https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe Situação de aprendizagem 4 (página 24) SA4
EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas Análise e compreensão dos discursos produzidos por sujeitos e instituições em diferentes gêneros e campos de atuação.
MOMENTO 1 -A FUNÇÃO DA MÚSICA
Tema: visões de mundo e consciência social, respeito a crítica e ao posicionamento do próximo.
Nesse aquecimento, iniciaremos com a linguagem musical e outras linguagens. Temos duas obras do professor Luiz Ramos onde fazemos a comparação de aspectos da vivencia do compositor em cada obra, de um lado a visão política social crítica, vivida e representada, na música "Você é a pessoa",. A outra obra, mostra a realidade individual do momento do cotidiano vivido, música "Fazenda". O objetivo é através desses estudos é ter subsídios para responder as questões a partir da página 24 do livro "currículo em ação", e encaminhar conteúdos, como projeto futuro a confecção de um "video- clip" de uma música a ser escolhida do CD "Angelical", de autoria do professor.
"Você é a pessoa" (política/crítica social)
por Luiz Ramos
I
Você é a pessoa que pode fazer a guerra parar,
Mendigos, loucos, tortos soltos, no seu lugar,
Você é a pessoa que sabe fazer o que não sabe falar,
Chicote forte, uma marca, sempre a de ficar.
II
E essa outra pessoa...aí parada
Encostada...em um poste de luz,
lendo jornal, e o sangue corre de um lado pra outro,
E sua mão te conduz para o inferno
III
Alienado, alienação, coração condecorado
E a canção, doce canção, de algum lado...
da estação...de trem.
MOMENTO 1 - EXEMPLO 2 "Planeta" (política social)
I
Já comprei passagem pra sair, desse planeta (refrão)
II
Sonhos alucinantes, átomos acontecendo
esquina dos mutantes, nave me conhecendo
Amigos dos velhos bares, vocês agora estão...alienados
Amigos com a injeção, do agora vocês ficaram...alucinados
III
O andar calmo do astronauta em sua nave
Viajar tranquilo, ao infinito, sua jornada, sua jornada
(Refrão)
Estudante, para esta situação de aprendizagem, traga seus gostos musicais e suas vivências nesse campo,para as conversas e práticas que serão trabalhadas. Para iniciar essa conversa, reflita e converse com seus colegas e professor sobre os questionamentos a seguir:
1. Para você, qual a função da música?
2. O que você entende por visões de mundo e consciência social?
3. O que leva um compositor a escrever uma música sobre um tema político ou social?
4. Como você percebe o uso da língua estrangeira em composições brasileiras?
. Como você lida com os gêneros musicais que você tem menos contato?
6. O fato de você gostar de determinado gênero musical, limita ou aguça sua vontade de conhecer outros estilos musicais? Justifique.
7. Como você lida ao ser apresentado a outros gêneros musicais?
MOMENTO 2 - A MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO
Estudante, agora você irá analisar a segunda música que trazem reflexão sobre a construção da forma musical, relacionando com um "romance minimalista" romance. Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: Como posicionar-se criticamente respeitando a opinião do outro, aqui no com visão de como o professor compõe suas musicas? O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de violão e voz, na sala de aula e com gravação de conjunto no CD "Angelical".
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, o seu olhar
Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar
Ao trovejar, me travei, ao te chocar,
Um girassol nasceu , sentir perfume exalar
II
Busquemos então da grande tensão, um novo momento
A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,
Tomaremos a taça até o sol, se deitar,
E é so sentimento na chuva, e no vento
Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)
por Luiz Ramos
I
Eu, olhava sempre,
para aquele mar
para as ondas, que se formavam,
e eu voltava a relembrar
II
A cada momento,
um momento a mais,
e você eu sentia e sonhava e não podia mais...
parar, de pensar, em você, (ou ou)
II
Um barco, no horizonte,
um sonho na areia
tudo, como antes
e eu, no meu lugar
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES
a 1-analisar e fazer as anotações necessárias da música "você é a pessoa", do professor Luiz Ramos, citando o que entendeu da letra .
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
a 2 - análisar a música "Planeta" do professor Luiz Ramos,fazendo as anotações necessárias em "comentários", escrevendo porque a letra fala de política social.
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
b 1 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda", do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:
Estrofe 1:
Estrofe 2:
b 2 - analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL
Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas
continuando as frases de cada estrofe na Música "a fazenda",
4=a mudando os finais de frase:
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, ...................
Um beija flor voou, .......................
Ao trovejar, me travei,....................
Um girassol nasceu , s.....................
II
Busquemos então da grande tensão, .........................
A chuva começa, eu sofro a beça, .............................
Tomaremos a taça até o sol, ...........................
E é so sentimento na chuva, ...........................
Continuar e completar as frases com as musicas expostas na sala de aula. Musicas "Planeta" e "Mar areia e eu"; Escreva no blog seu texto de completar as frases.
4-b A partir de sua vivencia musical, procure escrever duas estrofes, de sua autoria, onde você retrate o seu cotidiano, com temas políticos sociais ou românticos, vividos no cotidiano.
