanie vizacri de Camargo
Boa noite
ResponderExcluirCaio Eduardo Ferreira Fernandes
Boa noite
ResponderExcluirRaissa Lacerda
Boa noite !
ResponderExcluirMatheus Guilherme Martins
Boa noite
ResponderExcluirJoão Victor Nobrega da Silva
Vai Corinthians
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirMiryan Moreira
alguem paga um lanche pra mim
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirCarlos
Faz um pix pa nois
ResponderExcluirUm salve salve pra todos malokeiro , a humildade é a chave pros verdadeiro
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirGustavo Batista
Santos falido
ResponderExcluirBoa rapaziada
ResponderExcluirAmanhã tem Corinthians!
ResponderExcluirAmanhã o roni vai amassar
ResponderExcluirAqui é o pauuuuuloooooooo
ResponderExcluirraissa aparecida
ResponderExcluirAnna Luiza Tancredo
ResponderExcluirBoa noite!!
Boa noite, Estela
ResponderExcluirBoa noite maria Eduarda Souza da gama
ResponderExcluirVinicius Luciano Vieira
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirKauan
1 r: entreter e nos fazer escapar da realidade, no caso da música do professor, foi escrita em formato de "crítica social"
ResponderExcluir2r: acho a música uma forma de fazer justiça indiretamente e falar oque pensamos, assim como o professor fez
3r: acho que o professor escreveu esta com a intenção de demonstrar sua visão de mundo
4r: soa diferente mas com a mesma intenção
5r:admito um pouco de preconceito se fugirem muuuito do meu costume, no caso das músicas do professor eu adorei e aceitei bem, até curti de certa forma.
6r:não, sou bem fechada no meu mundo musical ouvindo esculhambaçao de guitarra
7r: a não curto muito a música, mas ouço com respeito caso me mostrem
Beatriz Rodrigues Amaral
1) R= política/social FAZENDA SENTIMENTO
ResponderExcluir2) R= Visão de mundo : como a solidariedade se socializar se interagir
Consciência social : querer o bem para a nossa sociedade
3) R= a vivência da desigualdade social na sociedade
4) R= Nós se identificamos pela mudança da linguagem sonora
5) R= com a relação a música do professor
Senti uma vibe como se eu estivesse num restaurante e me trás leveza num ambiente
6) R= Depende doque ela me passa
7)R= reflexões
1 r: entreter e nos fazer escapar da realidade, no caso da música do professor, foi escrita em formato de "crítica social"
ResponderExcluir2r: acho a música uma forma de fazer justiça indiretamente e falar oque pensamos, assim como o professor fez
3r: acho que o professor escreveu esta com a intenção de demonstrar sua visão de mundo
4r: soa diferente mas com a mesma intenção
5r:admito um pouco de preconceito se fugirem muuuito do meu costume, no caso das músicas do professor eu adorei e aceitei bem, até curti de certa forma.
6r:não, sou bem fechada no meu mundo musical ouvindo esculhambaçao de guitarra
7r: a não curto muito a música, mas ouço com respeito caso me mostrem
João Victor Nobrega da Silva
Boa noite!
ResponderExcluirMatheus Guilherme Martins
1 r: entreter e nos fazer escapar da realidade, no caso da música do professor, foi escrita em formato de "crítica social"
ResponderExcluir2r: acho a música uma forma de fazer justiça indiretamente e falar oque pensamos, assim como o professor fez
3r: acho que o professor escreveu esta com a intenção de demonstrar sua visão de mundo
4r: soa diferente mas com a mesma intenção
5r:admito um pouco de preconceito se fugirem muuuito do meu costume, no caso das músicas do professor eu adorei e aceitei bem, até curti de certa forma.
