3a série F - 1º SEM - EEJA

https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe Situação de aprendizagem 4 (página 24) SA4

EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas Análise e compreensão dos discursos produzidos por sujeitos e instituições em diferentes gêneros e campos de atuação. 

MOMENTO 1 -A FUNÇÃO DA MÚSICA

Tema: visões de mundo e consciência social, respeito a crítica  e ao posicionamento  do próximo.  

Nesse aquecimento, iniciaremos com a  linguagem  musical e outras linguagens. Temos duas obras do professor Luiz Ramos onde fazemos a  comparação de aspectos da vivencia do compositor em cada obra,  de um lado a visão política social crítica,  vivida e representada, na música "Você é a pessoa",. A outra obra, mostra a realidade  individual do momento do cotidiano vivido, música "Fazenda". O objetivo é através desses estudos é ter subsídios para responder as questões  a partir da página 24 do livro "currículo em ação", e  encaminhar conteúdos, como projeto futuro a confecção de um "video- clip" de uma música a ser escolhida do CD "Angelical", de autoria do professor. 

"Você é a pessoa" (política/crítica social) 

por Luiz Ramos                                         

I                                                                                                                                         

Você é a pessoa que pode fazer a guerra parar,

Mendigos, loucos, tortos soltos, no seu lugar,

Você é a pessoa que sabe fazer o que não sabe falar,

Chicote forte, uma marca, sempre a de ficar.

II

E essa outra pessoa...aí parada

Encostada...em um poste de luz,

lendo jornal, e o sangue corre de um lado pra outro,

E sua mão te conduz para o inferno

III

Alienado, alienação, coração condecorado

E a canção, doce canção, de algum lado...

 da estação...de trem.

MOMENTO 1 - EXEMPLO 2   "Planeta" (política social) 

Já comprei passagem pra sair, desse planeta (refrão)

II

Sonhos alucinantes, átomos acontecendo

esquina dos mutantes, nave me conhecendo

Amigos dos velhos bares, vocês agora estão...alienados 

Amigos com a injeção, do agora vocês ficaram...alucinados

III

O andar calmo do astronauta em sua nave

Viajar tranquilo, ao infinito, sua jornada, sua jornada

(Refrão)


Estudante, para esta situação de aprendizagem, traga seus gostos musicais e suas vivências nesse campo,para as conversas e práticas que serão trabalhadas. Para iniciar essa conversa, reflita e converse com seus colegas e professor sobre os questionamentos a seguir: 

1. Para você, qual a função da música?

 2. O que você entende por visões de mundo e consciência social? 

3. O que leva um compositor a escrever uma música sobre um tema político ou social? 

4. Como você percebe o uso da língua estrangeira em composições brasileiras? 

. Como você lida com os gêneros musicais que você tem menos contato?

 6. O fato de você gostar de determinado gênero musical, limita ou aguça sua vontade de conhecer outros estilos musicais? Justifique. 

7. Como você lida ao ser apresentado a outros gêneros musicais?

MOMENTO 2 - A MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO

 Estudante, agora você irá analisar a segunda música  que trazem reflexão sobre a construção da forma musical, relacionando com um "romance minimalista" romance. Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: Como posicionar-se criticamente respeitando a opinião do outro, aqui no com visão de como o professor compõe suas musicas? O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de violão e voz, na sala de aula e com gravação de conjunto no CD "Angelical".

"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

I

Na sacada , eu saquei, o seu olhar

Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar

Ao trovejar, me travei, ao te chocar,

Um girassol nasceu , sentir perfume exalar

II

Busquemos então da grande tensão, um novo momento

A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,

Tomaremos a taça até o sol, se deitar, 

E é so sentimento na chuva, e no vento 


Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)

por Luiz Ramos

I

Eu, olhava sempre,

 para aquele mar

para as ondas, que se formavam,

 e eu voltava a relembrar

II

A cada momento, 

um momento a mais,

 e você eu sentia e sonhava e não podia mais... 

parar, de pensar, em você, (ou ou)

II

Um barco, no horizonte,

 um sonho na areia

tudo, como antes

 e eu, no meu lugar

  

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES

a 1-analisar e fazer as anotações necessárias da música "você é a pessoa", do professor Luiz Ramos, citando o que entendeu da letra .

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:

a 2 - análisar a música "Planeta" do professor Luiz Ramos,fazendo as anotações necessárias em "comentários", escrevendo porque a letra fala de política social.

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:

b 1 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda", do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:

Estrofe 1:

Estrofe 2:

b 2 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL

Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas

 continuando as frases de cada estrofe na Música "a fazenda",

4=a mudando os finais de frase:

"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

I

Na sacada , eu saquei, ...................

Um beija flor voou, .......................

Ao trovejar, me travei,....................

Um girassol nasceu , s.....................

II

Busquemos então da grande tensão, .........................

A chuva começa, eu sofro a beça, .............................

Tomaremos a taça até o sol, ........................... 

E é so sentimento na chuva, ........................... 

Continuar e completar as frases com as musicas expostas na sala de aula. Musicas "Planeta" e "Mar areia e eu"; Escreva no blog seu texto de completar as frases.

4-b A partir de sua vivencia musical, procure escrever duas estrofes, de sua autoria, onde você retrate o seu cotidiano, com temas políticos sociais ou românticos, vividos no cotidiano.

