9º ano B 1º SEM EEJA 2023

  

  (EF09AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira e do conhecimento musical referente a esses gêneros musicais, comparando-os com os meios, equipamentos e espaços de circulação de outros gêneros no Brasil. 

Diferença entre Gênero e Estilo musical

Gênero: é uma forma de classificar uma música com o maior numero de elementos que caracterizam essa música.

Estilo, já seria uma parte, ou sub gênero onde temos alguma especificações e características do gênero

Exemplo 1 Gênero Pop., estilo Pop Rock, ( gênero samba , estilo: samba "pagode")

Estudante, você irá analisar a música " Fazenda", pop -rock  trazendo sua  reflexão sobre a construção da forma e conteúdo  musical, relacionando com um "romance minimalista" mostrado na letra . Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: A questão do gênero e estilo que  pertencem essa música, e quais são os aspectos musicais e  literários encontrados, abordando também o processo de criação da música .

O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "Fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de conjunto.

"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos

I

Na sacada , eu saquei, o seu olhar

Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar

Ao trovejar, me travei ao te chocar,

Um girassol nasceu , sentir perfume exalar

II

Busquemos então da grande tensão, um novo momento

A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,

Tomaremos a taça até o sol se deitar, 

E é so sentimento na chuva e no vento 


1)  analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda, do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:

Estrofe 1: Aspectos sensoriais : Onde a música fala sobre:

 olhar:

escutar:

cheirar:

rimas:

Estrofe 2

Tocar:

rimas:

2)  a)A qual gênero e estilo pertence a música fazenda? 

2-1) O que você entendeu da letra da música fazenda? 

2-2) como foi o processo de criação? Descreva os elementos do cenário da música.

2-3) Você seria capaz de fazer um desenho que represntasse esse som?

(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.:

Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)

por Luiz Ramos

I

Eu, olhava sempre,

 para aquele mar

para as ondas, que se formavam,

 e eu voltava a relembrar

II

A cada momento, 

um momento a mais,

 e você eu sentia e sonhava e não podia mais... 

parar, de pensar, em você, (ou ou)

II

Um barco, no horizonte,

 um sonho na areia

tudo, como antes

 e eu, no meu lugar

2-4)- analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .

Estrofe I:

Estrofe 2: 

Estrofe 3:  

2-5) Conforme "telecurso" de música , vamos aprofundar o conceito de gêneros e estilos musicais , além de elementos da música. Os conteúdos serão colocados na lousa para cópia dos alunos 

Habilidades: (EF08AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

Objetos de conhecimentos: Elementos da Linguagem

A música tem elementos constitutivos básicos. Os elementos constitutivos definem a construção de alguma coisa, no nosso caso a música.

Os elementos são:

  • · Altura: É o que define se o som é grave ou agudo.

  • · Intensidade: Um som forte ou fraco

  • · Timbre: O som que as coisas fazem, como por exemplo a diferença de um sapato ou um garfo caindo no chão, um faz “Plat” o outro faz “Tim”.

  • · Melodia: sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico;

  • · Ritmo: o tempo em que a música ou som é emanado/tocado, intercalando o tempo do som e silêncio.

Visto essas questões os senhores devem compor uma música de no máximo 1 minuto e enviar ao professor explorando diferentes alturas, intensidades, timbres, melodias e ritmos assim como no exemplo do vídeo e enviar ao professor (arquivo de som ou de vídeo).

.

 Música (EF09AR21) Explorar e analisar instrumentos tradicionais, elétricos e eletrônicos, e recursos da tecnologia digital, em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. 

2º BIMESTRE

FATORES DE MOVIMENTO/NÍVEIS

https://www.youtube.com/watch?v=n8z-od4rd8M

Dança :fatores de movimento/ Níveis

https://www.youtube.com/watch?v=n8z-od4rd8M

FATORES DE MOVIMENTO (LABAN)

ESPAÇO 

- MOVIMENTO DIRETO  (RETO) INDIRETO (ARRENDONDADO)


TEMPO

RÁPIDO OU MODERADO

MOVIMENTOS SÚBIDOS OU LENTO

SÚBITOS OU PROLONGADOS

 

PESO:  MOVIMENTOS PESADOS E FRACOS

 

FLUÊNCIA:  LIVRE OU INTERROMPIDOS

 

NÍVEIS DO MOVIMENTO :  ALTO, MÉDIO E BAIXO        

Plano ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixo, espaços referentes à altura dos movimentos. 

Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que acontecem na altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça. 

 Nível alto - São movimentos realizados em pé e / ou feitos com os braços para cima.   

 Nível médio - São movimentos realizados com os joelhos flexionados, abaixado, ajoelhado ou sentado

 Nível baixo - São movimentos realizados no chão, como arrastar, deitar-se, rolar.




49 comentários:

  1. Bom dia
    Vitor dos santos inacio

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Thiago Silva Santos.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Ana Clara da Rocha Bosche

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Talitha Nayara de Sousa moreno

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde
    Thiago Alves Bueno

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde
    Maria Eduarda Garbelini de Campos

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Matheus Pereira Santos.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde! Kayky Gabriel da Silva muamed

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde João Andrietta

    ResponderExcluir
  10. boa tarde
    Enzo Nagamine Singnorini

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,julia arvelino de Souza

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,
    Nicole Ferreira Araujo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Leonardo cistolo

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Gustavo Alves da Costa

    ResponderExcluir
  15. Bom tarde
    Murilo de Moura

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!!!
    Iza Elena -9b

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde
    Thais lima souza

    ResponderExcluir
  18. BOA NOITE, Murilo Ainton

    ResponderExcluir
  19. Boa noite 🌃 Ryan Almeida da Costa Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Respostas
    1. Boa tarde ,aimmmmmm nobru apelao

      Excluir
    2. 1) analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda, do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:

      Estrofe 1: Aspectos sensoriais : Onde a música fala sobre:

      olhar:na sacada
      No olhar

      escutar:ao trovejar
      Te chocar

      cheirar:
      Um girassol até exalar.
      rimas:”ar” olhar, ar, chocar, exalar,

      Estrofe 2
      A chuva… molhar.
      Tocar:

      rimas:momento- vento
      Molhar-deitar




      Excluir
  21. Boa noite, Thiago Silva Santos
    música "fazenda"
    Rock/pop
    1-aspectos sensoriais:
    Olhar da sacada...
    No olhar
    Escutar:ao travessar...
    Te chocar
    Cheirar:um girassol...
    Até exaltar
    Rimas:"ar"olhar, chocar,exalar.


    Resumo :
    Duas pessoas sentindo o que ocorre ao redor com aspectos sensoriais
    -----
    2°prt
    Tocar:a chuva... Molhar,
    Rimas: momento-vento-deitat

    ResponderExcluir
  22. João Andrietta
    1.Aspectos sensoriais:
    Olhar: Na sacada... no ar
    Escutar: Ao trovejar... te chocar
    Cheirar: Um girassol... até exalar
    Rimas: "ar", olhar, ar, chocar, exalar
    Segunda parte
    Tocar: A chuva... molhar
    Rimas: Momento-vento. Molhar-deitar.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde , Vitor Gabriel
    música "fazenda"
    Rock/pop
    1-aspectos sensoriais:
    Olhar da sacada...
    No olhar
    Escutar:ao travessar...
    Te chocar
    Cheirar:um girassol...
    Até exaltar
    Rimas:"ar"olhar, chocar,exalar.