Estrofe1:
Estrofe2:
Estrofe 3: (ou refrão)
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 1)
Música 'PÁSSARO IDA E VOLTA" ( Política/social) por Luiz Ramos
Escreva no "comentário" abaixo, ou com postagem no gmail: artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
Música : 'PÁSSARO IDA E VOLTA" I
Eu não sei como entoou seu canto agora,
passarinho eu vou te buscar lá fora,
você teme uma vitória da miragem
sabe lá se o homem vai se aqniquilar,
espero que a guerra esteja só de passagem ,
pra que você possa então voar, então voar
II
Voando, andando, com meu pensamento
sua força de brilho me faz, chegar até você,
e ver de perto o seu caminho
Saindo do ceu para a terra,
voando de um ponto pra esfera
sua forma volta a se apresentar,
brilhando na atmosfera
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 1)
Vamos tentar exercitar uma composição musical,
continuando as frases de cada estrofe na Música " PÁSSARO IDA E VOLTA"
mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 2)
Música :"CARONEIRO" por Luiz Ramos
Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
CARONEIRO
I
Sentado na beira da estrada, a procura de carona que me possa levar,
a um destino, onde não haja santo ou demônio, loucos pra me atormentar,
Viajo com a viola empunhada na vontade triste de ver um carro parar,
e descer dele a figura sonhada, que a tanto tempo, esperava encontrar, dizendo,
II (refrão)
Caroneiro vai, caroneiro vem, você é da estrada e seu amor também, (bis)
III
Sentado dentro do seu carro, sentindo sua estrela a me desejar,
seus olhos passeiam na minha força de expressão, de dizer e não querer falar,
viajo através do vidro, através da manta, que te cobre como o sol,
sua luz me põe a ver o dia, chegando na claridade do seu farol ,e eu me lembro:
(refrão)
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 2)
Vamos tentar exercitar uma composição musical de duas formas
continuando as frases de cada estrofe na Música " CARONEIRO"
4=a mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 3)
Música "ANGELICAL" por Luiz Ramos
Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no gmail: artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
ANGELICAL
I
Angelical, palavra perdida na areia, formato de pés nos meus olhos,
Umbilical, desejo de busca incendeia, brilhar miragens nos copos
II
Sonhos, delírios, corpos sem mentes, sementes do mar,
lambe onda, me leva pra longe, toda vontade. de voltar
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 3)
Vamos tentar exercitar uma composição ,
continuando as frases de cada estrofe na Música " ANGELICAL"
mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 3 - ANÁLISE DE COMPOSIÇÕES (REVISÃO 4)
Música " OLHOS COBERTOS DE PAZ" por Luiz Ramos
Escreva no comentário abaixo, ou com postagem no g mail: artelr.56@gmail.com , com foto do que escreveu no caderno, o que você entendeu sobre a música aqui citada:
OLHOS COBERTOS DE PAZ
I
Quando seus olhos cobertos de paz, mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,
Sua mão correrá na busca do espaço, e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem,
Seu coração baterá muito forte, não sei se vou, poder andar,
e o seu mundo será muito lindo, pra mim nele querer entrar,
II
E a sensibilidade. nos pegará de repente,
e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,
e o ar existirá, ser vivente,
e os corpos renascerão,
alucinados prazeres
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 4)
Vamos tentar exercitar uma composição musical,
continuando as frases de cada estrofe na Música " OLHOS COBERTO DE PAZ"
mudando os finais de frase, CONFORME GRIFADO ACIMA
MOMENTO 4 - COMPOSIÇÃO MUSICAL (REVISÃO 5 )
Nesse estudo, você tentará escrever duas estrofes, com quatro frases, e com rimas no final de cada frase, que poderão ser duas a duas, intercaladas, ou interpolares. Todas as frases deverão, nesse exercício, as frases devem ter terem a mesma métrica rítmica. E quem puder ajudar trabalhar duas melodias diferentes. Por exemplo: as musicas "Caroneiro" e "Angelical", existem 22 acentos silábicos
Vamos tentar?
I
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
II
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
Quando os seus olhos cobertos de paz
por Luiz Ramos
I
Quando os seus olhos cobertos de paz,
mostrar as nuvens brancas dessa sua viajem,
sua mão correrá na busca do espaço,
e em um paraíso verde, aparecerá sua imagem
II
meu coração baterá muito forte,
não sei se vou. poder andar ,
e o seu mundo será muito lindo,
pra mim nele, querer entrar
III
e a sensibilidade, nos pegará de repente,
e nos dois na hora, não seremos simplesmente seres,
e o ar existirá, ser vivente,
e os corpos renascerão, alucinados prazeres.
Responda as questões abaixo baseado na letra musical acima
1) O que representa essa musica para você?
2) escreva as rimas existentes nessa letra
3) Quantas estrofes e quantas frases é composta essa música?
4) Explique porque essa música é romântica
2 bimestre - situação de aprendizagem 4 - momento 3 (página 37)
link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor
https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe
SA 3 M1 M2 Democracia na arte
https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/
2 BIMESTRE
pg 34 ROBÓTICA NA ARTE
grupo 1
grupo 2
grupo 3
Ética - Como você entende essa questão de valorização de uma obra feita pela máquina e a feita pelo artista?
Criatividade - Até que ponto você considera que a máquina cria por si própria e até que ponto essa criatividade vem do programador? Qual o papel do artista na questão da criatividade da máquina? É necessária vivência prática no campo da arte para o diagramador programar a máquina?
Papel do profissional - Como você entende essa ‘substituição’ do artista pelo programador?
Materialidade - Além das questões de valorização da obra e do artista e pensando na questão do consumo de materiais, como você entende o uso dos materiais pelas máquinas?
Legitimação da obra - Como você entende a legitimação da obra, quem assina a obra, o robô ou o programador? Por ser máquina, quem está envolvido em sua construção também recebe por cada obra produzida? Quem deve assinar a obra, máquina ou programador?
SA 3 M5 PG 36
Arte e tecnologia -Expresso futuro com Ronaldo Lemos
https://www.youtube.com/watch?v=HwL3C_x38tQ
assistir ao vídeo, discutir e responder em "comentários" aqui do blog durante a aula (grupo de 3 alunos)
1)- de 0,0 a 1106 - explicar as tecnológica no Museu - interação com o Público e recursos digitais a esse público
2) de 1100 a 1830 - Quais os profissionais expostos no vídeo que atendem essa demanda tecnológica?