Estrofe1:

Estrofe2:

Estrofe 3: (ou refrão) 

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 1)

Música 'PÁSSARO IDA E VOLTA" ( Política/social) por Luiz Ramos

Escreva no "comentário" abaixo, ou com postagem no gmail:  artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada:   

Música : 'PÁSSARO IDA E VOLTA"           I

Eu não sei como entoou seu canto agora,

passarinho eu vou te buscar lá fora,

você teme uma vitória da miragem

sabe lá se o homem vai se aqniquilar, 

espero que a guerra esteja só de passagem , 

pra que você possa então voar, então voar 

         II

Voando, andando, com meu pensamento

sua força de brilho me faz, chegar até você,

e ver de perto o seu caminho

Saindo do ceu para a terra, 

voando de um ponto pra esfera

 sua forma volta a se apresentar, 

brilhando na atmosfera

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 1)

Vamos tentar exercitar uma composição musical,

 continuando as frases de cada estrofe na Música " PÁSSARO IDA E VOLTA"

 mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 2)

Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos

Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada: 

CARONEIRO       

         I                     

Sentado na beira da estrada, a procura de carona  que me possa levar,

a um destino, onde não haja santo ou demônio, loucos pra me atormentar,

Viajo com a viola empunhada na vontade triste de ver um carro parar,

e descer dele a figura sonhada, que a tanto tempo, esperava encontrar, dizendo,

         II (refrão)

Caroneiro vai, caroneiro vem, você é da estrada e seu amor também, (bis)

        III

Sentado dentro do seu carro, sentindo sua estrela a me desejar, 

seus olhos passeiam na minha força de expressão, de dizer e não querer falar,

viajo através do vidro, através da manta, que te cobre como o sol, 

sua luz me põe a ver o dia, chegando na claridade do seu farol ,e eu me lembro:

(refrão) 

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 2)

Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas

 continuando as frases de cada estrofe na Música " CARONEIRO"

4=a mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 3)

Música "ANGELICAL" por Luiz Ramos

Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail:  artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada:   

ANGELICAL 

                I

Angelical, palavra perdida na areia, formato de pés nos meus olhos,

Umbilical, desejo de busca incendeia, brilhar miragens nos copos

                II

Sonhos, delírios, corpos sem mentes, sementes do mar,

lambe onda, me leva pra longe, toda vontade. de voltar


MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 3)

Vamos tentar exercitar uma composição ,

 continuando as frases de cada estrofe na Música " ANGELICAL"

 mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA

MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 4)

Música " OLHOS COBERTOS DE PAZ" por Luiz Ramos

Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no g mail:  artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o  que você entendeu sobre a música aqui citada: 

OLHOS COBERTOS DE PAZ

        I

Quando seus olhos cobertos de paz, mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,

Sua mão correrá na busca do espaço, e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem,

Seu   coração baterá muito forte, não sei se vou, poder andar,

e o seu mundo será muito lindo, pra mim nele querer entrar,

      II

E a sensibilidade. nos pegará de repente, 

e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,

e o ar existirá, ser vivente,

e os corpos renascerão, 

alucinados prazeres

 

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 4)

Vamos tentar exercitar uma composição musical, 

 continuando as frases de cada estrofe na Música " OLHOS COBERTO DE PAZ"

 mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA  

MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 5 )

Nesse estudo, você tentará escrever duas estrofes, com quatro frases, e com rimas no final de cada frase, que poderão ser duas a duas, intercaladas, ou interpolares. Todas as frases deverão, nesse exercício, as frases devem ter terem a mesma métrica rítmica. E quem puder ajudar trabalhar duas melodias diferentes. Por exemplo: as musicas "Caroneiro" e "Angelical", existem 22 acentos silábicos

Vamos tentar?

I

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

II

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

Quando os seus olhos cobertos de paz

por Luiz Ramos

  I

Quando os seus olhos cobertos de paz,

mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,

sua mão correrá na busca do espaço,

e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem

II

meu coração baterá muito forte,

 não sei se vou. poder andar ,

e o seu mundo será muito lindo,

 pra mim nele, querer entrar

III

e a sensibilidade, nos pegará de repente,

e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,

e o ar existirá, ser vivente,

e os corpos renascerão,  alucinados prazeres.


Responda as questões abaixo baseado na letra musical acima

1) O que representa essa musica para você?

2) escreva as rimas existentes nessa letra

3) Quantas estrofes e quantas frases é composta essa música?

4) Explique porque essa música é romântica   

     

2 bimestre - situação de aprendizagem 4 - momento 3  (página 37)

link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor

https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe

SA 3 M1 M2 Democracia na arte

https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/


2 BIMESTRE

pg 34 ROBÓTICA NA ARTE

grupo 1

https://www.correiobraziliense.com.br/tecnologia/2020/10/4883093-robos-aprendem-a-pintar-quadro-por-meio-de-inteligencia-artificial.html

grupo 2

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/robo-pinta-sozinho-quadros-em-estilo-tradicional-chines-29062022#/foto/1

grupo 3

https://www.hypeness.com.br/2018/09/conheca-o-scribit-o-robo-grafiteiro-que-faz-desenhos-e-decora-paredes/

Ética - Como você entende essa questão de valorização de uma obra feita pela máquina e a feita pelo artista?

 Criatividade - Até que ponto você considera que a máquina cria por si própria e até que ponto essa criatividade vem do programador? Qual o papel do artista na questão da criatividade da máquina? É necessária vivência prática no campo da arte para o diagramador programar a máquina? 

Papel do profissional - Como você entende essa ‘substituição’ do artista pelo programador?

 Materialidade - Além das questões de valorização da obra e do artista e pensando na questão do consumo de materiais, como você entende o uso dos materiais pelas máquinas?

 Legitimação da obra - Como você entende a legitimação da obra, quem assina a obra, o robô ou o programador? Por ser máquina, quem está envolvido em sua construção também recebe por cada obra produzida? Quem deve assinar a obra, máquina ou programador?

SA 3  M5 PG 36

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/04/3s%C3%A9rie-Estudante-1sem.pdf

Arte e tecnologia -Expresso futuro com Ronaldo Lemos

https://www.youtube.com/watch?v=HwL3C_x38tQ

assistir ao vídeo, discutir  e responder em "comentários" aqui do blog durante a aula (grupo de 3 alunos)

1)- de 0,0 a 1106 - explicar as tecnológica no Museu - interação com o Público e  recursos digitais a esse público

2) de 1100 a 1830 - Quais os profissionais expostos no vídeo que atendem essa demanda tecnológica?

3) de 18;30 ao final - A arte  e seus profissionais (tradicionais) se beneficia ou não  com essa evolução tecnológica? Explique a sua opinião.

