9º ano C 1º SEM EEJA 2023

 


   (EF09AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira e do conhecimento musical referente a esses gêneros musicais, comparando-os com os meios, equipamentos e espaços de circulação de outros gêneros no Brasil. 

Diferença entre Gênero e Estilo musical

Gênero: é uma forma de classificar uma música com o maior numero de elementos que caracterizam essa música.

Estilo, já seria uma parte, ou sub gênero onde temos alguma especificações e características do gênero

Exemplo 1 Gênero Pop., estilo Pop Rock, ( gênero samba , estilo: samba "pagode")

Estudante, você irá analisar a música " Fazenda", pop -rock  trazendo sua  reflexão sobre a construção da forma e conteúdo  musical, relacionando com um "romance minimalista" mostrado na letra . Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: A questão do gênero e estilo que  pertencem essa música, e quais são os aspectos musicais e  literários encontrados, abordando também o processo de criação da música .

O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "Fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de conjunto.

"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

I

Na sacada , eu saquei, o seu olhar

Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar

Ao trovejar, me travei ao te chocar,

Um girassol nasceu , sentir perfume exalar

II

Busquemos então da grande tensão, um novo momento

A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,

Tomaremos a taça até o sol se deitar, 

E é so sentimento na chuva e no vento 


1)  analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda, do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:

Estrofe 1: Aspectos sensoriais : Onde a música fala sobre:

 olhar:

escutar:

cheirar:

rimas:

Estrofe 2

Tocar:

rimas:

2)  a)A qual gênero e estilo pertence a música fazenda? 

2-1) O que você entendeu da letra da música fazenda? 

2-2) como foi o processo de criação? Descreva os elementos do cenário da música.

2-3) Você seria capaz de fazer um desenho que represntasse esse som?

(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.:

Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)

por Luiz Ramos

I

Eu, olhava sempre,

 para aquele mar

para as ondas, que se formavam,

 e eu voltava a relembrar

II

A cada momento, 

um momento a mais,

 e você eu sentia e sonhava e não podia mais... 

parar, de pensar, em você, (ou ou)

II

Um barco, no horizonte,

 um sonho na areia

tudo, como antes

 e eu, no meu lugar

2-4)- analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:  

2-5) Conforme "telecurso" de música , vamos aprofundar o conceito de gêneros e estilos musicais , além de elementos da música. Os conteúdos serão colocados na lousa para cópia dos alunos 

Habilidades: (EF08AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

Objetos de conhecimentos: Elementos da Linguagem

A música tem elementos constitutivos básicos. Os elementos constitutivos definem a construção de alguma coisa, no nosso caso a música.

Os elementos são:

  • · Altura: É o que define se o som é grave ou agudo.

  • · Intensidade: Um som forte ou fraco

  • · Timbre: O som que as coisas fazem, como por exemplo a diferença de um sapato ou um garfo caindo no chão, um faz “Plat” o outro faz “Tim”.

  • · Melodia: sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico;

  • · Ritmo: o tempo em que a música ou som é emanado/tocado, intercalando o tempo do som e silêncio.

Visto essas questões os senhores devem compor uma música de no máximo 1 minuto e enviar ao professor explorando diferentes alturas, intensidades, timbres, melodias e ritmos assim como no exemplo do vídeo e enviar ao professor (arquivo de som ou de vídeo).

.

 Música (EF09AR21) Explorar e analisar instrumentos tradicionais, elétricos e eletrônicos, e recursos da tecnologia digital, em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. 

https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/

Dança :fatores de movimento/ Níveis

https://www.youtube.com/watch?v=n8z-od4rd8M

FATORES DE MOVIMENTO (LABAN)

ESPAÇO 

- MOVIMENTO DIRETO  (RETO) INDIRETO (ARRENDONDADO)


TEMPO

RÁPIDO OU MODERADO

MOVIMENTOS SÚBIDOS OU LENTO

SÚBITOS OU PROLONGADOS

 

PESO:  MOVIMENTOS PESADOS E FRACOS

 

FLUÊNCIA:  LIVRE OU INTERRONPIDOS

 

NÍVEIS DO MOVIMENTO : BAIXO, MÉDIO E ALTO           

Plano ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixo, espaços referentes à altura dos movimentos. 

Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que acontecem na altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça. 

 Nível alto - São movimentos realizados em pé e / ou feitos com os braços para cima.   

 Nível médio - São movimentos realizados com os joelhos flexionados, abaixado, ajoelhado ou sentado

 Nível baixo - São movimentos realizados no chão, como arrastar, deitar-se, rolar.

44 comentários:

  1. Isaac sulaimen manfre
    Boa noite

    ResponderExcluir
  2. Maria Luiza Costa Ferreira15 de fevereiro de 2023 às 19:28

    Boa noite

    ResponderExcluir
  3. Brendha Rangel
    Letícia Vasconge
    Na sacada eu saquei, uma bola
    Um beija-flor voou, quem viu, era de fora
    Ao trovejar, me travei, pois senti medo
    Um girassol nasceu, senti um desejo
    2
    busquemos então, da grande tensão,uma chuva um furacão
    A chuva começa, eu sofro a beça, com essa canção
    Fazemos a festa, tomaremos a taça,sentimento feliz
    E é só sentimento de graça

    ResponderExcluir
  4. Atividade 4: Criação musical
    “A fazenda” por Luiz Ramos

    na sacada eu saquei q estava tão quente
    um beija flor voou, quem viu, amou
    ao trovejar, me travei pois estava com medo
    um girassol nasceu, sentir o seu cheiro

    busquemos então, da grande tensão uma pá
    a chuva começa, eu sofro abeça odeio isso
    faremos a festa , tomaremos a taça e seremos felizes
    e é so sentimento nesse coração molengo q me sinto feliz

    ResponderExcluir
  5. Na sacada eu saquei a bola de vôlei
    Um beija flor voou, quem viu, sorriu
    Ao trovejar, me travei e aprecie o trovão
    Um girassol nasceu, sentir a natureza é bom
    Busquemos então, da grande tensão a nossa valorização
    A chuva Começa, eu sofro a beça sozinha e dispersa
    Faremos a festa, tomaremos a taça e no outro dia a ressaca
    E é só sentimento, doloroso e lento

    ResponderExcluir
  6. Atividade 4 : criação música
    Na sacada eu saquei:o seu amor
    Um beija flor voou: quem viu:o meu amor
    Ao trovejar travei:ao ver você chegar
    Um girassol nasceu :sentir o teu beijo
    Busquemos então,da grande tensão:uma nova chance
    A chuva começa eu choro a beça:ao pensar em você
    Faremos a festa, tomaremos a taça: até o outro dia
    E é só sentimento: dessa canção

    ResponderExcluir
  7. Postagem a cima Larissa Santos

    ResponderExcluir
  8. Na sacada eu saquei uma arma
    Um beija flor voou, quem viu, viu,quem não viu, não verá
    Ao trovejar, me travei, paralisei
    Um girassol nasceu, sentir dor e calúnia
    Busquemos então, da grande tensão da chuva
    A chuva Começa, eu sofro a beça no silêncio total
    Faremos a festa, tomaremos a taça de quem nos roubou
    E é só sentimento de dor e calúnia
    Vynicius Alves

    ResponderExcluir
  9. Na sacada eu saquei um pau
    Um beija flor voou, quem viu, viu,quem não viu, não verá
    Ao trovejar, me travei, paralisei
    Um girassol trepou do meu lado, sentir dor e calúnia
    Busquemos então, da grande tesão da chuva
    A chuva Começa, eu sofro a beça no silêncio total
    Faremos a festa, tomaremos a taça de quem nos roubou
    E é só sentimento de dor e calúnia

    Maria joana de Souza

    ResponderExcluir
  10. Bom dia pessoal! Ótimos exercícios, neste bimestre estamos estudando linguagem da música: Gênero, estilo, "circulação" da música, do que é constituída a música , e composições.Estudaremos quatro músicas, analisando cada estrofe , gêneros, estilos, e elementos da composição mudando frases da composição.

    ResponderExcluir
  11. Os questionários ,sobre esse assunto,devem ser respondidos no próprio livro

    ResponderExcluir