6r:não, sou bem fechada no meu mundo musical ouvindo esculhambaçao de guitarra
7r: a não curto muito a música, mas ouço com respeito caso me mostrem
Eduardo Henrique Jesus Santos
ESTALA
ResponderExcluir1) R= política/social FAZENDA SENTIMENTO
2) R= Visão de mundo : como a solidariedade se socializar se interagir
Consciência social : querer o bem para a nossa sociedade
3) R= a vivência da desigualdade social na sociedade
4) R= Nós se identificamos pela mudança da linguagem sonora
5) R= com a relação a música do professor
Senti uma vibe como se eu estivesse num restaurante e me trás leveza num ambiente
6) R= Depende doque ela me passa
7)R= reflexões
boa noite
ResponderExcluirAyla Jéssica
r: entreter e nos fazer escapar da realidade, no caso da música do professor, foi escrita em formato de "crítica social"
ResponderExcluir2r: acho a música uma forma de fazer justiça indiretamente e falar oque pensamos, assim como o professor fez
3r: acho que o professor escreveu esta com a intenção de demonstrar sua visão de mundo
4r: soa diferente mas com a mesma intenção
5r:admito um pouco de preconceito se fugirem muuuito do meu costume, no caso das músicas do professor eu adorei e aceitei bem, até curti de certa forma.
6r:não, sou bem fechada no meu mundo musical ouvindo esculhambaçao de guitarra
7r: a não curto muito a música, mas ouço com respeito caso me mostrem
Nicolas Tegedo Oliveira
ResponderExcluir1 r: entreter e nos fazer escapar da realidade, no caso da música do professor, foi escrita em formato de "crítica social"
2r: acho a música uma forma de fazer justiça indiretamente e falar oque pensamos, assim como o professor fez
3r: acho que o professor escreveu esta com a intenção de demonstrar sua visão de mundo
4r: soa diferente mas com a mesma intenção
5r:admito um pouco de preconceito se fugirem muuuito do meu costume, no caso das músicas do professor eu adorei e aceitei bem, até curti de certa forma.
6r:não, sou bem fechada no meu mundo musical ouvindo esculhambaçao de guitarra
7r: a não curto muito a música
entreter e nos fazer escapar da realidade, no caso da música do professor, foi escrita em formato de "crítica social"
ResponderExcluir2r: acho a música uma forma de fazer justiça indiretamente e falar oque pensamos, assim como o professor fez
3r: acho que o professor escreveu esta com a intenção de demonstrar sua visão de mundo
4r: soa diferente mas com a mesma intenção
5r:admito um pouco de preconceito se fugirem muuuito do meu costume, no caso das músicas do professor eu adorei e aceitei bem, até curti de certa forma.
6r:não, sou bem fechada no meu mundo musical ouvindo esculhambaçao de guitarra
7r: a não curto muito a música, mas ouço com respeito caso me mostrem
Anna Luiza Tancredo
1-considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
ResponderExcluir2-a capacidade que alguém tem de perceber as pessoas e a sociedade ao seu redor.
3-a música pode ser utilizada para demonstrar descontentamento com uma determinada gestão governamental.
4- nas letras de música que são tocada em celular/ rádio
5-não presto atenção
6-sim,pq se eu gosto de um gênero n vou procurar outro
7-se n me chamar atenção não presto atenção
Maria Eduarda Souza da gama
9/02
Miryan Moreira
ResponderExcluir1r: entreter e nos fazer escapar da realidade no caso da música do professor foi escrita em formato de “crítica social”
2r: acho a música uma forma de fazer justiça indiretamente e falar o que pensamos, assim como o professor fez
3r: acho que o professor escreveu essa com intenção de demonstrar a visão do mundo
4r: soa diferente mas com a mesma intenção
5r: admito um pouco de preconceito de fugirem muito do meu costume, no caso das músicas do professor eu gostei e aceitei bem, até curti de certa forma
6r: não sou bem fechada no meu mundo musical ouvindo esculhambação de guitarra
7r: não curto o tipo de música, porém respeito caso me mostrem
Resposta
ResponderExcluirRuan trindade
1 - uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal funcao de relaxar
2 - alguém tem de perceber as pessoas e a sociedade ao seu redor.
3 - pode ser utilizada para demonstrar descontentamento com uma determinada gestão governamental.