SA4 4 - M 3  (página 37)

link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor

https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe

     



     





136 comentários:

  1. SUELLEN APARECIDA FERREIRA CESAR9 de fevereiro de 2023 às 22:35

    Boa noite

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Ana Carolina e Isabele Alves

    ResponderExcluir
  3. boa noite, Stanley Henderson

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Rafaella Santana

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Lhara Fábia Guimarães Dos Santos.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    NOME: Alice Santos Pereira Damasio

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite !
    Camilly Oliveira Pracidio

    ResponderExcluir
  8. boa noite!
    Melyssa Teixeira

    ResponderExcluir
  9. Boa noite
    Paula Serafim
    Kethleen Miranda
    Guilherme Pontes
    Davi Guilherme Peres

    ResponderExcluir
  10. Boa noite
    Yasmin Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!
    Isabele Marques

    ResponderExcluir
  12. Camilly Oliveira Pracidio

    ResponderExcluir
  13. Suellen Aparecida Ferreira Cesar
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  14. JOSÉ VITOR DA COSTA PEREIRA14 de fevereiro de 2023 às 21:48

    Boa noite

    ResponderExcluir
  15. Boa noite.
    João Mateus Lucas de Paula

    ResponderExcluir
  16. Alice Santos Pereira Damasio
    Lhara Fábia G. Dos Santos

    ResponderExcluir
  17. Boa noite
    Rafaella Yoshikawa

    ResponderExcluir
  18. Boa noite.
    Ana carolina vilian
    Isabele alves
    Stephanie aparecida

    ResponderExcluir
  19. boa noite.
    Melyssa Teixeira

    ResponderExcluir
  20. Noite boa !
    Kethleen Miranda
    Guilherme Pontes
    Davi Peres

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, Yasmin Oliveira

    ResponderExcluir
  22. Camilly Oliveira Pracidio

    1- Discutir a política/ social através da letra mostrada na música “ Você é a pessoa”…

    2- Visões de mundo = o que o mundo representa,opinião pessoal .

    3- Críticar a sociedade

    4- Interação de culturas

    5- Entendimento da letra para cumprir o gênero .

    6- Resposta anterior!

    7- N escuto muita música tenho minhas opniões sobre os gêneros de música ✨

    ResponderExcluir
  23. Suellen Aparecida Ferreira Cesar

    14/02/2023.

    Momento 1 - Respostas.

    1- Discutir a política/social através da letra mostrada na música "você é a pessoa".

    2- Visões de mundo = o que o mundo representa, opinião pessoal sobre o social.
    Consciência social = conhecer o certo e o errado e praticar o bem.

    3 - Critica a sociedade e consciência a realidade vivida.

    4 - Interações de culturas.

    5 - Entendimento da letra para "curtir" o gênero.

    6 - Entendimento da letra para "curtir" o gênero.

    7 - Eu gosto de vários estilos músicas.

    ResponderExcluir
  24. 1- Discutir a política/social através da getra mostrada na música “você é a pessoa…”
    2- Visões de munro = o que o mundo representa, opinião pessoal sobre o saias , consciência social= conhecer o certo é o errado e praticar o bem
    3- critica a sociedade e consciência a realidade vivida
    4- interação de culturas
    5-Entendimento da letra
    6-resposta anterior
    7- (livre)

    ResponderExcluir
  25. Alice Damasio

    1- A música fala a respeito de menosprezar as pessoas que tem menos condição financeira e está mais vulnerável.

    2- O mundo representa para mim, um lugar onde existem pessoas com diversas realidades diferentes e costumes diferentes.

    3- Críticar a sociedade e conscientização a realidade vivida.

    4- Interação de culturas

    5- Entendimento da letra para cumprir o gênero .

    6- Resposta anterior!

    7- Não tenho o custume de escutar muita música, mas tenho ciência de quantos gêneros musicais existem e não tenho nada contra nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice Damasio

      As minhas respostas anteriores estavam erradas!

      1- Discutir a política/ social através da letra mostrada na música “ Você é a pessoa”…

      2- Visões de mundo = o que o mundo representa,opinião pessoal .

      3- Críticar a sociedade e conscientização a realidade vivida.

      4- Interação de culturas

      5- Entendimento da letra para cumprir o gênero .

      6- Resposta anterior!

      7- Não tenho o custume de escutar muita música tenho minhas opniões sobre os gêneros.

      Excluir
  26. Boa noite

    Suellen Aparecida Ferreira Cesar

    ResponderExcluir
  27. Alice Damasio
    Lhara Santos

    ResponderExcluir
  28. Boa noite !
    Ana Carolina Vilian
    Stephanie aparecida

    ResponderExcluir
  29. Boa noite
    João Mateus Lucas de Paula

    ResponderExcluir
  30. boa noite
    Melyssa Teixeira
    Davi Peres
    Kethleen Miranda
    Paula Serafim
    Guilherme Pontes

    ResponderExcluir
  31. João Mateus Lucas de Paula
    Momento 4 - Criação musical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complete a frase musical abaixo:
      A Fazenda por Luiz Ramos

      Na sacada eu saquei, o seu andar
      Um beija flor voou, quem viu, o seu voar
      Ao trovejar, me travei, com seu brilho à clarear
      Um girassol nasceu, sentir seu cheiro no ar

      Busquemos então, da grande tensão um novo começo
      A chuva começa, eu sofro a beça,tenho que tentar
      Faremos a festa, tomaremos a taça até o sol raiar
      E é só sentimento, que aumenta com o tempo
      Por :João Mateus Lucas de Paula

      Excluir
  32. 1- Discutir a política/social através da getra mostrada na música “você é a pessoa…”

    2- Visões de munro = o que o mundo representa, opinião pessoal sobre o saias , consciência social= conhecer o certo é o errado e praticar o bem

    3- Criticar a sociedade e consciência a realidade vivida

    4- Interação de culturas

    5-Entendimento da letra

    6-Resposta anterior

    7- Escuto alguns estilos musicais e tenho minha opinião sobre os gêneros.

