(EF09AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira e do conhecimento musical referente a esses gêneros musicais, comparando-os com os meios, equipamentos e espaços de circulação de outros gêneros no Brasil.
Diferença entre Gênero e Estilo musical
Gênero: é uma forma de classificar uma música com o maior numero de elementos que caracterizam essa música.
Estilo, já seria uma parte, ou sub gênero onde temos alguma especificações e características do gênero
Exemplo 1 Gênero Pop., estilo Pop Rock, ( gênero samba , estilo: samba "pagode")
Estudante, você irá analisar a música " Fazenda", pop -rock trazendo sua reflexão sobre a construção da forma e conteúdo musical, relacionando com um "romance minimalista" mostrado na letra . Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: A questão do gênero e estilo que pertencem essa música, e quais são os aspectos musicais e literários encontrados, abordando também o processo de criação da música .
O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "Fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de conjunto.
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, o seu olhar
Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar
Ao trovejar, me travei ao te chocar,
Um girassol nasceu , sentir perfume exalar
II
Busquemos então da grande tensão, um novo momento
A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,
Tomaremos a taça até o sol se deitar,
E é so sentimento na chuva e no vento
1) analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda, do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:
Estrofe 1: Aspectos sensoriais : Onde a música fala sobre:
olhar:
escutar:
cheirar:
rimas:
Estrofe 2
Tocar:
rimas:
2) a)A qual gênero e estilo pertence a música fazenda?
2-1) O que você entendeu da letra da música fazenda?
2-2) como foi o processo de criação? Descreva os elementos do cenário da música.
2-3) Você seria capaz de fazer um desenho que represntasse esse som?
(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.:
Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)
por Luiz Ramos
I
Eu, olhava sempre,
para aquele mar
para as ondas, que se formavam,
e eu voltava a relembrar
II
A cada momento,
um momento a mais,
e você eu sentia e sonhava e não podia mais...
parar, de pensar, em você, (ou ou)
II
Um barco, no horizonte,
um sonho na areia
tudo, como antes
e eu, no meu lugar
2-4)- analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
2-5) Conforme "telecurso" de música , vamos aprofundar o conceito de gêneros e estilos musicais , além de elementos da música. Os conteúdos serão colocados na lousa para cópia dos alunos
Habilidades: (EF08AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
Objetos de conhecimentos: Elementos da Linguagem
A música tem elementos constitutivos básicos. Os elementos constitutivos definem a construção de alguma coisa, no nosso caso a música.
Os elementos são:
· Altura: É o que define se o som é grave ou agudo.
· Intensidade: Um som forte ou fraco
· Timbre: O som que as coisas fazem, como por exemplo a diferença de um sapato ou um garfo caindo no chão, um faz “Plat” o outro faz “Tim”.
· Melodia: sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico;
· Ritmo: o tempo em que a música ou som é emanado/tocado, intercalando o tempo do som e silêncio.
Visto essas questões os senhores devem compor uma música de no máximo 1 minuto e enviar ao professor explorando diferentes alturas, intensidades, timbres, melodias e ritmos assim como no exemplo do vídeo e enviar ao professor (arquivo de som ou de vídeo).
.
Música (EF09AR21) Explorar e analisar instrumentos tradicionais, elétricos e eletrônicos, e recursos da tecnologia digital, em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
https://acontece.com/a-democratizacao-da-arte/
Dança :fatores de movimento/ Níveis
https://www.youtube.com/watch?v=n8z-od4rd8M
FATORES DE MOVIMENTO (LABAN)
ESPAÇO
- MOVIMENTO DIRETO (RETO) INDIRETO (ARRENDONDADO)
TEMPO
RÁPIDO OU MODERADO
MOVIMENTOS SÚBIDOS OU LENTO
SÚBITOS OU PROLONGADOS
PESO: MOVIMENTOS PESADOS E FRACOS
FLUÊNCIA: LIVRE OU INTERRONPIDOS
NÍVEIS DO MOVIMENTO : BAIXO, MÉDIO E ALTO
Plano ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixo, espaços referentes à altura dos movimentos.
Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que acontecem na altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça.
Nível alto - São movimentos realizados em pé e / ou feitos com os braços para cima.
Nível médio - São movimentos realizados com os joelhos flexionados, abaixado, ajoelhado ou sentado
Nível baixo - São movimentos realizados no chão, como arrastar, deitar-se, rolar.
Boa noite
ResponderExcluirJoão Pedro
Excluirboa noite!
Excluirboa noite!
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirBoa noite !
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirboa noit
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirnicole, boa noite
ResponderExcluirboa noite
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluir
ResponderExcluirBoa noite
Kk
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirIsaac sulaimen manfre
ResponderExcluirBoa noite
Boa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite 🙈
ResponderExcluirBoa noite 🤙
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirBrendha Rangel
ResponderExcluirLetícia Vasconge
Na sacada eu saquei, uma bola
Um beija-flor voou, quem viu, era de fora
Ao trovejar, me travei, pois senti medo
Um girassol nasceu, senti um desejo
2
busquemos então, da grande tensão,uma chuva um furacão
A chuva começa, eu sofro a beça, com essa canção
Fazemos a festa, tomaremos a taça,sentimento feliz
E é só sentimento de graça
Atividade 4: Criação musical
ResponderExcluir“A fazenda” por Luiz Ramos
na sacada eu saquei q estava tão quente
um beija flor voou, quem viu, amou
ao trovejar, me travei pois estava com medo
um girassol nasceu, sentir o seu cheiro
busquemos então, da grande tensão uma pá
a chuva começa, eu sofro abeça odeio isso
faremos a festa , tomaremos a taça e seremos felizes
e é so sentimento nesse coração molengo q me sinto feliz
Na sacada eu saquei a bola de vôlei
ResponderExcluirUm beija flor voou, quem viu, sorriu
Ao trovejar, me travei e aprecie o trovão
Um girassol nasceu, sentir a natureza é bom
Busquemos então, da grande tensão a nossa valorização
A chuva Começa, eu sofro a beça sozinha e dispersa
Faremos a festa, tomaremos a taça e no outro dia a ressaca
E é só sentimento, doloroso e lento
Atividade 4 : criação música
ResponderExcluirNa sacada eu saquei:o seu amor
Um beija flor voou: quem viu:o meu amor
Ao trovejar travei:ao ver você chegar
Um girassol nasceu :sentir o teu beijo
Busquemos então,da grande tensão:uma nova chance
A chuva começa eu choro a beça:ao pensar em você
Faremos a festa, tomaremos a taça: até o outro dia
E é só sentimento: dessa canção
Postagem a cima Larissa Santos
ResponderExcluirNa sacada eu saquei uma arma
ResponderExcluirUm beija flor voou, quem viu, viu,quem não viu, não verá
Ao trovejar, me travei, paralisei
Um girassol nasceu, sentir dor e calúnia
Busquemos então, da grande tensão da chuva
A chuva Começa, eu sofro a beça no silêncio total
Faremos a festa, tomaremos a taça de quem nos roubou
E é só sentimento de dor e calúnia
Vynicius Alves
Na sacada eu saquei um pau
ResponderExcluirUm beija flor voou, quem viu, viu,quem não viu, não verá
Ao trovejar, me travei, paralisei
Um girassol trepou do meu lado, sentir dor e calúnia
Busquemos então, da grande tesão da chuva
A chuva Começa, eu sofro a beça no silêncio total
Faremos a festa, tomaremos a taça de quem nos roubou
E é só sentimento de dor e calúnia
Maria joana de Souza
Boa tarde!
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirOw gente
ResponderExcluirBom dia pessoal! Ótimos exercícios, neste bimestre estamos estudando linguagem da música: Gênero, estilo, "circulação" da música, do que é constituída a música , e composições.Estudaremos quatro músicas, analisando cada estrofe , gêneros, estilos, e elementos da composição mudando frases da composição.
ResponderExcluirOs questionários ,sobre esse assunto,devem ser respondidos no próprio livro
ResponderExcluir