4- nas letras de músicas que são tocadas em rádio/celular
5- não escuto e não presto atenção na letra justamente não por não gostar do gênero
6- não
7- eu escuto e digo se gostei ou não, presto bem atenção na letra
Eduardo henrique
ResponderExcluir1r: entreter e nos fazer escapar da realidade no caso da música do professor foi escrita em formato de “crítica social”
2r: acho a música uma forma de fazer justiça indiretamente e falar o que pensamos, assim como o professor fez
3r: acho que o professor escreveu essa com intenção de demonstrar a visão do mundo
4r: soa diferente mas com a mesma intenção
5r: admito um pouco de preconceito de fugirem muito do meu costume, no caso das músicas do professor eu gostei e aceitei bem, até curti de certa forma
6r: não sou bem fechada no meu mundo musical ouvindo esculhambação de guitarra
7r: não curto o tipo de música, porém respeito caso me mostrem
boa noite
ResponderExcluirBoa noite Laissa
ResponderExcluir1) política/social FAZENDA SENTIMENTO
ResponderExcluir2) visão de mundo : como a solidariedade se socializar se interagir
Consciência social : querer o bem para a nossa sociedade
3) a vivência da desigualdade social na sociedade
4) Nós se indentificamos
Boa noite, mayra aqui
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBeatriz Rodrigues 3i
ResponderExcluirEstrofe 1:
Em um lugar muito bonito ele encontra uma mulher muito bonita e assim nasce um amor jovem.
Estrofe 2: a chuva representa um tempo dificil, e ele precisa dela para se molhar e se sentir melhor.
um girassol nasce e o cheiro da flor os faz feliz, no fim eles tomam uma taça e dormem junto ao sol.
Boa noite!
ResponderExcluirMatheus Guilherme Martins
Momento 3- "fazenda"
Estrofe 1- esse verso expressa o despertar das sensações, gerou-se paixão, como se fosse a fase de inicial de um grande amor.
Estrofe 2- aqui a paixão se desenvolve. Além das sensações também rola a vivência de algo maior e mais intenso
Beatriz Rodrigues 3i
ResponderExcluirFala sobre toque, perfume, flores, amor jovem que envelhece com o tempo porem, nunca morre,mesmo com as loucuras da mocidade
Caio Eduardo
ResponderExcluirMúsica: Fazenda
A) Estrofe 1:
Representa um clima romântico, o autor destaca os sentimentos momentâneos.
B) Estrofe 2:
Ainda mantém o clima romântico, com uma insistência em continuar amando.
Kaio Magalhães Ferreira Da Silva
ResponderExcluir“Fazenda”
ESTROFE 1:essa estrofe fala muito sobre a sensualismo desse casal na sacada de sua fazenda, usando vários acontecimentos em sua volta.
ESTROFE 2: o aproveitamento do casal com a situação do tempo(clima) para demonstrar o seu sentimento.
Ruan de Moura Trindade
ResponderExcluirBoa noite!
Estou fazendo pelo computador, pois no celular está dando erro e não consigo comentar.
“Fazenda”
ESTROFE 1: a primeira estrofe fala sobre o casal da fazenda e contando vários acontecimentos em seu redor (não entendi muito bem)
ESTROFE 2: a segunda estrofe ele demonstra o sentimento de amor junto com o clima do tempo daquela hora.
João Victor Nobrega da Silva
ResponderExcluirBoa noite!
Estou fazendo pelo computador, pois no celular está dando erro e não consigo comentar.
“Fazenda”
ESTROFE 1: a primeira estrofe fala sobre o casal da fazenda e contando vários acontecimentos em seu redor (não entendi muito bem)
ESTROFE 2: a segunda estrofe ele demonstra o sentimento de amor junto com o clima do tempo daquela hora.
Boa noite
ResponderExcluirEduardo Henrique Jesus Santos
Atividade SA4
1~Função da música
2~Leitura
3~análise de composições
a)”você é pessoa”
Estrofe1:0autor fala pra pessoa que tem poder econômico,político da situação do pobre da pessoa oprimida
Estrofe2:mostra o poder de persuasão de jornal persuasão de quem tem poder e as consequências que as notícia podem trazer,em forma de violência
3~quem tem poder transforma as pessoas oprimidas em alienadas é que buscam se um “status imaginário”
“A fazenda”
ResponderExcluirRuan Trindade
Gustavo Batista
Gustavo Lopes
Nicolas Tegedo
Eduardo Henrique
Na sacada, eu saquei a cor do seus olhos
Um beija flor voou, quem viu sorriu
Ao trovejar, me travei em seu olhar
Um girassol nasceu, sentiu a luz do olhar
Busquemos então, da grande tensão no fundo do meu coração
A chuva começa, eu sofro a beça tentando encontrar a minha paixão
E é só sentimento com emoção.