3) de 18;30 ao final - A arte e seus profissionais (tradicionais) se beneficia ou não com essa evolução tecnológica? Explique a sua opinião.
SA4 4 - M 3 (página 37)
link : como fazer um vídeo clip/modelo de roteiro para músicas do professor
https://pt.wikihow.com/Escrever-o-Roteiro-de-um-Videoclipe
Boa noite
ResponderExcluirBoa noite! Ana Carolina e Isabele Alves
ResponderExcluirboa noite, Stanley Henderson
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirRafaella Santana
Boa noite!
ResponderExcluirLhara Fábia Guimarães Dos Santos.
Boa noite!
ResponderExcluirNOME: Alice Santos Pereira Damasio
Boa noite!
ResponderExcluirLaura
Boa Noite !
ResponderExcluirCamilly Oliveira Pracidio
Boa noite!
ResponderExcluirKauê
boa noite!
ResponderExcluirMelyssa Teixeira
Boa noite!
ResponderExcluirIara
Boa noite!
ResponderExcluirIara
Boa noite
ResponderExcluirBruno
Boa noite Yago
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirPaula Serafim
Kethleen Miranda
Guilherme Pontes
Davi Guilherme Peres
Boa noite
ResponderExcluirEvelyn
Boa noite
ResponderExcluirYasmin Oliveira
Boa noite!
ResponderExcluirIsabele Marques
Camilly Oliveira Pracidio
ResponderExcluirSuellen Aparecida Ferreira Cesar
ResponderExcluirBoa noite!
Boa noite
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirJoão Mateus Lucas de Paula
Alice Santos Pereira Damasio
ResponderExcluirLhara Fábia G. Dos Santos
Boa noite
ResponderExcluirRafaella Yoshikawa
Bianca Tonello Martins
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirAna carolina vilian
Isabele alves
Stephanie aparecida
Boa noite Bruno
ResponderExcluirBoa noite
Excluirboa noite.
ResponderExcluirMelyssa Teixeira
Noite boa !
ResponderExcluirKethleen Miranda
Guilherme Pontes
Davi Peres
Boa noite, Yasmin Oliveira
ResponderExcluirIsso e meu ↑
ResponderExcluirCamilly Oliveira Pracidio
ResponderExcluir1- Discutir a política/ social através da letra mostrada na música “ Você é a pessoa”…
2- Visões de mundo = o que o mundo representa,opinião pessoal .
3- Críticar a sociedade
4- Interação de culturas
5- Entendimento da letra para cumprir o gênero .
6- Resposta anterior!
7- N escuto muita música tenho minhas opniões sobre os gêneros de música ✨
Suellen Aparecida Ferreira Cesar
ResponderExcluir14/02/2023.
Momento 1 - Respostas.
1- Discutir a política/social através da letra mostrada na música "você é a pessoa".
2- Visões de mundo = o que o mundo representa, opinião pessoal sobre o social.
Consciência social = conhecer o certo e o errado e praticar o bem.
3 - Critica a sociedade e consciência a realidade vivida.
4 - Interações de culturas.
5 - Entendimento da letra para "curtir" o gênero.
6 - Entendimento da letra para "curtir" o gênero.
7 - Eu gosto de vários estilos músicas.
1- Discutir a política/social através da getra mostrada na música “você é a pessoa…”
ResponderExcluir2- Visões de munro = o que o mundo representa, opinião pessoal sobre o saias , consciência social= conhecer o certo é o errado e praticar o bem
3- critica a sociedade e consciência a realidade vivida
4- interação de culturas
5-Entendimento da letra
6-resposta anterior
7- (livre)
Alice Damasio
ResponderExcluir1- A música fala a respeito de menosprezar as pessoas que tem menos condição financeira e está mais vulnerável.
2- O mundo representa para mim, um lugar onde existem pessoas com diversas realidades diferentes e costumes diferentes.
3- Críticar a sociedade e conscientização a realidade vivida.
4- Interação de culturas
5- Entendimento da letra para cumprir o gênero .
6- Resposta anterior!
7- Não tenho o custume de escutar muita música, mas tenho ciência de quantos gêneros musicais existem e não tenho nada contra nenhum.
Alice Damasio
ExcluirAs minhas respostas anteriores estavam erradas!
1- Discutir a política/ social através da letra mostrada na música “ Você é a pessoa”…
2- Visões de mundo = o que o mundo representa,opinião pessoal .
3- Críticar a sociedade e conscientização a realidade vivida.
4- Interação de culturas
5- Entendimento da letra para cumprir o gênero .
6- Resposta anterior!
7- Não tenho o custume de escutar muita música tenho minhas opniões sobre os gêneros.
Boa noite
ResponderExcluirSuellen Aparecida Ferreira Cesar
Boa noite Bruno
ResponderExcluirAlice Damasio
ResponderExcluirLhara Santos
Boa noite !