    Resumo :
    Duas pessoas sentindo o que ocorre ao redor com aspectos sensoriais
    -----
    2°prt
    Tocar:a chuva... Molhar,
    Rimas: momento-vento-deitat

    ResponderExcluir
  24. Boa noite , Leonardo cistolo pinto

    ResponderExcluir
  25. Nome:Juan Henrique da Costa Ferreira
    Rock/pop.
    1-aspecto sensoriais
    Olhar:na sacada no ar.
    Escutar;ao trovejar te chocar
    Cheirar:um girassol até exalar
    Rimas:"ar" olhar, ar, chocar, exalar.
    Resumo:duas pessoas sentindo o que ocorre
    Ao redor um romance.
    Com aspecto sensoriais
    2° parte- aspecto sensorial
    Rimas:momento-vento molhar-deitar
    16/02/2023

    ResponderExcluir
  26. Rock/pop.
    1-aspecto sensoriais
    Olhar:na sacada no ar.
    Escutar;ao trovejar te chocar
    Cheirar:um girassol até exalar
    Rimas:"ar" olhar, ar, chocar, exalar.
    Resumo:duas pessoas sentindo o que ocorre
    Ao redor um romance.
    Com aspecto sensoriais
    2° parte- aspecto sensorial
    Rimas:momento-vento molhar-deitar
    16/02/2023
    Nome : Gustavo Alves da costa

    Responder

    ResponderExcluir
  27. Rock/pop.
    1-aspecto sensoriais
    Olhar:na sacada no ar.
    Escutar;ao trovejar te chocar
    Cheirar:um girassol até exalar
    Rimas:"ar" olhar, ar, chocar, exalar.
    Resumo:duas pessoas sentindo o que ocorre
    Ao redor um romance.
    Com aspecto sensoriais
    2° parte- aspecto sensorial
    Rimas:momento-vento molhar-deitar
    16/02/2023
    Nome kayky Gabriel da Silva muamed

    ResponderExcluir
  28. Thiago Alves Bueno
    1.Aspectos sensoriais:
    Olhar: Na sacada... no ar
    Escutar: Ao trovejar... te chocar
    Cheirar: Um girassol... até exalar
    Rimas: "ar", olhar, ar, chocar, exalar
    Segunda parte
    Tocar: A chuva... molhar
    Rimas: Momento-vento. Molhar-deitar.

    ResponderExcluir
  29. Murilo de Moura Pereira
    1.Aspectos sensoriais:
    Olhar: Na sacada... no ar
    Escutar: Ao trovejar... te chocar
    Cheirar: Um girassol... até exalar
    Rimas: "ar", olhar, ar, chocar, exalar
    Segunda parte
    Tocar: A chuva... molhar
    Rimas: Momento-vento. Molhar-deitar.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde,Matheus Pereira Santos.
    A FAZENDA:ROCK/POP
    1aspectos sensoriais:
    OLHAR:Na sacada... no ar.
    ESCUTAR:Ao trovejar... te chocar.
    CHEIRAR:Um girassol... exalar.
    RIMA:Chocar,olhar,ar e exalar.
    RESUMO:Duas pessoas sentindo o que ocorre ao redor de um romance.
    Com aspectos sensoriais.
    2°PARTE-ASPECTO SENSORIAL
    TOCAR:A chuva... molhar.
    RIMAS:Momento-Vento
    Molhar-Deitar.

    ResponderExcluir
  31. Lucas Amaral e Isabella de Jesus

    Fazenda
    Luiz Ramos

    Na sacada eu saquei, vc olhar
    Um beija flor voou, quem viu, vc passar
    Ao trovejar, me travei com tremor
    Um girassol nasceu ao sentir o amor

    Busquemos então, na grande tensão um jeito de sonhar
    A chuva começa, eu sofro a beça até você me tocar
    Faremos a festa, tomaremos a taça sem nenhuma dor
    E é só sentimento de amor

    ResponderExcluir
  32. Julia
    Rebeca
    Christian
    Mariana
    "A fazenda"
    Na sacada, eu saquei seu olhar
    Um beija-flor voou, quem viu, seu canto ecoar
    Ao tropeçar, me travei, senti meu corpo gelar
    Um girassol nasceu, senti, seu perfume no ar

    Busquemos então, grande tensão batidas de emoção
    A chuva começa, eu sofro a beça por essa paixão
    Faremos a festa tomaremos a taça até até fim da solidão
    E é só sentimento, de amor de momento (2×)

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde, Thiago Alves Bueno, Nicolas Scarelli, Murilo de Moura,kayky muamed
    Vitor dos santos Leonardo cistolo