    ResponderExcluir
  33. SUELLEN APARECIDA FERREIRA CESAR28 de fevereiro de 2023 às 21:56

    Nome: Suellen Aparecida Ferreira Cesar

    Momento 4 - Criação Musical

    Complete a frase musical abaixo:

    A FAZENDA
    Por Luiz Ramos

    Na sacada , eu saquei, uma pessoa
    Um beija flor voou, quem viu e sentiu
    Ao trovejar, me travei no seu olhar
    Um girassol nasceu , sentiu seu cheiro

    Busquemos então da grande tensão e atenção
    A chuva começa, eu sofro a beça ao luar
    Faremos a festa, tomaremos a taça até amanhecer
    E é só sentimento e sofrimento.

    ResponderExcluir
  34. Yasmin Oliveira
    Momento 4- criação musical
    Complete a frase musical abaixo:
    “A fazenda” - por Luíz Ramos
    Na sacada eu saquei, *o seu coração*
    Um beija flor voou, quem viu, *tudo mudar*
    Ao trovejar, me travei, *e vi a chuva passar*
    Um girassol nasceu, sentir, *tudo mudar*
    Busquemos então, da grande tensão, *uma nova sensação*
    A chuva começa, eu sofro a beça, *na estrada*
    Faremos a festa, tomaremos a taça, *e vejo tudo passar*
    E é só sentimento, *de tensão no ar*

    ResponderExcluir
  35. Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

    I

    Na sacada , eu saquei, o céu raiá

    Um beija flor voou, com brisa em seu olhar

    Ao trovejar, me travei, caí em ilusão

    Um girassol nasceu , sentir um canto no ar

    II

    Busquemos então da grande tensão, um novo lugar

    A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me encontrar

    Faremos a festa, tomaremos a taça, com seu sangue a se honrar

    E é so sentimento tudo vai passar.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite
    Iara
    Momento 4° criação musical
    Completar a frase musical abaixo:
    " A fazenda"
    Por luiz ramos

    1
    Na sacada eu saquei, um lindo dia raiar
    Um beija flor voou, quem viu, ele a cantar
    Ao trovejar, me travei, com medo no olhar
    Um girassol nasceu, sentir, a chuva passar

    2
    Busquemos então da grande tensão, nova sensação

    A chuva começa, eu sofro a beça, um grande trovão

    Tomaremos a taça até o sol, se por e então

    E é so sentimento na chuva, que vem com o vento .




    ResponderExcluir
  37. Momento 4- Criação musical

    Complete a frase abaixo:

    A Fazenda
    (Por Luiz Ramos)

    Na sacada eu saquei, ao meu virar
    Um beija flor voou, quem viu, irá olhar
    Ao trovejar, me travei , congelei
    Um girassol nasceu, sentir, espetacular

    Busquemos então, na grande tensão , no meu coração
    A chuva começa, eu sofro a beça ,sem pressa
    Faremos a festa, tomaremos a taça , brindaremos atentos
    E é só sentimento, entretenimento.

    ResponderExcluir
  38. Ana carolina vilian

    momento 4- composição musical.
    A fazenda- por luíz ramos

    Na sacada eu saquei, o sentimento rolar
    Um beija flor voou quem viu, feliz ficou
    Ao trovejar, me travei, pois com medo fiquei
    Um girassol nasceu, senti ele por aqui

    Busquemos então, da grande tensão, o amor que se foi em vão
    A chuva começa, eu sofro a beça, por ela
    Faremos a festa, tomaremos a taça, e vejo tudo passar
    E é só o sentimento, que ali rolou

    ResponderExcluir
  39. Momento 4 - Criação musical
    Complete a frase musical abaixo:
    A fazenda por Luiz Ramos

    Na sacada eu saquei,-* seus olhos brilhar

    Um beijar flor voou quem viu,- ele voar

    Ao trovejar,me travei- ao seu desfilar

    Um girassol nasceu,sentiu- seu brilho no olhar

    Busquemos então,da grande tensão - seu perfume no mar

    A chuva começa,eu sofro a beça- ninguém viu eu chora

    Faremos a festa,tomoremos a taça- até o sol raiar

    E é só sentimento,que vão com os ventos

    ResponderExcluir
  40. Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

    I

    Na sacada , eu saquei, o seu caminhar

    Um beija flor voou, quem viu suas asas brilhar

    Ao trovejar, me travei, ao te tocar

    Um girassol nasceu , vi sua cor brilhar

    II

    Busquemos então da grande tensão, um novo pensamento

    A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me salvar

    Tomaremos a taça até o sol, raiar

    E é so sentimento na chuva, e no tormento

    Yasmin Boettcher

    ResponderExcluir
  41. Murilo Marcos
    Momento 4 - criação musical
    complete a frase musical abaixo
    "A fazenda": por Luiz Ramos
    Na sacada, eu saquei,____________
    Um beija flor voou, quem viu_________
    Ao trovejar, me travei___________
    Um girassol nasceu, sentir_________

    Busquemos então, na grande tensão _________
    a chuva começa, eu sofro a beça______
    Faremos a festa, tomaremos a taça _______
    E é só sentimento,______

    Na sacada eu saquei
    um beija flor voou, quem viu ele cantar
    Ao trovejar, me travei ao te olhar
    Um girassol nasceu, sentir o sol ao te tocar

    busquemos então, da grande tensão um novo amor
    a chuva começa, eu sofro a beça, preciso me recompor
    faremos a festa, tomaremos a taça de vinho
    e é só sentimento, sempre volta oq sinto

    ResponderExcluir
  42. boa noite! Stephanie aparecida pires henrique

    ResponderExcluir
  43. ALICE DAMASIO

    Momento 4 - criação músical
    Complete a frase música abaixo:

