(EF09AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros da música popular brasileira e estrangeira e do conhecimento musical referente a esses gêneros musicais, comparando-os com os meios, equipamentos e espaços de circulação de outros gêneros no Brasil.
Diferença entre Gênero e Estilo musical
Gênero: é uma forma de classificar uma música com o maior numero de elementos que caracterizam essa música.
Estilo, já seria uma parte, ou sub gênero onde temos alguma especificações e características do gênero
Exemplo 1 Gênero Pop., estilo Pop Rock, ( gênero samba , estilo: samba "pagode")
Estudante, você irá analisar a música " Fazenda", pop -rock trazendo sua reflexão sobre a construção da forma e conteúdo musical, relacionando com um "romance minimalista" mostrado na letra . Para isso, preste atenção na letra e anote as observações da sala. Ao final, compartilhe e converse com seus colegas e professor sobre suas observações, tendo em vista a questão norteadora desta situação de aprendizagem: A questão do gênero e estilo que pertencem essa música, e quais são os aspectos musicais e literários encontrados, abordando também o processo de criação da música .
O professor tem o CD "Angelical", onde a canção "Fazenda" esta sendo apresentada com acompanhamento de conjunto.
"Fazenda" (cotidiano/sentimental), por Luiz Ramos
I
Na sacada , eu saquei, o seu olhar
Um beija flor voou, quem viu suas asas no ar
Ao trovejar, me travei ao te chocar,
Um girassol nasceu , sentir perfume exalar
II
Busquemos então da grande tensão, um novo momento
A chuva começa, eu sofro a beça, preciso me molhar,
Tomaremos a taça até o sol se deitar,
E é so sentimento na chuva e no vento
1) analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda, do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:
Estrofe 1: Aspectos sensoriais : Onde a música fala sobre:
olhar:
escutar:
cheirar:
rimas:
Estrofe 2
Tocar:
rimas:
2) a)A qual gênero e estilo pertence a música fazenda?
2-1) O que você entendeu da letra da música fazenda?
2-2) como foi o processo de criação? Descreva os elementos do cenário da música.
2-3) Você seria capaz de fazer um desenho que represntasse esse som?
(EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.:
Mar areia e eu (cotidiano/sentimental)
por Luiz Ramos
I
Eu, olhava sempre,
para aquele mar
para as ondas, que se formavam,
e eu voltava a relembrar
II
A cada momento,
um momento a mais,
e você eu sentia e sonhava e não podia mais...
parar, de pensar, em você, (ou ou)
II
Um barco, no horizonte,
um sonho na areia
tudo, como antes
e eu, no meu lugar
2-4)- analisar e fazer as anotações necessária da música "Mar areia e eu", do professor Luiz Ramos, quando tinha apenas 16 anos e morava em Santos .
Estrofe I:
Estrofe 2:
Estrofe 3:
2-5) Conforme "telecurso" de música , vamos aprofundar o conceito de gêneros e estilos musicais , além de elementos da música. Os conteúdos serão colocados na lousa para cópia dos alunos
Habilidades: (EF08AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
Objetos de conhecimentos: Elementos da Linguagem
A música tem elementos constitutivos básicos. Os elementos constitutivos definem a construção de alguma coisa, no nosso caso a música.
Os elementos são:
· Altura: É o que define se o som é grave ou agudo.
· Intensidade: Um som forte ou fraco
· Timbre: O som que as coisas fazem, como por exemplo a diferença de um sapato ou um garfo caindo no chão, um faz “Plat” o outro faz “Tim”.
· Melodia: sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico;
· Ritmo: o tempo em que a música ou som é emanado/tocado, intercalando o tempo do som e silêncio.
Visto essas questões os senhores devem compor uma música de no máximo 1 minuto e enviar ao professor explorando diferentes alturas, intensidades, timbres, melodias e ritmos assim como no exemplo do vídeo e enviar ao professor (arquivo de som ou de vídeo).
.