“A fazenda”
ResponderExcluirRuan Trindade
Gustavo Batista
Gustavo Lopes
Nicolas Tegedo
Eduardo Henrique
Na sacada, eu saquei a cor do seus olhos
Um beija flor voou, quem viu sorriu
Ao trovejar, me travei em seu olhar
Um girassol nasceu, sentiu a luz do olhar
Busquemos então, da grande tensão no fundo do meu coração
A chuva começa, eu sofro a beça tentando encontrar a minha paixão
Faremos a festa, tomaremos a taça com minha comparsa
E é só sentimento com cachaça
Boa noite
ResponderExcluirJulia Carinhanha Cirne da Silva
Estefanie Vizacri de Camargo
Maria Eduarda Souza
Kaio Magalhaes
Guilherme Prado
Atividade - Momento 4
A Fazenda
- Por: Luiz Ramos
Na sacada eu saquei, uma garota avistei
Um beija flor voou, quem viu se apaixonou
Ao trovejar me travei, no seu olhar apaixonei
Um girassol nasceu, senti um perfume seu
Busquemos então, da grande tensão uma tranquilidade
A chuva começa eu sofro a beça mas é a verdade
Faremos a festa, tomaremos a taça e ficamos a vontade
E é só sentimento, é só a saudade.
Salve
ResponderExcluirRaissa Lacerda
ResponderExcluirOnde atua? Na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico.
O que defende? Protege os bens históricos do país assegurando sua permanecia.
Quais bens protegidos? Edificações, coleções, equipamentos urbanos, paisagens, ruínas e etc.
O que é considerado patrimônio para o iphan? Conjunto de bens.
Boa noite, João Victor Costa Hidalgo.
ResponderExcluirOnde atua? Na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico.
O que defende? Protege os bens históricos do país assegurando sua permanecia.
Quais bens protegidos? Edificações, coleções, equipamentos urbanos, paisagens, ruínas e etc.
O que é considerado patrimônio para o iphan? Conjunto de bens.
Miryan dos Santos Moreira
ResponderExcluirOnde atua? Na preservação e conservação do patrimônio de cunho histórico, artístico e paisagístico.
O que defende? Protege os bens históricos do país assegurando sua permanecia.
Quais bens protegidos? Edificações, coleções, equipamentos urbanos, paisagens, ruínas e etc.
O que é considerado patrimônio para o iphan? Conjunto de bens.
Victor Ramires Da Silva
ResponderExcluirAtividade - Momento 4
A Fazenda
Por: Luiz Ramos
Na sacada eu saquei, uma garota avistei
Um beija flor voou, quem viu se apaixonou
Ao trovejar me travei, no seu olhar apaixonei
Um girassol nasceu, senti um perfume seu
Busquemos então, da grande tensão uma tranquilidade
A chuva começa eu sofro a beça mas é a verdade
Faremos a festa, tomaremos a taça e ficamos a vontade
E é só sentimento, é só a saudade.
Victor Ramires da Silva
ResponderExcluir"Fazenda”
Estrofe 1:essa estrofe fala sobre o clima romântico desse casal na sacada de sua fazenda, usando vários momentos que aconteceram ao redor deles
Estrofe 2: ainda clima romântico desse casal , mas mantendo o clima para mostrar o seu sentimento
Kaio Magalhães Ferreira da Silva 3i
ResponderExcluirPLANETA
Já compre passagem pra sair
Da minha cabeça
Sonhos moluscos, átomos chocante
Esquinas dos malucos, nave estressante
Amigos dos velhos bares
Vocês agora estão infectados
Amigos, com a invenção do agora
Nós nos tornamos robotizados
O andar calmo, do astronauta
Na minha cabeça
Viajar tranquilo ao infinito
Na minha consciência
A função da música "planeta"
ResponderExcluir1- música política social, mostra a realidade da sociedade
3- ele sente oque está acontecendo a sua volta e faz uma análise crítica
6-enredo, ritmo, mensagem, estrutura a sua vontade de conhecer outros estilos musicais
Boa noite
ResponderExcluirEstefanie vizacri de Camargo
A função da música
"planeta"
1- música política social, mostra a realidade da sociedade
3- ele sente oque está acontecendo a sua volta e faz uma análise crítica
6-enredo, ritmo, mensagem, estrutura a sua vontade de conhecer outros estilos musicais
Raissa Aparecida
ResponderExcluirA função da música "planeta"
1)música "política/social", mostra a realidade da sociedade.