    "Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos


    I

    Na sacada , eu saquei, sua beleza

    Um beija flor voou, quem viu se inspirou

    Ao trovejar, me travei, com tamanha nobreza

    Um girassol nasceu e o dia raiou
    II

    Busquemos então da grande tensão, uma nova emoção

    A chuva começa, eu sofro a beça, doi o meu coração

    Faremos a festa, tomaremos a taça até o sol raiar

    E é só sentimento de uma grande desilusão

    ResponderExcluir
  44. Nome: Evelyn
    Momento 4- Criação musical
    Complete a frase músical abaixo:

    "A FAZENDA"
    por Luiz Ramos
    Na sacada eu saquei, sem me expressar
    Beija flor voou, quem viu, ele passar
    Ao tropeçar, me travei, ao te olhar
    Um girassol nasceu, sentir, ele a brilhar

    Busquemos então, dá grande tensão, do coração
    A chuva começa, eu sofro a beça, um medo e então
    Faremos a festa, tomaremos a taça até acabar
    E é só sentimento, que rola com o tempo

    ResponderExcluir
  45. momento 4 criação musical
    fernanda thabata sayuri moraes
    a fazenda
    por luiz ramos

    na sacada eu saquei, o tempo passar
    um beija flor voou, quem viu, sorriu
    ao trovejar, me travei, ao te olhar
    um girassol nasceu, sentir o vento na cara ao te aventurar

    busquemos então, da grande tensão, um novo amor
    a chuva começa, eu sofro a beça com você na cabeça
    faremos a festa, tomaremos a taça até virar a cachaça
    e é só sentimento nessa vazia sacada

    ResponderExcluir
  46. boa noite, Stanley Henderson

    ResponderExcluir
  47. Murilo Jucá
    Atividade momento 4
    Composição musical


    "A FAZENDA"
    por Luiz Ramos
    Na sacada eu saquei, sem me expressar
    Beija flor voou, quem viu, ele passar
    Ao tropeçar, me travei, ao te olhar
    Um girassol nasceu, sentir, ele a brilhar

    Busquemos então, dá grande tensão, do coração
    A chuva começa, eu sofro a beça, um medo e então
    Faremos a festa, tomaremos a taça até acabar
    E é só sentimento, que rola com o tempo

    ResponderExcluir
  48. Boa noite - Suellen Aparecida Ferreira Cesar

    ResponderExcluir
  49. Boa noite- euler costa de oliveira

    ResponderExcluir
  50. Boa noite
    Isabele Alves

    ResponderExcluir
  51. Boa noite
    Stephanie Aparecida

    ResponderExcluir
  52. Boa Noite , Camilly Oliveira Pracidio

    ResponderExcluir
  53. Ana carolina vilian
    Boa noite

    ResponderExcluir
  54. Yasmin oliveira
    Ana carolina vilian

    Boa noite

    ResponderExcluir
  55. Boa noite
    Yasmin Oliveira

    ResponderExcluir
  56. Boa noite!
    Alice Damasio

    ResponderExcluir
  57. Boa noite Paula Serafim

    ResponderExcluir
  58. boa noite, Stanley Henderson

    ResponderExcluir
  59. João Mateus Lucas de Paula

    Música Planeta por Luiz Ramos

    Já comprei passagem pra sair
    Desse país.
    Sonhos interessantes, átomos vibrantes.
    Esquina alucinante, nave possante.

    Amigos dos velhos bares,
    Vocês agora estão estão antenados
    Amigos, curtindo agora
    Vocês ficaram alienados

    O andar calmo, do astronauta
    Em seu lugar
    Viajar tranquilo ao infinito
    Sem acabar

    ResponderExcluir
  60. Laura Rodrigues

    "PLANETA"
    Por Luiz Ramos

    Já comprei passagem pra sair desse lugar
    Sonhos malucos, nave a decolar

    Amigos dos velhos bares
    agora, só conhecidos
    Amigos sem sobrenome, agora estão perdidos

    O andar calmo do astronauta na superfície da lua
    Viajar tranquilo, ao infinito, sem rumo e sem destino

    ResponderExcluir
  61. fernanda thabata sayuri moraes
    kaue joão
    Momento 4 - pg 26 - composição musical
    Completar a música "Planeta" onde está grifado mais claro
    " Planeta "
    por Luiz Ramos

    Já comprei passagens pra sair dessa cidade
    Sonhos realizando, átomos sendo criados
    Esquina dos bares, nave me levando

    Amigos dos velhos bares
    Vocês agora estão velhos demais
    Amigos, dessa forma
    Vocês ficaram alucinados

    O andar calmo do astronauta na sua nave
    Viajar tranquilo ao infinito e além

    ResponderExcluir
  62. Já comprei passagem pra sair, desse labirinto.
    Sonhos perdidos, átomos se espalhando
    Esquina das loucuras, A nave me fitando

    II

    Amigos dos velhos bares, agora estão no passado

    Amigos ou inimigos, agora todos estão alienados, alucinados….

    III

    O andar calmo do astronauta em sua louca mente

    Viajar tranquilo, ao infinito, sua vida passa perdidamente como em um labirinto.

    ResponderExcluir
  63. Ana Carolina Vilian

    Planeta

    Já comprei passagem para outro pra sair desse planeta.
    Sonhos alucinados, átomos acontecendo, esquina dos mutantes, naves me conhecendo.
    Amigos dos velhos bares, vocês agora estão alucinados.
    Amigos, com a injeção do agora vocês ficaram alienados.
    O andar calmo do astronauta em sua nave.
    Viajar tranquilo ao infinito da sua jornada

    ResponderExcluir
  64. Paula Serafim

    Música Planeta por Luiz Ramos

    Já comprei passagem pra sair dessa cidade.
    Sonhos longos, átomos vibrantes.
    Esquina interessante, nave que voa.

    Amigos dos velhos bares,
    Vocês agora estão espertos
    Amigos, curtindo a vida
    Que ficaram alucinados

    O andar calmo, do astronauta
    Pelo planeta
    Viaja tranquilo ao infinito
    Sem se preocupar.