Música (EF09AR21) Explorar e analisar instrumentos tradicionais, elétricos e eletrônicos, e recursos da tecnologia digital, em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
2º BIMESTRE
FATORES DE MOVIMENTO/NÍVEIS
https://www.youtube.com/watch?v=n8z-od4rd8M
Dança :fatores de movimento/ Níveis
https://www.youtube.com/watch?v=n8z-od4rd8M
FATORES DE MOVIMENTO (LABAN)
ESPAÇO
- MOVIMENTO DIRETO (RETO) INDIRETO (ARRENDONDADO)
TEMPO
RÁPIDO OU MODERADO
MOVIMENTOS SÚBIDOS OU LENTO
SÚBITOS OU PROLONGADOS
PESO: MOVIMENTOS PESADOS E FRACOS
FLUÊNCIA: LIVRE OU INTERROMPIDOS
NÍVEIS DO MOVIMENTO : ALTO, MÉDIO E BAIXO
Plano ou Níveis – São relacionados aos planos alto, médio e baixo, espaços referentes à altura dos movimentos.
Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que acontecem na altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça.
Nível alto - São movimentos realizados em pé e / ou feitos com os braços para cima.
Nível médio - São movimentos realizados com os joelhos flexionados, abaixado, ajoelhado ou sentado
Nível baixo - São movimentos realizados no chão, como arrastar, deitar-se, rolar.
bom dia
ResponderExcluirmariana kezia
Bom dia
ResponderExcluirVitor dos santos inacio
Boa tarde, Thiago Silva Santos.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirAna Clara da Rocha Bosche
Bom dia!
ResponderExcluirTalitha Nayara de Sousa moreno
Boa tarde
ResponderExcluirThiago Alves Bueno
Boa tarde
ResponderExcluirMaria Eduarda Garbelini de Campos
Boa tarde, Matheus Pereira Santos.
ResponderExcluirBom dia, João capana
ResponderExcluirBoa tarde! Kayky Gabriel da Silva muamed
ResponderExcluirBoa tarde João Andrietta
ResponderExcluirboa tarde
ResponderExcluirEnzo Nagamine Singnorini
Boa tarde,julia arvelino de Souza
ResponderExcluirBoa tarde
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirNicole Ferreira Araujo.
Bom dia, Leonardo cistolo
ResponderExcluirBoa tarde Gustavo Alves da Costa
ResponderExcluirBom tarde
ResponderExcluirMurilo de Moura
Boa tarde! Matheus Godoy
ResponderExcluirBoa tarde!!!
ResponderExcluirIza Elena -9b
Boa tarde
ResponderExcluirThais lima souza
BOA NOITE, Murilo Ainton
ResponderExcluirBoa noite 🌃 Ryan Almeida da Costa Oliveira
ResponderExcluirBoa tarde,juan Henrique
ResponderExcluirBoa tarde ,aimmmmmm nobru apelao
Excluir1) analisar e fazer as anotações necessária da música "Fazenda, do professor Luiz Ramos, do CD "Angelical" citando o que entendeu da letra:
ExcluirEstrofe 1: Aspectos sensoriais : Onde a música fala sobre:
olhar:na sacada
No olhar
escutar:ao trovejar
Te chocar
cheirar:
Um girassol até exalar.
rimas:”ar” olhar, ar, chocar, exalar,
Estrofe 2
A chuva… molhar.
Tocar:
rimas:momento- vento
Molhar-deitar
Boa noite, Thiago Silva Santos
ResponderExcluirmúsica "fazenda"
Rock/pop
1-aspectos sensoriais:
Olhar da sacada...
No olhar
Escutar:ao travessar...
Te chocar
Cheirar:um girassol...
Até exaltar
Rimas:"ar"olhar, chocar,exalar.
Resumo :
Duas pessoas sentindo o que ocorre ao redor com aspectos sensoriais
-----
2°prt
Tocar:a chuva... Molhar,
Rimas: momento-vento-deitat
João Andrietta
ResponderExcluir1.Aspectos sensoriais:
Olhar: Na sacada... no ar
Escutar: Ao trovejar... te chocar
Cheirar: Um girassol... até exalar
Rimas: "ar", olhar, ar, chocar, exalar
Segunda parte
Tocar: A chuva... molhar
Rimas: Momento-vento. Molhar-deitar.
Boa tarde , Vitor Gabriel
ResponderExcluirmúsica "fazenda"
Rock/pop
1-aspectos sensoriais:
Olhar da sacada...
No olhar
Escutar:ao travessar...