3) ele sente o que está acontecendo a sua volta, e faz uma análise crítica.
6) o enredo, ritmo, mensagem, "estimulam" a sua vonntade de conhecer outros estilos musicais.
A função da música "planeta"
ResponderExcluir1- música política social, mostra a realidade da sociedade
3- ele sente oque está acontecendo a sua volta e faz uma análise crítica
6-enredo, ritmo, mensagem, estrutura a sua vontade de conhecer outros estilos musicais
Maria Eduarda Souza
MOMENTO 4 (REVISÃO)
ResponderExcluirTEMA:VISÕES DE MUNDO E
CONSCIÊNCIA SOCIAL
A FUNÇÃO DA MÚSICA “PLANETA”
1-musica política/social, mostra a realidade da Sociedade
2-ñ p.
3-ele sente Oq está está acontecendo a sua volta
4-ñ p.
5-ñ p.
6-O enredo, ritmo, mensagem, estimulam a sua vontade de conhecer outros estilos musicais.
7-dependendo da música, ou do ritmo, eu procuro escutar mais
Raissa Lacerda dos Santos
ResponderExcluirPag 24.
1- música “política social”, mostra a realidade na sociedade.
3- ele sente o que está acontecendo a sua volta, e faz uma análise crítica.
6- o enredo, ritmo, mensagem, “estimulam” a sua vontade de conhecer outros estilos musicais.
7- eu gosto de todos os tipos e estilos musicais, todos mesmo! Desde o clássico até o funk mais pesado, e sempre procuro por mais estilos diferentes.
Boa noite!
ResponderExcluirJulia Carinhanha Cirne da Silva
Momento 4 Revisão
Tema: Visões de mundo e consciência social
A função da música “planeta”
1 - A música mostra a realidade da sociedade
3- Ele sente o que está acontecendo a sua volta
6 - O enredo da música, ritmo, mensagem, estimulam a vontade de conhecer algo novo.
7 - Dependendo da música e do ritmo eu procuro escutar
Boa noite
ResponderExcluirMatheus Guilherme Martins
Momento 4 - Revisão
Tema: Visões de mundo e consciência social
A função da música “planeta”
1 - A música mostra o drama em que se encontra a sociedade.
3- Ele sente o que está acontecendo a sua volta.
6 - O contexto da música, ritmo, mensagem, e função social estimulam a alcançar novos públicos.
7 - Eu gosto de quase qualquer tipo de música, desde que não haja baixaria em excesso.
Boa noite!
ResponderExcluirMiryan dos Santos Moreira
Momento 4 - Revisão
Tema: Visões de mundo e consciência social
A função da música “planeta”
1 - A música mostra o drama em que se encontra a sociedade.
3- Ele sente o que está acontecendo a sua volta.
6 - O contexto da música, ritmo, mensagem, e função social estimulam a alcançar novos públicos.
7 - Eu gosto de quase qualquer tipo de música, desde que não haja baixaria em excesso.
Victor Ramires Da Silva
ResponderExcluirA função da música
"PLANETA"
1- música política social, mostra a realidade da sociedade.