    ResponderExcluir
  65. Stephanie Aparecida

    já comprei passagem para sair dessa casa ,pessoas malucas nave a explodir

    amigos dos velhos bares
    você agora estão alucinados
    amigos com a intenção do agora vocês ficaram alienados

    o andar calmo do astronauta
    em seus passos
    viajar tranquilo ao infinito e além

    ResponderExcluir
  66. Ja comprei passagem pra sair dessa cidade,sonhos mentirosos, atomos vibrantes, esquina abencoada nave do luar
    Amigos dos velhos bares, voces agora vao se despedir, amigos enloquecidos ficaram almirados
    O andar claro do astronauta me leva para a vala, viajar tranquilamente ao infinito me jogar...

    ResponderExcluir
  67. Suellen Aparecida Ferreira Cesar - 3°F

    Momento 4 - Composição Musical

    "PLANETA"
    Por Luiz Ramos

    Já comprei passagem pra sair desse espaço
    Sonhos loucos, atomos acelerado, esquina lotada nave a pilotar

    Amigos dos velhos bares
    agora loucos
    Amigos doidos ficaram alienados

    O andar calmo do astronauta no espaço
    Viajar tranquilo ao infinito, sem lugar

    ResponderExcluir
  68. Anna Clara
    Planeta

    Já comprei passagem para sair deste país sonhos grandes, atomos distantes, nave a partir

    Amigos dos velhos bares
    Agora, meros desconhecidos
    Amigos muito distantes, ficaram la elevados

    O andar calmo do astronauta pela lua cintilante,
    Viajar tranquilo ao infinito sem rumo,sem razão.

    ResponderExcluir
  69. Nome: Evelyn e iara
    Momento 4 - pg 26 - composição musical
    Completar a música "Planeta" onde está grifado mais claro
    " Planeta "
    por Luiz Ramos

    Já comprei passagens pra sair
    Desse lugar
    Sonhos estressantes, átomos pensantes
    Esquina dos alienígenas nave com terroristas

    Amigos dos velhos bares
    Vocês agora só contam histórias
    Amigos, descontrolados
    ficaram alienados

    O andar calmo do astronauta
    (Parece uma onda vindo com calma)
    Viajar tranquilo ao infinito
    (Vendo por do sol LINDO)

    ResponderExcluir
  70. Kethleen Miranda Música Planeta por Luiz Ramos

    Já comprei passagem pra sair
    Desse país.
    Sonhos altos , átomos vibrantes.
    Esquina estreita , nave possante.

    Amigos dos velhos bares,
    Vocês agora e estão próximos
    Amigos, estão curtindo a amizade , com o diálogo bom ficaram firmes e fortes

    O andar calmo, do astronauta
    Em seu próprio mundo
    Viaja tranquilo e calmo pelo seu planeta .

    ResponderExcluir
  71. Nome: Yasmin Oliveira

    Planeta
    -Por Luiz Ramos



    Já comprei passagem pra sair desse país
    Sonhos arrepiantes, Atomos surgindo
    Esquina dos frustrante, Nave me convencendo


    Amigos dos velhos bares, vocês agora estão alienados
    Amigos com a loucura de agora vocês ficaram alienados


    O andar calmo, do astronauta em sua viagem
    Viajar tranquilo ao infinito para a jornada

    ResponderExcluir
  72. Murilo Marcos

    Planeta
    por Luiz Ramos

    já comprei passagem pra sair
    desse lugar infernizante
    sonhos perturbadores, átomos em explosão
    esquina dos tratantes, naves na contra-mao

    amigos dos velhos bares
    vocês agora já se foram
    amigos, roubados
    ficaram alienados

    o andar calmo do astronauta
    me sinto iludido
    viajar tranquilo, ao infinito, sem propósito sem destino

    ResponderExcluir
  73. "PLANETA"
    Por Luiz Ramos

    Já comprei passagem pra sair desse lugar
    Sonhos de louco, átomos aconteceu
    Esquina escura nave alienígena

    Amigos dos velhos bares
    agora, me conhecendo
    Amigos sem sobrenome, agora estão perdidos

    O andar calmo do astronauta na superfície no lugar
    Viajar tranquilo,para a velha Bahia sem destino

    ResponderExcluir
  74. Boa noite
    Alice Damasio
    Lhara Fábia Santos
    Yasmin Boettcher

    Já comprei passagem pra sair deste profundo tempo
    Sonhos se iniciando,átomos se formando
    Esquina renascendo ,nave desaparecendo

    Amigos dos velhos bares,vocês estão envelhecendo
    Amigos com ansiedade de viver e ficaram alienados

    O andar calmo do astronauta encarando a realidade
    Viajar tranquilo ao infinito conforme a caminhada.

    ResponderExcluir
  75. Camilly Pracidio

    Já comprei passagem para sair depressa
    Sonhos constantes átomos alucinastes
    Equina escura nave obscura

    Amigos dos velhos bares ,
    Vocês agora estão nos ares
    Amigos , sobrecarregados ficam alienados

    O andar calmo do astronauta pelas ruas
    Viajar tranquilo ao infinito fazendo sua história.

    ResponderExcluir
  76. *chovia para deixar mais claro*

    ResponderExcluir
  77. João Mateus Lucas de Paula
    *chovia*

    ResponderExcluir
  78. Suellen Aparecida Ferreira Cesar

    Momento 3 - Análise de composições

    1°estrofe: Personagem (autor) lembra do momento de saudade e distância da pessoa amada.

    2° estrofe: A saudade e o sofrimento por não ter a pessoa amada.

    ResponderExcluir
  79. Alice Damasio
    Lhara Santos
    Yasmin Boettcher

    Momento 3 - Análise de Composições
    "Mar areia e eu! Luiz Ramos

    1° Estrofe:Personagem (Autor)
    Lembra do momento de saudade e distância da pessoa amada (Complementar).
    2° Estrofe: A saudade e o sofrimento por não ter a pessoa amada.