Te chocar
Cheirar:um girassol...
Até exaltar
Rimas:"ar"olhar, chocar,exalar.
Resumo :
Duas pessoas sentindo o que ocorre ao redor com aspectos sensoriais
-----
2°prt
Tocar:a chuva... Molhar,
Rimas: momento-vento-deitat
Boa noite , Leonardo cistolo pinto
ResponderExcluirboa noite seu lindo
ExcluirNome:Juan Henrique da Costa Ferreira
ResponderExcluirRock/pop.
1-aspecto sensoriais
Olhar:na sacada no ar.
Escutar;ao trovejar te chocar
Cheirar:um girassol até exalar
Rimas:"ar" olhar, ar, chocar, exalar.
Resumo:duas pessoas sentindo o que ocorre
Ao redor um romance.
Com aspecto sensoriais
2° parte- aspecto sensorial
Rimas:momento-vento molhar-deitar
16/02/2023
Rock/pop.
ResponderExcluir1-aspecto sensoriais
Olhar:na sacada no ar.
Escutar;ao trovejar te chocar
Cheirar:um girassol até exalar
Rimas:"ar" olhar, ar, chocar, exalar.
Resumo:duas pessoas sentindo o que ocorre
Ao redor um romance.
Com aspecto sensoriais
2° parte- aspecto sensorial
Rimas:momento-vento molhar-deitar
16/02/2023
Nome : Gustavo Alves da costa
Responder
Rock/pop.
ResponderExcluir1-aspecto sensoriais
Olhar:na sacada no ar.
Escutar;ao trovejar te chocar
Cheirar:um girassol até exalar
Rimas:"ar" olhar, ar, chocar, exalar.
Resumo:duas pessoas sentindo o que ocorre
Ao redor um romance.
Com aspecto sensoriais
2° parte- aspecto sensorial
Rimas:momento-vento molhar-deitar
16/02/2023
Nome kayky Gabriel da Silva muamed
Thiago Alves Bueno
ResponderExcluir1.Aspectos sensoriais:
Olhar: Na sacada... no ar
Escutar: Ao trovejar... te chocar
Cheirar: Um girassol... até exalar
Rimas: "ar", olhar, ar, chocar, exalar
Segunda parte
Tocar: A chuva... molhar
Rimas: Momento-vento. Molhar-deitar.
Murilo de Moura Pereira
ResponderExcluir1.Aspectos sensoriais:
Olhar: Na sacada... no ar
Escutar: Ao trovejar... te chocar
Cheirar: Um girassol... até exalar
Rimas: "ar", olhar, ar, chocar, exalar
Segunda parte
Tocar: A chuva... molhar
Rimas: Momento-vento. Molhar-deitar.
Boa tarde,Matheus Pereira Santos.
ResponderExcluirA FAZENDA:ROCK/POP
1aspectos sensoriais:
OLHAR:Na sacada... no ar.
ESCUTAR:Ao trovejar... te chocar.
CHEIRAR:Um girassol... exalar.
RIMA:Chocar,olhar,ar e exalar.
RESUMO:Duas pessoas sentindo o que ocorre ao redor de um romance.
Com aspectos sensoriais.
2°PARTE-ASPECTO SENSORIAL
TOCAR:A chuva... molhar.
RIMAS:Momento-Vento
Molhar-Deitar.