ResponderExcluirAna Carolina Vilian
Stephanie aparecida
Boa noite
ResponderExcluirJoão Mateus Lucas de Paula
Boa noite
ResponderExcluirIsabele Alves
Yasmin Oliveira
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBooa noite
ResponderExcluirIgor Renan
boa noite
ResponderExcluirMelyssa Teixeira
Davi Peres
Kethleen Miranda
Paula Serafim
Guilherme Pontes
Boa noite
ResponderExcluirKaue
João Mateus Lucas de Paula
ResponderExcluirMomento 4 - Criação musical
Complete a frase musical abaixo:
ExcluirA Fazenda por Luiz Ramos
Na sacada eu saquei, o seu andar
Um beija flor voou, quem viu, o seu voar
Ao trovejar, me travei, com seu brilho à clarear
Um girassol nasceu, sentir seu cheiro no ar
Busquemos então, da grande tensão um novo começo
A chuva começa, eu sofro a beça,tenho que tentar
Faremos a festa, tomaremos a taça até o sol raiar
E é só sentimento, que aumenta com o tempo
Por :João Mateus Lucas de Paula
Boa noite
ResponderExcluir1- Discutir a política/social através da getra mostrada na música “você é a pessoa…”
ResponderExcluir2- Visões de munro = o que o mundo representa, opinião pessoal sobre o saias , consciência social= conhecer o certo é o errado e praticar o bem
3- Criticar a sociedade e consciência a realidade vivida
4- Interação de culturas
5-Entendimento da letra
6-Resposta anterior
7- Escuto alguns estilos musicais e tenho minha opinião sobre os gêneros.
Boa noite
ResponderExcluirLhara Fábia
Boa noite
ResponderExcluirNome: Suellen Aparecida Ferreira Cesar
ResponderExcluirMomento 4 - Criação Musical
Complete a frase musical abaixo:
A FAZENDA
Por Luiz Ramos
Na sacada , eu saquei, uma pessoa
Um beija flor voou, quem viu e sentiu
Ao trovejar, me travei no seu olhar
Um girassol nasceu , sentiu seu cheiro
Busquemos então da grande tensão e atenção
A chuva começa, eu sofro a beça ao luar
Faremos a festa, tomaremos a taça até amanhecer
E é só sentimento e sofrimento.
Yasmin Oliveira
ResponderExcluirMomento 4- criação musical
Complete a frase musical abaixo:
“A fazenda” - por Luíz Ramos
Na sacada eu saquei, *o seu coração*
Um beija flor voou, quem viu, *tudo mudar*
Ao trovejar, me travei, *e vi a chuva passar*
Um girassol nasceu, sentir, *tudo mudar*
Busquemos então, da grande tensão, *uma nova sensação*
A chuva começa, eu sofro a beça, *na estrada*
Faremos a festa, tomaremos a taça, *e vejo tudo passar*
E é só sentimento, *de tensão no ar*
Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
ResponderExcluirI
Na sacada , eu saquei, o céu raiá
Um beija flor voou, com brisa em seu olhar
Ao trovejar, me travei, caí em ilusão
Um girassol nasceu , sentir um canto no ar
II
Busquemos então da grande tensão, um novo lugar
A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me encontrar
Faremos a festa, tomaremos a taça, com seu sangue a se honrar
E é so sentimento tudo vai passar.
Boa noite
ResponderExcluirIara
Momento 4° criação musical
Completar a frase musical abaixo:
" A fazenda"
Por luiz ramos
1
Na sacada eu saquei, um lindo dia raiar
Um beija flor voou, quem viu, ele a cantar
Ao trovejar, me travei, com medo no olhar
Um girassol nasceu, sentir, a chuva passar
2
Busquemos então da grande tensão, nova sensação
A chuva começa, eu sofro a beça, um grande trovão
Tomaremos a taça até o sol, se por e então
E é so sentimento na chuva, que vem com o vento .
Momento 4- Criação musical
ResponderExcluirComplete a frase abaixo:
A Fazenda
(Por Luiz Ramos)
Na sacada eu saquei, ao meu virar
Um beija flor voou, quem viu, irá olhar
Ao trovejar, me travei , congelei
Um girassol nasceu, sentir, espetacular
Busquemos então, na grande tensão , no meu coração
A chuva começa, eu sofro a beça ,sem pressa
Faremos a festa, tomaremos a taça , brindaremos atentos
E é só sentimento, entretenimento.
Rafaella Yoshikawa
ExcluirAna carolina vilian
ResponderExcluirmomento 4- composição musical.
A fazenda- por luíz ramos
Na sacada eu saquei, o sentimento rolar
Um beija flor voou quem viu, feliz ficou
Ao trovejar, me travei, pois com medo fiquei
Um girassol nasceu, senti ele por aqui
Busquemos então, da grande tensão, o amor que se foi em vão
A chuva começa, eu sofro a beça, por ela
Faremos a festa, tomaremos a taça, e vejo tudo passar
E é só o sentimento, que ali rolou
Momento 4 - Criação musical
ResponderExcluirComplete a frase musical abaixo:
A fazenda por Luiz Ramos
Na sacada eu saquei,-* seus olhos brilhar
Um beijar flor voou quem viu,- ele voar
Ao trovejar,me travei- ao seu desfilar
Um girassol nasceu,sentiu- seu brilho no olhar
Busquemos então,da grande tensão - seu perfume no mar
A chuva começa,eu sofro a beça- ninguém viu eu chora
Faremos a festa,tomoremos a taça- até o sol raiar
E é só sentimento,que vão com os ventos
Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
ResponderExcluirI
Na sacada , eu saquei, o seu caminhar
Um beija flor voou, quem viu suas asas brilhar
Ao trovejar, me travei, ao te tocar
Um girassol nasceu , vi sua cor brilhar
II
Busquemos então da grande tensão, um novo pensamento
A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me salvar
Tomaremos a taça até o sol, raiar
E é so sentimento na chuva, e no tormento
Yasmin Boettcher
Murilo Marcos
ResponderExcluirMomento 4 - criação musical
complete a frase musical abaixo