3- ele sente o que está acontecendo a sua volta e faz uma análise crítica relativa
6-enredo , ritmo , mensagem , estrutura e a sua vontade de conhecer outros estilos musicais
Matheus Guilherme Martins
ResponderExcluirI
Eu olhava sempre, para aquela paisagem aerada
Para as ondas que se formavam
E eu pensava em caminhar
A cada momento, um momento a mais,
A cada segundo, um passo a mais,
Sem pensar no que ficou pra trás
II
Velejando no espaço
Os pensamentos não tem vez
E volta tudo como antes
Pensando outra vez
Miryan dos Santos Moreira
ResponderExcluirI
Eu olhava sempre, para aquela paisagem aerada
Para as ondas que se formavam
E eu pensava em caminhar
A cada momento, um momento a mais,
A cada segundo, um passo a mais,
Sem pensar no que ficou pra trás
II
Velejando no espaço
Os pensamentos não tem vez
E volta tudo como antes
Pensando outra vez
Kauan
ResponderExcluir1- Eu olhava sempre, para aquela paisagem aerada
Para as ondas que se formavam
E eu pensava em caminhar
A cada momento, um momento a mais,
A cada segundo, um passo a mais,
Sem pensar no que ficou pra trás
2- Velejando no espaço
Os pensamentos não tem vez
E volta tudo como antes
Pensando outra vez
Boa noite
ResponderExcluirFelipe Santos Faccion
Eu olhava sempre, para meu passado, para as ondas que se formavam, meu ser não parava de atormentar sobre meu pecado constante.
A cada momento, um momento a mais, lembrando de quando se entregou por mim, meu amor por ti nunca ira diminuir.
Um barco no horizonte, enquanto o golgota sangra ao lembrar da sua morte, tudo como antes, mas agora, meus pensamentos pertencem a um Deus apaixonante.
Boa noite
ResponderExcluirFelipe Santos Faccion
Já comprei passagem para sair desse looping
Sonhos constantes, átomos em confusão, esquina de problemas, nave em missão.
Amigos dos velhos bares, vocês agora estão presos. Amigos, sem a verdade, do agora vocês tem se importado mais que a eternidade.
O andar calmo do astronauta em sua missão
Viajar tranquilo ao infinito espalhando a ressurreição.
Boa noite!
ResponderExcluirJulia Carinhanha Cirne da Silva
1 r: entreter e nos fazer escapar da realidade, no caso da música do professor, foi escrita em formato de "crítica social"
2r: acho a música uma forma de fazer justiça indiretamente e falar oque pensamos, assim como o professor fez
3r: acho que o professor escreveu esta com a intenção de demonstrar sua visão de mundo
4r: soa diferente mas com a mesma intenção
5r:admito um pouco de preconceito se fugirem muuuito do meu costume, no caso das músicas do professor eu adorei e aceitei bem, até curti de certa forma.
6r:não, sou bem fechada no meu mundo musical ouvindo esculhambaçao de guitarra
7r: a não curto muito a música, mas ouço com respeito caso me mostrem
Julia Carinhanha Cirne da Silva
ResponderExcluirMúsica: Fazenda
A) Estrofe 1:
Representa um clima romântico, o autor destaca os sentimentos momentâneos.
B) Estrofe 2:
Ainda mantém o clima romântico, com uma insistência em continuar amando.
Boa noite
ResponderExcluirGuilherme Prado da Silva Gomes
Função da música -planeta
Por Luiz Ramos
1- música política social, mostra a realidade da sociedade
3- ele sente oque está acontecendo a sua volta e faz uma análise crítica
6-enredo, ritmo, mensagem, estrutura a sua vontade de conhecer outros estilos musicais
Ruan Trindade
ResponderExcluirPlaneta
Já comprei passagem pra sair
Dessa vida
Sonhos são possíveis, átomos são incríveis
Esquinas são lugares indestrutíveis, naves caras eu já comprei
Amigos, dos velhos bares
Vocês agora estão, em três andares
Amigos, vocês beberam demais, do agora
Vocês não se entendem mais
O andar do calmo do astronauta
Com uma flauta
Viajar tranquilo ao infinito
Sem compromisso
Ayla Jessica
ResponderExcluir1) política/social FAZENDA SENTIMENTO
2) visão de mundo : como a solidariedade se socializar se interagir
Consciência social : querer o bem para a nossa sociedade
3) a vivência da desigualdade social na sociedade
4) Nós se indentificamos
Ruan Trindade
ResponderExcluirMar, areia e eu
Eu olhava sempre, para aquela sereia
Para ondas que se formavam
Eu pensava em nadar
A cada momento, um momento a mais,
Eu queria ter vc por perto
E beijar até o teto
Um barco no horizonte,
Um peixe de monte
Tudo como antes, não queria ser amante
Boa noite!!! Vinicius Luciano Vieira Momento 3- "fazenda" Estrofe 1- esse verso expressa o despertar das emoções, gerou-se paixão, como se fosse a fase de inicial de um belo amor. Estrofe 2- aqui a paixão se desenvolve. Além das emoções também sente a vivência de algo maior e mais intenso
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirVinicius Luciano Vieira
Momento 4 - Revisão Tema: Visões de mundo e consciência social
A função da música “planeta” 1 - A música mostra o drama em que se encontra a sociedade
. 3- Ele sente o que está acontecendo a sua volta.