Lucas Amaral e Isabella de Jesus
ResponderExcluirFazenda
Luiz Ramos
Na sacada eu saquei, vc olhar
Um beija flor voou, quem viu, vc passar
Ao trovejar, me travei com tremor
Um girassol nasceu ao sentir o amor
Busquemos então, na grande tensão um jeito de sonhar
A chuva começa, eu sofro a beça até você me tocar
Faremos a festa, tomaremos a taça sem nenhuma dor
E é só sentimento de amor
Julia
ResponderExcluirRebeca
Christian
Mariana
"A fazenda"
Na sacada, eu saquei seu olhar
Um beija-flor voou, quem viu, seu canto ecoar
Ao tropeçar, me travei, senti meu corpo gelar
Um girassol nasceu, senti, seu perfume no ar
Busquemos então, grande tensão batidas de emoção
A chuva começa, eu sofro a beça por essa paixão
Faremos a festa tomaremos a taça até até fim da solidão
E é só sentimento, de amor de momento (2×)
Boa tarde, Thiago Alves Bueno, Nicolas Scarelli, Murilo de Moura,kayky muamed
ResponderExcluirVitor dos santos Leonardo cistolo
Na sacada eu saquei,e me apaixonei
Um beija flor voou,quem viu sorriu
Ao trovejar travei, no seu jeito de olhar
Um girassol nasceu,sentir,o seu cheiro ao respirar
Busquemos então dá grande tensão, do seu coração
A chuva começou, eu sofro a beça,com sua preça
Faremos a festa,teremos a taça de Coca-Cola
E é só sentimento de felicidade
Boa tarde João Andrietta
ResponderExcluir"A fazenda"
Na sacada eu saquei, simplesmente apaixonei
Um beija-flor voou quem viu, não vê mais
Ao trovejar me travei, quase gaguejei
Busquemos então, da grande tensão um desfecho
A chuva começa, eu sofro a beça mas não vejo
Faremos a festa, tomaremos a taça felizes
E é só sentimento sem deslizes
Vitor dos santos inacio
ResponderExcluirjá comprei passagem pra sair desse abismo
sonhos incriveis, atomos explodindo
esquina dos falsos profetas, a nave me chamando
amigos dos velhos bares,eles estão brisados
amigos, com a droga do celular vocês ficaram alienados
o andar calmo do astronauta passando de nave
viajar tranquilo ao infinito
seu destino
Boa tarde
ResponderExcluirJoão Andrietta
Já comprei passagem pra sair logo daqui
(Refrão)
Sonhos transportadores átomos em colisão
Esquina entre a vida nave da compreensão
Amigos dos velhos bares
Já não mais os reconheço
Amigos que não a vejo a muito tempo
Sinto que vocês estão alienados
O andar calmo do astronauta despassando o compasso
Viajar tranquilo ao infinito essa é a minha trajetória
Boa tarde, Thiago Silva Santos já comprei a passagem pra sair desse planeta sonhos
ResponderExcluirvem,e se vão amigos velhos, inversos sem poderes alucinados,com a injeção do agora vocês ficaram alienados o andar calmo do astronauta em sua nave viajar tranquilo ao infinito e além, refém da amnésia de um mundo sombrio,vale da escuridão do sol acende a luz do verão, verão Céu azul eu quero me auto sabotar viajar em uma mente bibolar,rima boa esta a acaba.
Matheus P Santos 9B SALA:14
ResponderExcluir"PLANETA" Comprei passagem pra sair (desse cosmo)
Sonhos (reis),átomos (caindo)
ESQUINA (dos monstros),nave (me abdusindo) Amigos dos velhos bares,
(Vocês estão,ficando loucos)
Amigos,(se tornando monstros),alienados
O andar calmo,do astronauta (em jet pack).
Viajar tranquilo ao infinito
(Em sua missão).
Boa tarde
ResponderExcluirThiago Alves
Já comprei passagem pra sair logo daqui
(Refrão)
Sonhos transportadores átomos em colisão
Esquina entre a vida nave da compreensão
Amigos dos velhos bares
Já não mais os reconheço
Amigos que não a vejo a muito tempo
Sinto que vocês estão alienados
O andar calmo do astronauta despassando o compasso
Viajar tranquilo ao infinito essa é a minha trajetória
Boa tarde Murilo de Moura
ResponderExcluirJá comprei passagem pra sair de casa
Sonhos alucinantes, nave anormal
Amigos dos velhos bares, já estão velhos
Amigos, não são para sempre
O Andar calmo do astronauta deixa as coisas mas claras
Viajar tranquilo ao infinito é além
Bom dia pessoal! Ótimos exercícios, neste bimestre estamos estudando linguagem da música: Gênero, estilo, "circulação" da música, do que é constituída a música , e composições.Estudaremos quatro músicas, analisando cada estrofe , gêneros, estilos, e elementos da composição mudando frases da composição.A postagem dos estudos pode ser feira aqui, ou com foto ,nome e série no gmail do professor
ResponderExcluirOs questionários ,sobre o assunto, devem ser respondidos direto no livro do 9° ano.
ResponderExcluir