"A fazenda": por Luiz Ramos
Na sacada, eu saquei,____________
Um beija flor voou, quem viu_________
Ao trovejar, me travei___________
Um girassol nasceu, sentir_________
Busquemos então, na grande tensão _________
a chuva começa, eu sofro a beça______
Faremos a festa, tomaremos a taça _______
E é só sentimento,______
Na sacada eu saquei
um beija flor voou, quem viu ele cantar
Ao trovejar, me travei ao te olhar
Um girassol nasceu, sentir o sol ao te tocar
busquemos então, da grande tensão um novo amor
a chuva começa, eu sofro a beça, preciso me recompor
faremos a festa, tomaremos a taça de vinho
e é só sentimento, sempre volta oq sinto
boa noite! Stephanie aparecida pires henrique
ResponderExcluirALICE DAMASIO
ResponderExcluirMomento 4 - criação músical
Complete a frase música abaixo:
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, sua beleza
Um beija flor voou, quem viu se inspirou
Ao trovejar, me travei, com tamanha nobreza
Um girassol nasceu e o dia raiou
II
Busquemos então da grande tensão, uma nova emoção
A chuva começa, eu sofro a beça, doi o meu coração
Faremos a festa, tomaremos a taça até o sol raiar
E é só sentimento de uma grande desilusão
Nome: Evelyn
ResponderExcluirMomento 4- Criação musical
Complete a frase músical abaixo:
"A FAZENDA"
por Luiz Ramos
Na sacada eu saquei, sem me expressar
Beija flor voou, quem viu, ele passar
Ao tropeçar, me travei, ao te olhar
Um girassol nasceu, sentir, ele a brilhar
Busquemos então, dá grande tensão, do coração
A chuva começa, eu sofro a beça, um medo e então
Faremos a festa, tomaremos a taça até acabar
E é só sentimento, que rola com o tempo
Boa noite
ResponderExcluirmomento 4 criação musical
ResponderExcluirfernanda thabata sayuri moraes
a fazenda
por luiz ramos
na sacada eu saquei, o tempo passar
um beija flor voou, quem viu, sorriu
ao trovejar, me travei, ao te olhar
um girassol nasceu, sentir o vento na cara ao te aventurar
busquemos então, da grande tensão, um novo amor
a chuva começa, eu sofro a beça com você na cabeça
faremos a festa, tomaremos a taça até virar a cachaça
e é só sentimento nessa vazia sacada
Boa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirboa noite, Stanley Henderson
ResponderExcluirMurilo Jucá
ResponderExcluirAtividade momento 4
Composição musical
"A FAZENDA"
por Luiz Ramos
Na sacada eu saquei, sem me expressar
Beija flor voou, quem viu, ele passar
Ao tropeçar, me travei, ao te olhar
Um girassol nasceu, sentir, ele a brilhar
Busquemos então, dá grande tensão, do coração
A chuva começa, eu sofro a beça, um medo e então
Faremos a festa, tomaremos a taça até acabar
E é só sentimento, que rola com o tempo
Boa noite - Suellen Aparecida Ferreira Cesar
ResponderExcluirBoa noite- euler costa de oliveira
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirIsabele Alves
Boa noite
ResponderExcluirStephanie Aparecida
Boa Noite , Camilly Oliveira Pracidio
ResponderExcluirAna carolina vilian
ResponderExcluirBoa noite
Yasmin oliveira
ResponderExcluirAna carolina vilian
Boa noite
Boa noite
ResponderExcluirYasmin Oliveira
Boa noite!
ResponderExcluirAlice Damasio
Boa noite
ResponderExcluirBoa noite Paula Serafim
ResponderExcluirKethleen Miranda
ResponderExcluirboa noite, Stanley Henderson
ResponderExcluirJoão Mateus Lucas de Paula
ResponderExcluirMúsica Planeta por Luiz Ramos
Já comprei passagem pra sair
Desse país.
Sonhos interessantes, átomos vibrantes.
Esquina alucinante, nave possante.
Amigos dos velhos bares,
Vocês agora estão estão antenados
Amigos, curtindo agora
Vocês ficaram alienados
O andar calmo, do astronauta
Em seu lugar
Viajar tranquilo ao infinito
Sem acabar
Boa noite
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirLaura Rodrigues
ResponderExcluir"PLANETA"
Por Luiz Ramos
Já comprei passagem pra sair desse lugar
Sonhos malucos, nave a decolar
Amigos dos velhos bares
agora, só conhecidos
Amigos sem sobrenome, agora estão perdidos
O andar calmo do astronauta na superfície da lua
Viajar tranquilo, ao infinito, sem rumo e sem destino
fernanda thabata sayuri moraes
ResponderExcluirkaue joão
Momento 4 - pg 26 - composição musical
Completar a música "Planeta" onde está grifado mais claro
" Planeta "
por Luiz Ramos
Já comprei passagens pra sair dessa cidade
Sonhos realizando, átomos sendo criados
Esquina dos bares, nave me levando
Amigos dos velhos bares
Vocês agora estão velhos demais
Amigos, dessa forma
Vocês ficaram alucinados
O andar calmo do astronauta na sua nave
Viajar tranquilo ao infinito e além
Já comprei passagem pra sair, desse labirinto.
ResponderExcluirSonhos perdidos, átomos se espalhando
Esquina das loucuras, A nave me fitando
II
Amigos dos velhos bares, agora estão no passado
Amigos ou inimigos, agora todos estão alienados, alucinados….
III
O andar calmo do astronauta em sua louca mente
Viajar tranquilo, ao infinito, sua vida passa perdidamente como em um labirinto.
Ana Carolina Vilian
ResponderExcluirPlaneta
Já comprei passagem para outro pra sair desse planeta.
Sonhos alucinados, átomos acontecendo, esquina dos mutantes, naves me conhecendo.
Amigos dos velhos bares, vocês agora estão alucinados.
Amigos, com a injeção do agora vocês ficaram alienados.
O andar calmo do astronauta em sua nave.