6 - O contexto da música, ritmo, mensagem, e função social estimulam a alcançar novos públicos.
7 - Eu gosto de quase qualquer tipo de música, desde que não haja baixaria em excesso
Boa noite!!
ExcluirVinicius Luciano Vieira I Eu olhava sempre, para aquela paisagem aerada Para as ondas que se criavam E eu pensava em caminhar A cada momento, um pensamento a mais, A cada momento, um segundo a mais, Sem pensar no que ficou lá para trás II Velejando no espaço Os pensamentos não tem vez E tudo volta como antes Pensando mais uma vez
Boa noite !!
ResponderExcluirVinicius Luciano Vieira
1) R= política/social FAZENDA SENTIMENTO
2) R= Visão de mundo : como a solidariedade se socializa e se interage Consciência social : querer o bem para a nossa sociedade e para vivência
3) R= a vivência da desigualdade social na sociedade e no mundo
4) R= Nós se identificamos pela mudança da linguagem sonora
5) R= com a relação a música do professor Senti como se estivesse em uma praia e me trouxe uma paz em um lugar qualquer
6) R= Depende do que ela me passa
7)R= reflexões…
Ruan Trindade
ResponderExcluirSE TIVER IGUAL O MEU É PORQUE COPIARAM
1- Onde todos participam e tem sua liberdade de expressão
2- porque tem todo tipo de assunto na Internet
3-nem sempre,não são todos sites
4-estar dentro da ética e compromisso pessoal com quem emite ou recebe mensagem pessoais
5- com observação,neutralidade e crítica positiva
Situação de Aprendizagem 3
ResponderExcluirPág 34
Julia Carinhanha Cirne da Silvia
Respostas
1) Onde todos participam e tem expressão de liberdade
2) Por que há todo tipo de assunto
3) Nem sempre. Não são todos os sites
4)Estar dentro da etica e compromisso pessoal com quem emite ou recebe mensagens pessoais
5) Com observação e neutralidade e críticas positivas quando necessário
Situação de aprendizagem 3
ResponderExcluirPág 34
Guilherme Prado da Silva Gomes
1)-onde todos participam e tem expressão de liberdade
2)-por que há todo tipo de assunto.
3)-nem sempre , não são todos os sites .
4)-estar dentro da ética e compromisso pessoal com quem emite ou recebe mensagens pessoais .
5)-com observação e neutralidade e crítica positiva quando necessário.
Boa noite
ResponderExcluirNome:Mayra de Oliveira Santos
1)-onde todos participam e tem expressão de liberdade
2)-por que há todo tipo de assunto.
3)-nem sempre , não são todos os sites .
4)-estar dentro da ética e compromisso pessoal com quem emite ou recebe mensagens pessoais .
5)-com observação e neutralidade e crítica positiva quando necessário.
Boa noite
ResponderExcluirNome:William Aparecido Marques
1)-onde todos participam e tem expressão de liberdade
2)-por que há todo tipo de assunto.
3)-nem sempre , não são todos os sites .
4)-estar dentro da ética e compromisso pessoal com quem emite ou recebe mensagens pessoais .
5)-com observação e neutralidade e crítica positiva quando necessário.
ResponderExcluirJoão Victor Nobrega da Silva
1- Onde todos participam e tem sua liberdade de expressão.
2- porque tem todo tipo de assunto na Internet.
3-nem sempre,não são todos sites.
4-estar dentro da ética e compromisso pessoal com quem emite ou recebe mensagem pessoais.
5- com observação,neutralidade e crítica positiva.
Eduardo Henrique Jesus Santos
ResponderExcluir1- Onde todos participam e tem sua liberdade de expressão.