    Momento 4 - Composição Musical
    Completar o texto nas palavras grafada da música "Mãe, Areia e Eu"

    Eu olhava sempre,

    ResponderExcluir
  80. João Mateus Lucas de Paula

    Momento 3- Análise de composições
    1)Meche com os sentimentos da maioria das pessoas, é impressionante

    2)Nos faz pensar, refletir muito sobre a vida,etc.

    ResponderExcluir
  81. Yasmin Oliveira
    Momento 3 - Análise de composições

    1°estrofe: Personagem (autor) lembra do momento de saudade e distância da pessoa amada.

    2° estrofe: A saudade e o sofrimento por não ter a pessoa amada.

    ResponderExcluir
  82. Camilly Oliveira Pracidio 3F

    “MAR, ARElA
    E EU”
    POR LUIZ RAMOS

    EU OLHAVA SEMPRE, PARA AQUELE LUGAR
    PARA AS ONDAS QUE SE FORMAVAM,
    A CADA MOMENTO, UM MOMENTO A MAIS,PARA NOS IMAGINAR …

    UM BARCO NO HORIZONTE,
    SONHOS CONSTANTES , TUDO COMO ANTES ,COM PENSAMENTOS ALUCINANTES .

    ResponderExcluir
  83. "Mar areia e eu"
    Por Luiz Ramos

    Eu olhava sempre, para aquela água
    Para as ondas que se formavam,
    e eu não para de olhar para aquelas águas cristalinas
    A cada momento, um momento a mais,
    E com ela eu sentia uma paz,
    Extraordinária que não dava para se separar mais

    Um barco no horizonte,
    lembrando como foi ontem
    Tudo como antes,
    quão bom e alegre

    ResponderExcluir
  84. Paula Serafim

    "Mar areia e eu"
    Por Luiz Ramos

    Eu olhava sempre, no horizonte,
    e eu não para de me apaixonar
    A cada momento, um momento a mais,
    E observando o mar me sinto a+

    Um barco no horizonte,
    lembrando como foi ontem
    Tudo como antes,
    E eu contagiante.

    ResponderExcluir
  85. Alice Damasio
    Lhara Santos
    Yasmin Boettcher

    "Mar, areia e eu"

    Eu olhava sempre, para aquela vista
    Para as ondas que se formavam,
    E memórias que se relembrava
    A cada momento, um momento a mais,
    E me sentia cada vez mais livre

    Um barco no horizonte,
    Novos destinos
    Tudo como antes,
    E eu, um belo viajem.

    ResponderExcluir
  86. Igor Renan leite Rodrigues
    Mar areia e eu"
    Por Luiz Ramos

    Eu olhava sempre, para o lindo mar
    Para as ondas que se formavam,
    e eu não paro de me apaixonar
    A cada momento, um momento a mais,
    E com vc eu sentia minha paz,
    que não dava para largar

    Um barco no horizonte,
    lembrando o ontem
    Tudo como antes,e o sonho contagiante

    ResponderExcluir
  87. Paula Serafim

    Momento 3 - Análise de composições

    1°estrofe: Personagem (autor) lembra do momento de saudade e distância da pessoa amada.

    2° estrofe: A saudade e o sofrimento por não ter a pessoa amada.

    ResponderExcluir
  88. Paula Serafim

    Já comprei passagem para sair depressa
    Sonhos constantes átomos alucinastes
    Equina escura nave obscura

    Amigos dos velhos bares ,
    Vocês agora estão nos ares
    Amigos , sobrecarregados ficam alienados

    O andar calmo do astronauta pelas ruas
    Viajar tranquilo ao infinito fazendo sua história.

    ResponderExcluir
  89. Suellen Aparecida Ferreira Cesar 3°F

    PÁSSARO IDA E VOLTA - POR LUIZ RAMOS

    Eu não sei como ouvi o seu canto hoje,
    passarinho eu vou te buscar longe,
    você teme uma conquista da vista
    sabe lá se o homem e se esconder


    espero que a guerra seja passageiro
    pra que você possa então sair, então sair



    Voando, andando, pensando
    sua força de brilho me faz, ver o seu caminho

    Saindo do ceu para a terra, e saindo de um ponto para outro
    sua forma volta a se apresentar,
    no ar

    ResponderExcluir
  90. Murilo Marcos 3f

    Eu não sei como vou te encontrar

    passarinho eu vou te buscar

    você teme uma possível intervenção

    sabe lá se o homem pode se acabar

    espero que a guerra ao fim esteja a chegar

    pra que você possa então a liberdade buscar, então a liberdade buscar

    II

    Voando, andando, em busca de um caminho

    sua força de brilho me faz, continuar a caminhar,

    e enfim ao meu destino chegar

    Saindo do ceu para terra, quero me acabar

    em você sempre a pensar

    sua forma volta a se apresentar,

    quero te encontrar

    ResponderExcluir
  91. Pássaro ida e volta

    Eu não sei chegou até aqui,
    Passarinho eu vou te pegar,
    Você teme uma perda da paisagem
    Sabe lá se homem é capaz de fazer
    II

    Espero que a guerra seja breve,
    Pra que você possa então partir então partir

    III

    Voando,voando, com minhas ideias,
    Sua força de brilho me faz ir até você e me perder no caminho
    Saindo do céu da terra, saindo da esfera.
    Sua forma volta, a se apresentar, reluzindo na atmosfera.

    ResponderExcluir
  92. Suellen Aparecida Ferreira Cesar

    CARONEIRO POR LUIZ RAMOS

    I

    Sentado na beira da estrada, procurando alguém.
    a um destino, onde não haja santo ou demônio, e muito doidos.