Viajar tranquilo ao infinito da sua jornada
Paula Serafim
ResponderExcluirMúsica Planeta por Luiz Ramos
Já comprei passagem pra sair dessa cidade.
Sonhos longos, átomos vibrantes.
Esquina interessante, nave que voa.
Amigos dos velhos bares,
Vocês agora estão espertos
Amigos, curtindo a vida
Que ficaram alucinados
O andar calmo, do astronauta
Pelo planeta
Viaja tranquilo ao infinito
Sem se preocupar.
Stephanie Aparecida
ResponderExcluirjá comprei passagem para sair dessa casa ,pessoas malucas nave a explodir
amigos dos velhos bares
você agora estão alucinados
amigos com a intenção do agora vocês ficaram alienados
o andar calmo do astronauta
em seus passos
viajar tranquilo ao infinito e além
Ja comprei passagem pra sair dessa cidade,sonhos mentirosos, atomos vibrantes, esquina abencoada nave do luar
ResponderExcluirAmigos dos velhos bares, voces agora vao se despedir, amigos enloquecidos ficaram almirados
O andar claro do astronauta me leva para a vala, viajar tranquilamente ao infinito me jogar...
Suellen Aparecida Ferreira Cesar - 3°F
ResponderExcluirMomento 4 - Composição Musical
"PLANETA"
Por Luiz Ramos
Já comprei passagem pra sair desse espaço
Sonhos loucos, atomos acelerado, esquina lotada nave a pilotar
Amigos dos velhos bares
agora loucos
Amigos doidos ficaram alienados
O andar calmo do astronauta no espaço
Viajar tranquilo ao infinito, sem lugar
Anna Clara
ResponderExcluirPlaneta
Já comprei passagem para sair deste país sonhos grandes, atomos distantes, nave a partir
Amigos dos velhos bares
Agora, meros desconhecidos
Amigos muito distantes, ficaram la elevados
O andar calmo do astronauta pela lua cintilante,
Viajar tranquilo ao infinito sem rumo,sem razão.
Nome: Evelyn e iara
ResponderExcluirMomento 4 - pg 26 - composição musical
Completar a música "Planeta" onde está grifado mais claro
" Planeta "
por Luiz Ramos
Já comprei passagens pra sair
Desse lugar
Sonhos estressantes, átomos pensantes
Esquina dos alienígenas nave com terroristas
Amigos dos velhos bares
Vocês agora só contam histórias
Amigos, descontrolados
ficaram alienados
O andar calmo do astronauta
(Parece uma onda vindo com calma)
Viajar tranquilo ao infinito
(Vendo por do sol LINDO)
Kethleen Miranda Música Planeta por Luiz Ramos
ResponderExcluirJá comprei passagem pra sair
Desse país.
Sonhos altos , átomos vibrantes.
Esquina estreita , nave possante.
Amigos dos velhos bares,
Vocês agora e estão próximos
Amigos, estão curtindo a amizade , com o diálogo bom ficaram firmes e fortes
O andar calmo, do astronauta
Em seu próprio mundo
Viaja tranquilo e calmo pelo seu planeta .
Nome: Yasmin Oliveira
ResponderExcluirPlaneta
-Por Luiz Ramos
Já comprei passagem pra sair desse país
Sonhos arrepiantes, Atomos surgindo
Esquina dos frustrante, Nave me convencendo
Amigos dos velhos bares, vocês agora estão alienados
Amigos com a loucura de agora vocês ficaram alienados
O andar calmo, do astronauta em sua viagem
Viajar tranquilo ao infinito para a jornada
Murilo Marcos
ResponderExcluirPlaneta
por Luiz Ramos
já comprei passagem pra sair
desse lugar infernizante
sonhos perturbadores, átomos em explosão
esquina dos tratantes, naves na contra-mao
amigos dos velhos bares
vocês agora já se foram
amigos, roubados
ficaram alienados
o andar calmo do astronauta
me sinto iludido
viajar tranquilo, ao infinito, sem propósito sem destino
"PLANETA"
ResponderExcluirPor Luiz Ramos
Já comprei passagem pra sair desse lugar
Sonhos de louco, átomos aconteceu
Esquina escura nave alienígena
Amigos dos velhos bares
agora, me conhecendo
Amigos sem sobrenome, agora estão perdidos
O andar calmo do astronauta na superfície no lugar
Viajar tranquilo,para a velha Bahia sem destino
Boa noite
ResponderExcluirAlice Damasio
Lhara Fábia Santos
Yasmin Boettcher
Já comprei passagem pra sair deste profundo tempo
Sonhos se iniciando,átomos se formando
Esquina renascendo ,nave desaparecendo
Amigos dos velhos bares,vocês estão envelhecendo
Amigos com ansiedade de viver e ficaram alienados
O andar calmo do astronauta encarando a realidade
Viajar tranquilo ao infinito conforme a caminhada.
Camilly Pracidio
ResponderExcluirJá comprei passagem para sair depressa
Sonhos constantes átomos alucinastes
Equina escura nave obscura
Amigos dos velhos bares ,
Vocês agora estão nos ares
Amigos , sobrecarregados ficam alienados
O andar calmo do astronauta pelas ruas
Viajar tranquilo ao infinito fazendo sua história.
*chovia para deixar mais claro*
ResponderExcluirJoão Mateus Lucas de Paula
ResponderExcluir*chovia*
Suellen Aparecida Ferreira Cesar
ResponderExcluirMomento 3 - Análise de composições
1°estrofe: Personagem (autor) lembra do momento de saudade e distância da pessoa amada.
2° estrofe: A saudade e o sofrimento por não ter a pessoa amada.