    Na sacada eu saquei,e me apaixonei
    Um beija flor voou,quem viu sorriu
    Ao trovejar travei, no seu jeito de olhar
    Um girassol nasceu,sentir,o seu cheiro ao respirar
    Busquemos então dá grande tensão, do seu coração
    A chuva começou, eu sofro a beça,com sua preça
    Faremos a festa,teremos a taça de Coca-Cola
    E é só sentimento de felicidade

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde João Andrietta
    "A fazenda"
    Na sacada eu saquei, simplesmente apaixonei
    Um beija-flor voou quem viu, não vê mais
    Ao trovejar me travei, quase gaguejei
    Busquemos então, da grande tensão um desfecho
    A chuva começa, eu sofro a beça mas não vejo
    Faremos a festa, tomaremos a taça felizes
    E é só sentimento sem deslizes

    ResponderExcluir
  35. Vitor dos santos inacio

    já comprei passagem pra sair desse abismo
    sonhos incriveis, atomos explodindo
    esquina dos falsos profetas, a nave me chamando

    amigos dos velhos bares,eles estão brisados
    amigos, com a droga do celular vocês ficaram alienados

    o andar calmo do astronauta passando de nave
    viajar tranquilo ao infinito
    seu destino

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde
    João Andrietta
    Já comprei passagem pra sair logo daqui
    (Refrão)
    Sonhos transportadores átomos em colisão
    Esquina entre a vida nave da compreensão
    Amigos dos velhos bares
    Já não mais os reconheço
    Amigos que não a vejo a muito tempo
    Sinto que vocês estão alienados
    O andar calmo do astronauta despassando o compasso
    Viajar tranquilo ao infinito essa é a minha trajetória

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde, Thiago Silva Santos já comprei a passagem pra sair desse planeta sonhos
    vem,e se vão amigos velhos, inversos sem poderes alucinados,com a injeção do agora vocês ficaram alienados o andar calmo do astronauta em sua nave viajar tranquilo ao infinito e além, refém da amnésia de um mundo sombrio,vale da escuridão do sol acende a luz do verão, verão Céu azul eu quero me auto sabotar viajar em uma mente bibolar,rima boa esta a acaba.

    ResponderExcluir
  38. Matheus P Santos 9B SALA:14
    "PLANETA" Comprei passagem pra sair (desse cosmo)
    Sonhos (reis),átomos (caindo)
    ESQUINA (dos monstros),nave (me abdusindo) Amigos dos velhos bares,
    (Vocês estão,ficando loucos)
    Amigos,(se tornando monstros),alienados
    O andar calmo,do astronauta (em jet pack).
    Viajar tranquilo ao infinito
    (Em sua missão).

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde
    Thiago Alves
    Já comprei passagem pra sair logo daqui
    (Refrão)
    Sonhos transportadores átomos em colisão
    Esquina entre a vida nave da compreensão
    Amigos dos velhos bares
    Já não mais os reconheço
    Amigos que não a vejo a muito tempo
    Sinto que vocês estão alienados
    O andar calmo do astronauta despassando o compasso
    Viajar tranquilo ao infinito essa é a minha trajetória

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Murilo de Moura
    Já comprei passagem pra sair de casa
    Sonhos alucinantes, nave anormal
    Amigos dos velhos bares, já estão velhos
    Amigos, não são para sempre
    O Andar calmo do astronauta deixa as coisas mas claras
    Viajar tranquilo ao infinito é além

    ResponderExcluir
  41. Bom dia pessoal! Ótimos exercícios, neste bimestre estamos estudando linguagem da música: Gênero, estilo, "circulação" da música, do que é constituída a música , e composições.Estudaremos quatro músicas, analisando cada estrofe , gêneros, estilos, e elementos da composição mudando frases da composição.A postagem dos estudos pode ser feira aqui, ou com foto ,nome e série no gmail do professor

    ResponderExcluir
  42. Os questionários ,sobre o assunto, devem ser respondidos direto no livro do 9° ano.

    ResponderExcluir