    Viajo com a viola empunhada triste com o carro
    e descer dele a figura sonhada, encontrar, dizendo,


    ele vem e vai
    ele vem e vai
    III

    Sentado dentro do seu carro, com o brilho do seu olhar
    seus olhos passeiam na minha força de expressão, de dizer e não querer falar,

    viajo através do vidro, através da manta, que te cobre como o sol,
    sua luz me põe a ver o dia, chegando na claridade do brilho

    ResponderExcluir
  93. LAURA RODRIGUES

    Música : 'PÁSSARO IDA E VOLTA"         

    I

    Eu não sei como entrou em minha sacada,
    passarinho eu não vou te mandar para fora,
    você teme uma abordagem violenta
    sabe lá se o homem vai te machucar, 
    espero que a guerra esteja só entre vocês  
    pra que você possa então voar, o mais longe possível  
           
    II

    Voando, andando, solitário ao meio-fio
    sua força de brilho me faz, querer te ter por perto
    Saindo do céu para a terra, colecionando memórias
    sua forma volta a se apresentar, voando em direções diferentes

    ResponderExcluir
  94. Kamille De Catro Bueno Rodrigues 3f

    Eu não sei como vou te falar

    passarinho eu vou te buscar

    você teme uma possível intervenção

    sabe lá se o homem pode se acabar

    espero que a guerra ao fim esteja a chegar

    pra que você possa então se libertar, se libertar

    II

    Voando, andando, em busca de um caminho

    sua força de brilho me faz, continuar a caminhar,

    e enfim ao meu destino chegar

    Saindo do ceu para terra, quero me entregar

    em você sempre a pensar

    sua forma volta a se apresentar,

    quero te encontrar

    ResponderExcluir
  95. Alice Damasio
    Camilly Pracidio
    Gabriel Falcochio

    Série: 3F Data : 31/05/2023

    Atividade - Momento 05 pág 36
    (Arte e tecnologia - expresso futuro com Ronaldo Lemos )

    Parte 01: Como os museus estão aderindo à tecnologia:
    1a) Exposições Interativas : As pessoas interagem com as obras de arte dos museu com os espaços de tecnologias.

    1b) Recursos Digitais : Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Netflix,canetas (objetos ) , programas e sites .

    ResponderExcluir
  96. Atividade - Momento 05 pág 36
    (Arte e tecnologia - expresso futuro com Ronaldo Lemos )

    Parte 01: Como os museus estão aderindo à tecnologia:
    1a) Exposições Interativas : As pessoas interagem com as obras de arte dos museu com os espaços de tecnologias.

    1b) Recursos Digitais : Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Netflix,canetas (objetos ) , programas e sites .

    ResponderExcluir
  97. Yasmin Oliveira
    Série: 3F Data : 31/05/2023

    Atividade - Momento 05 pág 36
    (Arte e tecnologia - expresso futuro com Ronaldo Lemos )

    Parte 01: Como os museus estão aderindo à tecnologia:
    1a) Exposições Interativas : As pessoas interagem com as obras de arte dos museu com os espaços de tecnologias.

    1b) Recursos Digitais : Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Netflix,canetas (objetos ) , programas e sites .

    ResponderExcluir
  98. Ana Carolina Vilian
    Série: 3F Data : 31/05/2023

    Atividade - Momento 05 pág 36
    (Arte e tecnologia - expresso futuro com Ronaldo Lemos )

    Parte 01: Como os museus estão aderindo à tecnologia:
    1a) Exposições Interativas : As pessoas interagem com as obras de arte dos museu com os espaços de tecnologias.

    1b) Recursos Digitais : Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Netflix,canetas (objetos ) , programas e sites .

    ResponderExcluir
  99. João Mateus Lucas de Paula14 de junho de 2023 às 20:02

    JOÃO MATEUS/EULER/SUELLEN/FERNANDA SAYURI/YAGO RIBAS
    A existência da tecnologia no turismo traz novas possibilidades, como permitir a visitação local virtualmente, ter acesso a mais informações sobre a exposição ou a cidade, além da praticidade das vendas de pacotes. Tudo pelo meio digital.

    ResponderExcluir
  100. Design Gráfico
    Murilo Jucá
    Nattan
    Kamille Castro
    Yasmin

    Uma outra característica do profissional formado em Design Gráfico é ter facilidade com tecnologias digitais. O trabalho geralmente é realizado por meio de programas de edição de imagens e vídeos, como Photoshop, CorelDraw, Illustrator, InDesign, Adobe Premiere, After Effects, entre outros.

    ResponderExcluir
  101. Anna Clara Santana 14/06

    Momento 2: profissões- Cinema

    A origem do cinema: no ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, o Cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema). O aparelho desenvolvido por eles, filhos de um fotógrafo e proprietário de uma indústria de filmes e papéis fotográficos, é o ancestral da filmadora.

    A relação do cinema com a tecnologia: a chegada da tecnologia digital ao cinema representa um marco profundamente impactante para a História da Sétima Arte. O digital democratizou o acto de fazer cinema ao torná-lo mais acessível e imediato sem, no entanto, por si só, ser garante de incremento qualitativo. Cinema é expressão e tecnologia é ciência.

    ResponderExcluir
  102. Nomes:
    Alice Damasio
    Camilly Pracidio
    Lhara Fábia
    Gabriel Falcochio
    Gilmar Antônio

    Série 3F

    Atividade pág 36 e 37.


    A história da arquitetura acompanhou o desenvolvimento da sociedade, uma vez que surgiu da necessidade de organizar e adornar espaços sobretudo, os espaços urbanos. Em outras palavras, a arquitetura é uma arte que surge da relação entre o homem e o espaço, de modo que organiza os ambientes.

    A arquitetura tem uma forte relação com as tecnologias digitais, que estão transformando a maneira como os arquitetos projetam, constroem e apresentam seus projetos. Através de ferramentas, como softwares de design e realidade virtual, os arquitetos podem criar modelos precisos e detalhados em 3D, visualizar a obra em um ambiente virtual e simular metodologias construtivas de forma integrada. As tecnologias digitais também permitem que os arquitetos apresentem projetos de forma mais eficaz, criando animações, simulações e renderizações aprimoradas. A evolução constante das tecnologias e a sua aplicação na arquitetura estão incentivando a criação de soluções mais sustentáveis e eficientes para projetos arquitetônicos.

    ResponderExcluir