Alice Damasio
ResponderExcluirLhara Santos
Yasmin Boettcher
Momento 3 - Análise de Composições
"Mar areia e eu! Luiz Ramos
1° Estrofe:Personagem (Autor)
Lembra do momento de saudade e distância da pessoa amada (Complementar).
2° Estrofe: A saudade e o sofrimento por não ter a pessoa amada.
Momento 4 - Composição Musical
Completar o texto nas palavras grafada da música "Mãe, Areia e Eu"
Eu olhava sempre,
João Mateus Lucas de Paula
ResponderExcluirMomento 3- Análise de composições
1)Meche com os sentimentos da maioria das pessoas, é impressionante
2)Nos faz pensar, refletir muito sobre a vida,etc.
Yasmin Oliveira
ResponderExcluirMomento 3 - Análise de composições
1°estrofe: Personagem (autor) lembra do momento de saudade e distância da pessoa amada.
2° estrofe: A saudade e o sofrimento por não ter a pessoa amada.
Camilly Oliveira Pracidio 3F
ResponderExcluir“MAR, ARElA
E EU”
POR LUIZ RAMOS
EU OLHAVA SEMPRE, PARA AQUELE LUGAR
PARA AS ONDAS QUE SE FORMAVAM,
A CADA MOMENTO, UM MOMENTO A MAIS,PARA NOS IMAGINAR …
UM BARCO NO HORIZONTE,
SONHOS CONSTANTES , TUDO COMO ANTES ,COM PENSAMENTOS ALUCINANTES .
"Mar areia e eu"
ResponderExcluirPor Luiz Ramos
Eu olhava sempre, para aquela água
Para as ondas que se formavam,
e eu não para de olhar para aquelas águas cristalinas
A cada momento, um momento a mais,
E com ela eu sentia uma paz,
Extraordinária que não dava para se separar mais
Um barco no horizonte,
lembrando como foi ontem
Tudo como antes,
quão bom e alegre
Kethleen
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirPaula Serafim
ResponderExcluir"Mar areia e eu"
Por Luiz Ramos
Eu olhava sempre, no horizonte,
e eu não para de me apaixonar
A cada momento, um momento a mais,
E observando o mar me sinto a+
Um barco no horizonte,
lembrando como foi ontem
Tudo como antes,
E eu contagiante.
Alice Damasio
ResponderExcluirLhara Santos
Yasmin Boettcher
"Mar, areia e eu"
Eu olhava sempre, para aquela vista
Para as ondas que se formavam,
E memórias que se relembrava
A cada momento, um momento a mais,
E me sentia cada vez mais livre
Um barco no horizonte,
Novos destinos
Tudo como antes,
E eu, um belo viajem.
Igor Renan leite Rodrigues
ResponderExcluirMar areia e eu"
Por Luiz Ramos
Eu olhava sempre, para o lindo mar
Para as ondas que se formavam,
e eu não paro de me apaixonar
A cada momento, um momento a mais,
E com vc eu sentia minha paz,
que não dava para largar
Um barco no horizonte,
lembrando o ontem
Tudo como antes,e o sonho contagiante
Paula Serafim
ResponderExcluirMomento 3 - Análise de composições
1°estrofe: Personagem (autor) lembra do momento de saudade e distância da pessoa amada.
2° estrofe: A saudade e o sofrimento por não ter a pessoa amada.
Paula Serafim
ResponderExcluirJá comprei passagem para sair depressa
Sonhos constantes átomos alucinastes
Equina escura nave obscura
Amigos dos velhos bares ,
Vocês agora estão nos ares
Amigos , sobrecarregados ficam alienados
O andar calmo do astronauta pelas ruas
Viajar tranquilo ao infinito fazendo sua história.
Suellen Aparecida Ferreira Cesar 3°F
ResponderExcluirPÁSSARO IDA E VOLTA - POR LUIZ RAMOS
Eu não sei como ouvi o seu canto hoje,
passarinho eu vou te buscar longe,
você teme uma conquista da vista
sabe lá se o homem e se esconder
espero que a guerra seja passageiro
pra que você possa então sair, então sair
Voando, andando, pensando
sua força de brilho me faz, ver o seu caminho
Saindo do ceu para a terra, e saindo de um ponto para outro
sua forma volta a se apresentar,
no ar
Murilo Marcos 3f
ResponderExcluirEu não sei como vou te encontrar
passarinho eu vou te buscar
você teme uma possível intervenção
sabe lá se o homem pode se acabar
espero que a guerra ao fim esteja a chegar
pra que você possa então a liberdade buscar, então a liberdade buscar
II
Voando, andando, em busca de um caminho
sua força de brilho me faz, continuar a caminhar,
e enfim ao meu destino chegar
Saindo do ceu para terra, quero me acabar
em você sempre a pensar
sua forma volta a se apresentar,
quero te encontrar
Pássaro ida e volta
ResponderExcluirEu não sei chegou até aqui,
Passarinho eu vou te pegar,
Você teme uma perda da paisagem
Sabe lá se homem é capaz de fazer
II
Espero que a guerra seja breve,
Pra que você possa então partir então partir
III
Voando,voando, com minhas ideias,
Sua força de brilho me faz ir até você e me perder no caminho
Saindo do céu da terra, saindo da esfera.
Sua forma volta, a se apresentar, reluzindo na atmosfera.
Suellen Aparecida Ferreira Cesar
ResponderExcluirCARONEIRO POR LUIZ RAMOS
I
Sentado na beira da estrada, procurando alguém.
a um destino, onde não haja santo ou demônio, e muito doidos.