2- porque tem todo tipo de assunto na Internet.
3-nem sempre,não são todos sites.
4-estar dentro da ética e compromisso pessoal com quem emite ou recebe mensagem pessoais.
5- com observação,neutralidade e crítica positiva.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMaria Eduarda Souza da gama
ResponderExcluirÉtica:pode existir uma valorização sentimental na obra realista pela máquina comparada com a obra do artista a “inspiração” “A tomada de decisão”, aparece na obra do artista profissional,realizada por ele
Criatividade: A máquina sempre recebe “uma ordem” uma programação do que deve ser feito
“Concepção artística” do que vai ser programado.
Com conhecimento de programação pode “criar uma obra”
Vinicius Luciano Vieira !
ResponderExcluir1 R: pode existir uma valorização sentimental na obra realizada pela máquina comparada com a obra do artista a “inspiração” “ a tomada de decisão” aparece na obra do artista profissional realizada por ele
2 R: a máquina sempre recebe “uma ordem” na programação do que deve ser feito
3 R: “concepção artística” do que vai ser programado
4 R: com conhecimento de programação pode ser “criada uma obra” mas não necessariamente através de um profissional de arte
5 R: o artista tem que ter o conteúdo artístico para o programador se utilizar desse conteúdo
MOMENTO 4 PROFISSIONAL X MÁQUINA
ResponderExcluirPODE EXISTER UMA VALORIZAÇÃO SENTIMENTAL NA OBRA REALIZADA PELA MAQUINA COMPARADA COM A OBRA DO ARTISTA
A MAQUINA NAO TEM INSPIRAÇÃO IGUAL UM HUMANO TEM PARA FAZER SUA ARTE.
A MAQUINA CRIA POR SI PROGRAMADA .
A MÁQUINA RECEBE UMA ORDEM.
O ARTISTA NA CRIAÇÃO DA MÁQUINA
"CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO QUE VAI SER PROGRAMADO"
A MAQUINA CRIA POR SI PROGRAMADA .
A MÁQUINA RECEBE UMA ORDEM.
O ARTISTA NA CRIAÇÃO DA MÁQUINA
"CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO QUE VAI ser programado
O ARTISTA TEM QUE TER O CONTEÚDO ARTÍSTICO PARA PROGRAMAr
EDUARDO HENRIQUE 3I
ResponderExcluirMOMENTO 4 PROFISSIONAL X MÁQUINA
PODE EXISTER UMA VALORIZAÇÃO SENTIMENTAL NA OBRA REALIZADA PELA MAQUINA COMPARADA COM A OBRA DO ARTISTA
A MAQUINA NAO TEM INSPIRAÇÃO IGUAL UM HUMANO TEM PARA FAZER SUA ARTE.
A MAQUINA CRIA POR SI PROGRAMADA .
A MÁQUINA RECEBE UMA ORDEM.
O ARTISTA NA CRIAÇÃO DA MÁQUINA
"CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO QUE VAI SER PROGRAMADO"
A MAQUINA CRIA POR SI PROGRAMADA .
A MÁQUINA RECEBE UMA ORDEM.
O ARTISTA NA CRIAÇÃO DA MÁQUINA
"CONCEPÇÃO ARTÍSTICA DO QUE VAI ser programado
O ARTISTA TEM QUE TER O CONTEÚDO ARTÍSTICO PARA PROGRAMAr
Victor Ramires Da Silva 3:i
ResponderExcluirMomento 5
Página 36
Filme: “Ronaldo Lemos”
Parte 1- Do início até 11:08
•Como os museus estão aderindo a tecnologia?
Parte 2- 11:06 a 18:35
•De que forma o uso das tecnologias por empresas?
Parte 3- 18:36 final
•Descreva como a arte vem acompanhando a evolução da tecnologia.
Nome:Mayra de Oliveira Santos
ResponderExcluirMomento 5
Página 36
Filme: “Ronaldo Lemos”
Parte 1- Do início até 11:08
•Como os museus estão aderindo a tecnologia?
Parte 2- 11:06 a 18:35
•De que forma o uso das tecnologias por empresas?
Parte 3- 18:36 final
•Descreva como a arte vem acompanhando a evolução da tecnologia.
Responder