Viajo com a viola empunhada triste com o carro
e descer dele a figura sonhada, encontrar, dizendo,
ele vem e vai
ele vem e vai
III
Sentado dentro do seu carro, com o brilho do seu olhar
seus olhos passeiam na minha força de expressão, de dizer e não querer falar,
viajo através do vidro, através da manta, que te cobre como o sol,
sua luz me põe a ver o dia, chegando na claridade do brilho
LAURA RODRIGUES
ResponderExcluirMúsica : 'PÁSSARO IDA E VOLTA"
I
Eu não sei como entrou em minha sacada,
passarinho eu não vou te mandar para fora,
você teme uma abordagem violenta
sabe lá se o homem vai te machucar,
espero que a guerra esteja só entre vocês
pra que você possa então voar, o mais longe possível
II
Voando, andando, solitário ao meio-fio
sua força de brilho me faz, querer te ter por perto
Saindo do céu para a terra, colecionando memórias
sua forma volta a se apresentar, voando em direções diferentes
Kamille De Catro Bueno Rodrigues 3f
ResponderExcluirEu não sei como vou te falar
passarinho eu vou te buscar
você teme uma possível intervenção
sabe lá se o homem pode se acabar
espero que a guerra ao fim esteja a chegar
pra que você possa então se libertar, se libertar
II
Voando, andando, em busca de um caminho
sua força de brilho me faz, continuar a caminhar,
e enfim ao meu destino chegar
Saindo do ceu para terra, quero me entregar
em você sempre a pensar
sua forma volta a se apresentar,
quero te encontrar
Alice Damasio
ResponderExcluirCamilly Pracidio
Gabriel Falcochio
Série: 3F Data : 31/05/2023
Atividade - Momento 05 pág 36
(Arte e tecnologia - expresso futuro com Ronaldo Lemos )
Parte 01: Como os museus estão aderindo à tecnologia:
1a) Exposições Interativas : As pessoas interagem com as obras de arte dos museu com os espaços de tecnologias.
1b) Recursos Digitais : Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Netflix,canetas (objetos ) , programas e sites .
Atividade - Momento 05 pág 36
ResponderExcluir(Arte e tecnologia - expresso futuro com Ronaldo Lemos )
Parte 01: Como os museus estão aderindo à tecnologia:
1a) Exposições Interativas : As pessoas interagem com as obras de arte dos museu com os espaços de tecnologias.
1b) Recursos Digitais : Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Netflix,canetas (objetos ) , programas e sites .
Yasmin Oliveira
ResponderExcluirSérie: 3F Data : 31/05/2023
Atividade - Momento 05 pág 36
(Arte e tecnologia - expresso futuro com Ronaldo Lemos )
Parte 01: Como os museus estão aderindo à tecnologia:
1a) Exposições Interativas : As pessoas interagem com as obras de arte dos museu com os espaços de tecnologias.
1b) Recursos Digitais : Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Netflix,canetas (objetos ) , programas e sites .
Ana Carolina Vilian
ResponderExcluirSérie: 3F Data : 31/05/2023
Atividade - Momento 05 pág 36
(Arte e tecnologia - expresso futuro com Ronaldo Lemos )
Parte 01: Como os museus estão aderindo à tecnologia:
1a) Exposições Interativas : As pessoas interagem com as obras de arte dos museu com os espaços de tecnologias.
1b) Recursos Digitais : Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Netflix,canetas (objetos ) , programas e sites .
JOÃO MATEUS/EULER/SUELLEN/FERNANDA SAYURI/YAGO RIBAS
ResponderExcluirA existência da tecnologia no turismo traz novas possibilidades, como permitir a visitação local virtualmente, ter acesso a mais informações sobre a exposição ou a cidade, além da praticidade das vendas de pacotes. Tudo pelo meio digital.
Design Gráfico
ResponderExcluirMurilo Jucá
Nattan
Kamille Castro
Yasmin
Uma outra característica do profissional formado em Design Gráfico é ter facilidade com tecnologias digitais. O trabalho geralmente é realizado por meio de programas de edição de imagens e vídeos, como Photoshop, CorelDraw, Illustrator, InDesign, Adobe Premiere, After Effects, entre outros.
Anna Clara Santana 14/06
ResponderExcluirMomento 2: profissões- Cinema
A origem do cinema: no ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, o Cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema). O aparelho desenvolvido por eles, filhos de um fotógrafo e proprietário de uma indústria de filmes e papéis fotográficos, é o ancestral da filmadora.
A relação do cinema com a tecnologia: a chegada da tecnologia digital ao cinema representa um marco profundamente impactante para a História da Sétima Arte. O digital democratizou o acto de fazer cinema ao torná-lo mais acessível e imediato sem, no entanto, por si só, ser garante de incremento qualitativo. Cinema é expressão e tecnologia é ciência.
Nomes:
ResponderExcluirAlice Damasio
Camilly Pracidio
Lhara Fábia
Gabriel Falcochio
Gilmar Antônio
Série 3F
Atividade pág 36 e 37.
A história da arquitetura acompanhou o desenvolvimento da sociedade, uma vez que surgiu da necessidade de organizar e adornar espaços sobretudo, os espaços urbanos. Em outras palavras, a arquitetura é uma arte que surge da relação entre o homem e o espaço, de modo que organiza os ambientes.
A arquitetura tem uma forte relação com as tecnologias digitais, que estão transformando a maneira como os arquitetos projetam, constroem e apresentam seus projetos. Através de ferramentas, como softwares de design e realidade virtual, os arquitetos podem criar modelos precisos e detalhados em 3D, visualizar a obra em um ambiente virtual e simular metodologias construtivas de forma integrada. As tecnologias digitais também permitem que os arquitetos apresentem projetos de forma mais eficaz, criando animações, simulações e renderizações aprimoradas. A evolução constante das tecnologias e a sua aplicação na arquitetura estão incentivando a criação de soluções mais sustentáveis e eficientes para projetos arquitetônicos.